Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus caros,
    Tenho uma instalação trifásica e uma potência contratada de 10,35kVA e 30A. No entanto, o quadro elétrico “dispara” e desliga-se sempre que ligo determinado conjunto de equipamentos.
    Qual será o problema?
    Obrigado
      IMG_0324.jpg
    • ktm333
    • 7 janeiro 2018 editado

     # 2

    Quais são os equipamentos?
    Mas quase de certeza que são equipamentos monofásicos, que estão todos ligados numa fase em vez de distribuídos pelas 3 e faz o quadro disparar..
  2.  # 3

    Colocado por: vitorhenriquesQual será o problema?

    Tem demasiados equipamentos na mesma fase.
  3.  # 4

    E acham indicado mudar o quadro para monofásico ou alterar as fases?
  4.  # 5

    Eu mudava para monofásico, com 6.9 Kva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitorhenriques
  5.  # 6

    segundo se le por aqui
    se nao tens maquina que necessitem de trifasico, monofasico será o ideal... mas... um electricista é que saberá contigo decidir a melhor opção
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitorhenriques
  6.  # 7

    Colocado por: master_chiefse nao tens maquina que necessitem de trifasico


    Colocado por: PicaretaEu mudava para monofásico, com 6.9 Kva
    Concordam com este comentário: mafgod
  7.  # 8

    E a alteração de trifasico para monofásico é simples de fazer?
    • nmex2
    • 8 janeiro 2018 editado

     # 9

    trifasico com 30A, terá 10A por fase.

    mesmo tendo uma boa distribuição dos equipamentos pelas 3 fases (assumindo que não está tudo "pendurado" em uma ou duas) se tiver o azar de ligar simultaneamente equipamentos de uma só fase, que consumam mais do que 10A na globalidade, o quadro vai disparar mesmo que tenha tudo desligado nas outras duas fases (ainda tem 20A disponíveis).

    com essa potência, e em monofasico, teria os 30A disponíveis para ligar vários equipMentos em simultâneo até perfazer um consumo total dos 30A.

    normalmente o monofasico permite o melhor aproveitamento da potência contratada e/ou redução da potência (menos cursos mensal) partindo do pressuposto que não tem necessidade de uma instalação trifasica (por exemplo equipapentos trifasicos).

    a alteração não é complicada, apenas uma questão de cordenacao entre si, do seu electricista e a EDP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitorhenriques
  8.  # 10

    Tou mesmo com o problema de ter trifásico. Mesmo tendo alterando as fases e tentando aproveitar ao máximo cada fase continuo com o quadro a disparar numa ou outra situação.
    Existe algum de vocês que me poderia ajudar a aferir se é possível alterar a minha instalação para monofásico?
    Ideia de custos?
    Se é preciso algum pressuposto na cablagem existente?
    Caso exista algum eletricista que tenha interesse em verificar esta situação, aqui ficam os meus contactos:
    914391491; [email protected]
    Obrigado.
 
0.0142 seg. NEW