Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou neste momento em vias de renovar a caixilharia da minha moradia e deparo-me com algo que não me faz sentido. Nas minhas casa de banho onde eu planeio colocar uma janela de PVC com vidro triplo e um valor baixo de Uw, tenho duas entradas de ar com ligação diretamente para o exterior. Uma das entradas de ar está ao nível do solo e a outra está ao nível do teto. Ambas as entradas têm as tampas não reguláveis no lado exterior e no lado interior e que junto em anexo. Já reparei que as ditas tampas no lado exterior nem estão aparafusadas, estão apenas seguras com silicone (no último temporal de Dezembro eram tampas a voar pelo condomínio inteiro).

    As minhas questões prendem-se com o facto de ser imensamente termicamente desconfortável ter duas entradas de ar diretamente para a casa de banho durante o inverno! Não deveria ter pelo menos tampas reguláveis pelo lado interior que eu podia porventura fechar (imagem também em anexo)?

    Não existe um sistema/equipamento/solução para o meu problema?

    Li sobre a possibilidade de ter um extractor Soler & Palau SILENT-100 DESIGN com obturador anti-retorno na conduta junto ao tecto e depois colocava uma grelha regulável junto ao solo?

    Ao invés do sistema referido anteriormente, eu não poderia optar por um sistema Blauberg VENTO Expert Duo A30-1 W na conduta de cima e fechando a conduta de baixo? Sabendo que este equipamento consegue fazer a extracção e reposição pela mesma conduta em simultâneo, o seu funcionamento não é dúbio? O ar que entra não é imediatamente retirado pela mesma conduta que está lado-a-lado, deixando apenas o ar viciado dentro de casa?

    Aconselham outra solução? Que outras possibilidades existem?

    Tenho sempre a possibilidade de fechar ambas as condutas e utilizar a janela oscilo-batente quando pretendo fazer a ventilação mas este sistema poderá acabar por ser pouco utilizado devido à preguiça humana.

    Agradeço desde já qualquer ajuda ou comentário.
    Atentamente,
    JL
      Grelha regulável.jpg
      Tampa.jpg
  2.  # 2

    Alguém poderá auxiliar-me neste assunto?
    Obrigado.
  3.  # 3

    A ideia é mesmo para ventilar a casa de banho. Se você fechar ambas as saídas dentro de um mês vai ter tudo o que não estiver coberto por azulejo preto de bolor. É feito assim para as pessoas não poderem tapar completamente a permuta de ar.
  4.  # 4

    Colocado por: PedroGomesA ideia é mesmo para ventilar a casa de banho. Se você fechar ambas as saídas dentro de um mês vai ter tudo o que não estiver coberto por azulejo preto de bolor. É feito assim para as pessoas não poderem tapar completamente a permuta de ar.


    Obrigado pelo comentário.

    Apesar de originalmente ter sido feito assim, poderá não ser a solução ideal, estou à procura de conselhos para uma solução melhor, esta solução não me parece lógica de acordo com uma melhoria energética do imóvel.

    Não entendi qual foi a sua sugestão, deixar como está?
  5.  # 5

    Se tiver o extractor num local e a entrada noutro será certamente mais eficaz a ventilação.
    No entanto um ventilador com recuperação de energia, como o que colocou, em termos e eficiência energética é sempre mais interessante.
    Creio que com uma solução dessas não terá problemas em fazer a renovação do ar desse wc de forma eficaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  6.  # 6

    Colocado por: PedroGomesSe você fechar ambas as saídas dentro de um mês vai ter tudo o que não estiver coberto por azulejo preto de bolor.


    Não é bem assim. Isso é um exagero.
    Se tem janela basta saber quando abrir e fechar.
    Não sei de que ano é a construção em questão, pelo menos até à uns anos não era obrigatório ter ventilação nas wc, excepto se não tiver janela.
    Se a janela for oscilo batente, se tiver aberta x tempo por dia e usar desumidificador a seguir aos banhos, não tem problemas.
  7.  # 7

    Colocado por: Bricoleiro

    Não é bem assim. Isso é um exagero.
    Se tem janela basta saber quando abrir e fechar.
    Não sei de que ano é a construção em questão, pelo menos até à uns anos não era obrigatório ter ventilação nas wc, excepto se não tiver janela.
    Se a janela for oscilo batente, se tiver aberta x tempo por dia e usar desumidificador a seguir aos banhos, não tem problemas.
    eu disse para que servia essas grelhas não falei em janelas. Eu digo isso porque o meu WC é interior logo sem janelas e mesmo com as grelhas tenho o tecto cheio de bolor
  8.  # 8

    a ventilação deve ser analisada como um todo, não apenas a questão da casa de banho.
    o ideal será meter entradas de ar nas zonas secas (quartos/sala). e extracção nas casas de banho e cozinha / despensa / lavandaria.
  9.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreirao ideal será meter entradas de ar nas zonas secas (quartos/sala)


    E depois voltámos ao problema do aquecimento e da perda de energia descontrolada ao sabor da velocidade do vento.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Azevedo78tiver o extractor num local e a entrada noutro será certamente mais eficaz a ventilação.
    No entanto um ventilador com recuperação de energia, como o que colocou, em termos e eficiência energética é sempre mais interessante.
    Creio que com uma solução dessas não terá problemas em fazer a renovação do ar desse wc de forma eficaz.

    Suponho que se refere ao sistema Blauberg? Se assim for como sugere que eu tape a entrada de baixo?

    Colocado por: fernandoFerreiraa ventilação deve ser analisada como um todo, não apenas a questão da casa de banho.
    o ideal será meter entradas de ar nas zonas secas (quartos/sala). e extracção nas casas de banho e cozinha / despensa / lavandaria.

    Acredito que sim pelo que tenho lido, infelizmente a minha habitação não está preparada para um sistema de ventilação adequado (é mais por limitação orçamental). Sabendo isto e face ao cenário que eu descrevi qual seria a sua sugestão aconselhada?
  11.  # 11

    Colocado por: Bricoleiro

    E depois voltámos ao problema do aquecimento e da perda de energia descontrolada ao sabor da velocidade do vento.


    Não necessariamente, observe o sistema da Blauberg com:
    Blauberg VENTO Expert A50-1 W
    Blauberg VENTO Expert Duo A30-1 W

    A teoria estará na imagem em anexo.

    Qual a sua opinião?
    No meu caso eu apenas vá colocar o DUO no WC.
      VENTO-EXPERT-A50-1-W-mounting-500-en.jpg
  12.  # 12

    Essas coisas ainda são carotas. Mas fica bem servido. (nao conheço essa em particular, apenas o tipo de ventilador)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  13.  # 13

    Colocado por: jorgeavlobo

    Não necessariamente, observe o sistema da Blauberg com:
    Blauberg VENTO Expert A50-1 W
    Blauberg VENTO Expert Duo A30-1 W

    A teoria estará na imagem em anexo.

    Qual a sua opinião?
    No meu caso eu apenas vá colocar o DUO no WC.
      VENTO-EXPERT-A50-1-W-mounting-500-en.jpg


    Sim, com esses mecanismos consegue controlar a ventilação. Eu referia-me apenas a buracos com grelhas.
    Quanto custa essa brincadeira?
    Concordam com este comentário: jorgeavlobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Azevedo78Essas coisas ainda são carotas. Mas fica bem servido. (nao conheço essa em particular, apenas o tipo de ventilador)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgeavlobo

    Conhece outras semelhantes para eu poder comparar preços? Pediram-me €550 pela DUO e fiquei assustado.
  15.  # 15

    Colocado por: jorgeavloboPediram-me €550 pela DUO e fiquei assustado.
      smile espanto.jpg
  16.  # 16

    Nao lhe sei dizer qual a marca, nem qual o tópico, mas um user já colocou aqui preços que acho que nao chegavam aos 300...
    Procure no fórum.
    Tenho a certeza que há tópicos com isso e com preços. É procurar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  17.  # 17

    Colocado por: Bricoleiro
      smile espanto.jpg


    Uma ventoinha com Wifi que estava a espera . :))))
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  18.  # 18

    Colocado por: larkhe

    Uma ventoinha com Wifi que estava a espera . :))))
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    É uma ventoinha com wifi mas não é um drone! :)
    Concordam com este comentário: jorgeavlobo
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro Azevedo78Nao lhe sei dizer qual a marca, nem qual o tópico, mas um user já colocou aqui preços que acho que nao chegavam aos 300...
    Procure no fórum.
    Tenho a certeza que há tópicos com isso e com preços. É procurar


    Acho que quem meteu isso foi o Anonimo16062021 num tópico que já não me lembro qual era.

    Também queria meter um extrator na minha wc, mas o diametro do tubo da ventilação é de 85mm, e os extratores são quase todos ou todos de diamentro 100mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  20.  # 20

    Colocado por: jorgeavloboinfelizmente a minha habitação não está preparada para um sistema de ventilação adequado (é mais por limitação orçamental)


    se há limitação orçamental, nem vale a pena andar a ver essas soluções com recuperação de calor e Wi-fi...

    uma entrada de ar autoregulável custa 18€ + Iva
    um extractor para a casa de banho custa 25 € ou menos...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, Pedro Azevedo78, larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
 
0.0237 seg. NEW