Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Áreas a climatizar:
    Piso 0 - Sala com 40m2 com uma abertura de 2metros para cozinha de 20m2 e vão de escada de acesso ao piso 1
    Piso 1- Dois quartos com 12m2 e suite com 22m2


    Após muita indecisão decidi fazer a climatização da minha casa com apoio de morais de ar condicionado, multisplit. Fiz o trabalho de casa e já fui lendo as recordações em outros tópicos. Para a minha situação penso que se adequará uma multisplit sem que haja necessidade da potência da unidade exterior ser igual à soma das unidades interiores. Pelo que li dos comentários, confirmem-me se ficava bem servido em cima com duas máquinas de 7000 e uma de 9000 e em baixo com duas de 12000. Em simultâneo terei em funcionamento ou as máquinas do piso 0 ou as do piso 1, portanto 12000+12000 em baixo ou 9000+7000+7000 em cima, o que quer dizer que serão máximo 24000btu em simultâneo. A máquina exterior bastará ter 24000 de potência?
    Peço recomendação de marcas e modelos.
    Muito obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Ninguém?
  3.  # 3

    Você é de que zona?
  4.  # 4

    Colocado por: PedroGomesVocê é de que zona?

    Sou de Braga
  5.  # 5

    Já contactou alguma empresa para ver a casa?
  6.  # 6

    Ainda não existe casa, estou em fase final de projeto e estou a fazer as últimas definições do mapa de quantidades
    • ATTC
    • 7 janeiro 2018

     # 7

    Colocado por: rui.f.ferreiraestou em fase final de projeto e estou a fazer as últimas definições do mapa de quantidades


    Boa noite Sr. Rui,
    Também estou na fase de projecto da minha moradia, e também estou a tentar decidir qual o melhor aquecimento.
    Escolhendo AC como vai climatizar as instalações sanitárias?!
  7.  # 8

    Colocado por: ATTC

    Boa noite Sr. Rui,
    Também estou na fase de projecto da minha moradia, e também estou a tentar decidir qual o melhor aquecimento.
    Escolhendo AC como vai climatizar as instalações sanitárias?!

    Eu não tenho um perfil de utilização da climatização a toda a hora todo o inverno, o AC será para ligar apenas em dias específicos de temperatura muito alta ou baixa. Tenho AC no meu atual apartamento e tenho necessidade de o ligar 50 dias por ano'. A casa de banho para mim não faz sentido climatizar. Visto e dispo no quarto e quando estou debaixo da água não preciso de climatização
  8.  # 9

    Estando em fase de projecto não deveria ser o seu arquitecto a tratar do assunto
  9.  # 10

    Esses comentários que aparecem aqui mil vezes a mesma m confesso que me irritam. O Sr. DEUS arquiteto não é o iluminado sobre todos os temas, e mesmo que ache que seja, não perdemos nada em ter uma segunda opinião sobre os temas. Se baterem as opiniões óptimo, se divergirem temos de ir mais a fundo nos temas e procurar ainda mais opiniões. Se o arquiteto fosse o deus que sabe tudo, este forum não tinha razão de existir porque não haviam duvidas, perguntava se ao arquiteto
    Concordam com este comentário: leandro_m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
    • ATTC
    • 7 janeiro 2018

     # 11

    Colocado por: rui.f.ferreiraA casa de banho para mim não faz sentido climatizar. Visto e dispo no quarto e quando estou debaixo da água não preciso de climatização


    Eu neste momento pré-aqueço a casa de banho c/ um termoventilador ! É fria...! 1 minuto e fica óptima!
    Segundo já li aqui no fórum, em termos de custos o AC é sem dúvida a melhor solução...!
    É isso que me faz pensar... aquece/arrefece a baixo custo de exploração/aquisição. Posso colocar as unidades quando quiser (tiver dinheiro). Para as I.S. arranjava outra solução de aquecimento! O PRH é o mais confortável mas muito mais caro ... e nesta fase tudo o que é poupar é ponto de reflexão!
    • ATTC
    • 7 janeiro 2018

     # 12

    Colocado por: rui.f.ferreiraO Sr. DEUS arquiteto não é o iluminado sobre todos os temas,


    Concordo plenamente!
    Para a construção de uma obra é necessário várias especialidades ... arquitectura é apenas uma delas! É sempre bom ouvir novas opiniões!
  10.  # 13

    Colocado por: ATTC

    Eu neste momento pré-aqueço a casa de banho c/ um termoventilador ! É fria...! 1 minuto e fica óptima!
    Segundo já li aqui no fórum, em termos de custos o AC é sem dúvida a melhor solução...!
    É isso que me faz pensar... aquece/arrefece a baixo custo de exploração/aquisição. Posso colocar as unidades quando quiser (tiver dinheiro). Para as I.S. arranjava outra solução de aquecimento! O PRH é o mais confortável mas muito mais caro ... e nesta fase tudo o que é poupar é ponto de reflexão!


    Colocado por: ATTC

    Eu neste momento pré-aqueço a casa de banho c/ um termoventilador ! É fria...! 1 minuto e fica óptima!
    Segundo já li aqui no fórum, em termos de custos o AC é sem dúvida a melhor solução...!
    É isso que me faz pensar... aquece/arrefece a baixo custo de exploração/aquisição. Posso colocar as unidades quando quiser (tiver dinheiro). Para as I.S. arranjava outra solução de aquecimento! O PRH é o mais confortável mas muito mais caro ... e nesta fase tudo o que é poupar é ponto de reflexão!

    O conforto é relativo e depende da vivência de cada um. Eu se trabalhasse em casa ou se fosse velho e passasse o dia em casa, PRH sem dúvida. Para a minha vivência, em que estou pouco em casa e uso climatização só em dias de temperatura desagradável faz muito mais sentido o AC. O PRH tem uma demora na resposta de 24h, o que me faria ter de o ter ligado em permanência. Mesmo ficando barato o consumo/hora, ia estar a maior parte do tempo a climatizar a casa para o meu cão. Além disso, o aspeto monetário pesa claro. Eu para um valor de construção de 130k não me posso dar ao luxo de dar 15k para climatização. VaI construir onde?
    • ATTC
    • 8 janeiro 2018

     # 14

    Colocado por: rui.f.ferreiraO conforto é relativo e depende da vivência de cada um

    Quando digo que o PRH é o mais confortável é porque acho o aquecimento do PRH mais "natural/homogêneo", enquanto o do AC é um ar "pesado/artificial" , no entanto nada que não se tolere!

    Colocado por: rui.f.ferreiraO PRH tem uma demora na resposta de 24h, o que me faria ter de o ter ligado em permanência


    Ter o aquecimento ligado em permanência sem ninguém em casa faz-me confusão na cabeça...!

    Colocado por: rui.f.ferreiraAlém disso, o aspeto monetário pesa claro


    Sem dúvida este é um ponto muito importante ... o custo de aquisição! Vivo numa zona de clima temperado (Beira Litoral) onde normalmente o inverno não é muito rigoroso e leva-me a questionar se 2 a 3 meses por ano de aquecimento justifica este investimento. No entanto quem tem dinheiro e pôde sem dúvidas que é de apostar no PRH


    Colocado por: rui.f.ferreiraEu para um valor de construção de 130k

    Que tipologia vai ter a sua casa ? Área?! Com 130k é preciso fazer uma boa gestão financeira...


    Colocado por: rui.f.ferreiraVaI construir onde?


    Coimbra
  11.  # 15

    A casa vai ter 180m2 de área bruta de casa e 30m2 garagem. O valor que vou gastar é esse porque não terei mais disponível, vamos ver que opções terei de tomar. É de tipologia t3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
 
0.0175 seg. NEW