Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro BarradasTem de estar perto de um acesso!!!! não tem de estar junto da porta principal da moradia!!!, pode estar "perto" de outra porta... poderia estar junto do portão da garagem ( se houver), por exemplo

    Isso é uma ótima notícia. Existe alguma coisa escrita com essa indicação? Pelo que diz, poderei então colocar o Quadro Elétrico e ATI na zona que tenho alocada a Lavandaria e casa das máquinas? Tem uma porta de acesso exterior e fica dentro da casa. Muito obrigado.
  2.  # 22

    Aqui está a planta do piso 0 para verificar se o que digo faz sentido Pedro.
      Piso 1 Versão Final4.png
      Piso 1 Versão Final42.png
  3.  # 23

    O ATI não tem de ficar junto do QE...
    quanto ao QE...
    Como não tem acesso interior da habitação à garagem , não sei se é possível aquilo que escrevi. Existem nunaces que tam´bem não sei. Fale com o Eng. electrotecnico que lhe fez o ITED + Ficha electrotecnica.
    Concordam com este comentário: rui.f.ferreira
  4.  # 24

    Colocado por: Pedro BarradasO ATI não tem de ficar junto do QE...
    quanto ao QE...
    Como não tem acesso interior da habitação à garagem , não sei se é possível aquilo que escrevi. Existem nunaces que tam´bem não sei. Fale com o Eng. electrotecnico que lhe fez o ITED + Ficha electrotecnica.

    Neste caso, o ter ou não acesso da garagem à habitação não é relevante. O espaço que estou a dizer fica dentro da habitação, numa zona escondida da cozinha, que tem porta para o exterior.
  5.  # 25

    Na despensa, zona tecnica... não dá pois não poderiamos nunca considerar um acesso "normal", ainda para mais não é possível lá aceder do exterior a partir da via publica...
    ver aqui
    http://www.certiel.pt/web/certiel/instalacao-de-utilizacao

    e do forum electricidade
    https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=5762
    transcrito em parte....
    801.1.1.5 Localização do quadro de entrada
    O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalação eléctrica e,
    tanto quanto possível, junto ao acesso normal do recinto e do local de entrada da energia.
    Quando, técnica ou economicamente, não for aconselhável localizar o quadro de entrada junto
    ao acesso normal do recinto, este pode ficar instalado num outro local, desde que possa ser
    desligado à distância a partir do acesso normal ao recinto.
    A localização e a instalação do quadro de entrada devem ser tais que um acidente que se
    produza no seu interior não possa, em caso algum, causar obstáculo à evacuação das pessoas
    ou à organização de socorros.


    O quadro de entrada deve ser instalado em local adequado e de fácil acesso, por forma a que
    os aparelhos nele montados fiquem, em relação ao pavimento, em posição facilmente
    acessível.
  6.  # 26

    Não estou a ver isso a correr bem.
    É visse uma forma de embutir uma armário nessa zona com o arquitecto , afinal esse parede de entrada pode ter um pouco mais de profundidade para albergar um pequeno armário sem alterar muito o peojecto
  7.  # 27

    Colocado por: enf.magalhaesNão estou a ver isso a correr bem.
    É visse uma forma de embutir uma armário nessa zona com o arquitecto , afinal esse parede de entrada pode ter um pouco mais de profundidade para albergar um pequeno armário sem alterar muito o peojecto

    A que zona se refere? Na parede à esquerda da zona da entrada principal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rubenfilipelopes1996
  8.  # 28

    Colocado por: Pedro BarradasNa despensa, zona tecnica... não dá pois não poderiamos nunca considerar um acesso "normal", ainda para mais não é possível lá aceder do exterior a partir da via publica...
    ver aqui
    http://www.certiel.pt/web/certiel/instalacao-de-utilizacao

    e do forum electricidade
    https://www.eletricidade.net/viewtopic.php?t=5762
    transcrito em parte....
    801.1.1.5 Localização do quadro de entrada
    O quadro de entrada deve ser estabelecido dentro do recinto servido pela instalação eléctrica e,
    tanto quanto possível, junto ao acesso normal do recinto e do local de entrada da energia.
    Quando, técnica ou economicamente, não for aconselhável localizar o quadro de entrada junto
    ao acesso normal do recinto, este pode ficar instalado num outro local, desde que possa ser
    desligado à distância a partir do acesso normal ao recinto.
    A localização e a instalação do quadro de entrada devem ser tais que um acidente que se
    produza no seu interior não possa, em caso algum, causar obstáculo à evacuação das pessoas
    ou à organização de socorros.


    O quadro de entrada deve ser instalado em local adequado e de fácil acesso, por forma a que
    os aparelhos nele montados fiquem, em relação ao pavimento, em posição facilmente
    acessível.

    Pedro, este é o projeto tipo do loteamento de uma moradia em banda. Na minha, como é o gaveto, a zona de entrada pela despensa tem acesso do exterior a partir da via pública
  9.  # 29

    Sim nessa zona , fale com o arquitecto sobre o que ele pensa
  10.  # 30

    Então eu não vejo qq inconveniente, Discuta isso com o electricista responsável pela obra
 
0.0174 seg. NEW