Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: emad
    Quando vier ao norte eu convido-o a vir ver a minha casa.
    No verão fecho as lâminas e o sol não dá directamente. As temperaturas com 40 graus em agosto, a casa estava com 24 e 25 graus.
    No domingo toda a manhã esteve sol. E ao meio dia tinha temperaturas na sala de 25 e 26. A minha sala está a sul.

Emad

Gostei desse ultimo comentario, bastante construtivo..
    Pelo que entendi, posso ter uma caixilharia mais fraca, optando por umas laminas?
    Sera que entendi bem?
    • emad
    • 9 janeiro 2018

# 22

Colocado por: jjmartins

Emad

Gostei desse ultimo comentario, bastante construtivo..
    Pelo que entendi, posso ter uma caixilharia mais fraca, optando por umas laminas?
    Sera que entendi bem?

Alto aí Martins. Está a tirar conclusões precipitadas.
    Eu tenho caixilharia sosoares e vidros com corte térmico.
    Aquilo deixa entrar o calor no inverno. Mas no verão tem de proteger.
    A minha casa goza de uma boa protecção dos vaos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjmartins
  2.  # 23

Emad mas para ter de baixar as lâminas até eu faço aqui em casa com um vidro da treta.
  3.  # 24

Colocado por: emad
    Alto aí Martins. Está a tirar conclusões precipitadas.
    Eu tenho caixilharia sosoares e vidros com corte térmico.
    Aquilo deixa entrar o calor no inverno. Mas no verão tem de proteger.
    A minha casa goza de uma boa protecção dos vaos.
    Lá está ou deixa passar sempre o calor ou o reflecte sempre. No seu caso deixa passar quer no inverno quer no verão. Eu falava era de passar no inverno e não passar no verão sem truques de lâminas. Até acredito que haja aqueles vidros que mudam de tonalidades e tal devem é ser carissimos
    •  
      NTORION
    • 9 janeiro 2018 editado

# 25

Colocado por: jorgferrSó para comentar as janelas. Um primo da minha esposa tem uma excelente moradia em Setúbal, em zona nobre e cara, excelente caixilharia e vidro. Se calhar abusou nas dimensões no vidro, não sei, mas pronto é do tipo moderna e garanto que em pleno outono depois do almoço a casa gela por completo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jjmartins

Não me posso queixar da minha, posso dizer que na sexta passada, depois de 5 dias fechada e sem qualquer aquecimento ligado, a temperatura interior era de 16°c (na manhã seguinte a exterior era de 3°). E se houver sol com os estores abertos é suficiente para a casa aquecer alguma coisa.

E acrescentando, não tenho qq problema com o calor no verão, a caixilharia foi fornecida pelo dário Honório, n me lembro as especificações dos vidros, mas diria que a orientação solar tb ajuda muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjmartins
  4.  # 26

A quantidade, dimensão, orientação e protecção solar dos vãos é muito importante.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  5.  # 27

Colocado por: NTORIONUma grande verdade Emad, principalmente as suítes....e os painéis. As janelas podem ser muitas mas nunca se perde, já o resto completamente dispensável.

Continuo a perguntar se os painéis solares (aquecimento aqs) deixaram de ser obrigatórios...!? Podem ser substituídos por que equipamento?
  6.  # 28

Colocado por: sousa tavares

Continuo a perguntar se os painéis solares (aquecimento aqs) deixaram de ser obrigatórios...!? Podem ser substituídos por que equipamento?

Julgo que só se forem substituidos por outra renovável ainda que segundo o que tenho lido o solar térmico continue a ser uma renovável com um potencial enorme...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  7.  # 29

Colocado por: sousa tavaresContinuo a perguntar se os painéis solares (aquecimento aqs) deixaram de ser obrigatórios...!? Podem ser substituídos por que equipamento?

podem ser substituídos por outro equipamento renovável, que forneça energia equivalente ou superior, e seja para AQS.

bomba de calor; caldeira a lenha / pellets/ Recuperador com caldeira
    é sempre necessário que esses equipamentos cumpram determinados requisitos.

ou caso não tenha nenhuma área de cobertura virada a Sul (entre SW e SE)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares, jjmartins
  8.  # 30

Colocado por: ****Nos vãos enormes, em uma casa deve existir , sempre forma de se sombrear , caso isso não aconteça sera uma estufa total, nos vidros o põe térmico , ou controlo solar , já existem vidros que fazem as duas funções , mas ficam caríssimos, por vezes umas simples palas em betão ou metálicas cortam a incidência solar directa no vidro.

Está a falar de vidro planiterm ou planistar?
  9.  # 31

Colocado por: fernandoFerreirabomba de calor; caldeira a lenha / pellets/ Recuperador com caldeira

Entre uma bc e uma caldeira a pellets obviamente a bc é muito mais prática, pois dá bastante menos trabalho. A não ser que haja muita

diferença em termos de preço.
  10.  # 32

Colocado por: jorgferrLOOOOOOOOOOL, agora vou mostrar a minha ignorância. Fixe era ter um vidro que no inverno deixasse passar o sol para ficar quentinha e o bloqueasse no verão para não virar forno

Com os vidros virados a Sul isso é facílimo. E é só por isso que a minha casa dos 100mil euros não é mais interessante em termos arquitetónicos.
  11.  # 33

Colocado por: fernandoFerreirapodem ser substituídos por outro equipamento renovável, que forneça energia equivalente ou superior, e seja para AQS.

bomba de calor; caldeira a lenha / pellets/ Recuperador com caldeira
    é sempre necessário que esses equipamentos cumpram determinados requisitos.

Pelo que descobri hoje, isso é verdade mas..... numa casa aquecida e arrefecida com AC e uma bomba de calor para AQS mesmo com painéis fotovoltaicos, é penalizada por não ter painéis solares nem biomassa, pelo que no máximo atinge a classificação A, não sendo possível o A+....isto pode não ser assim para todos os casos, mas no meu caso foi isso que o perito me disse.
  12.  # 34

Colocado por: andcalvario
    Está a falar de vidro planiterm ou planistar?

Colocado por: ****o tow rok pode esplicar melhor do que eu, fale com ele.

Planitherm: Baixo emissivo "normal", não faz controle solar, ou seja, não deve apanhar muito sol senão faz efeito de estufa. É bom para vãos que fiquem maioritariamente à sombra e/ou tenham uma protecção solar exterior. São os tais que são bons para aquecer a casa no Inverno.

Planistar: Baixo emissivo com controle solar. Tem controle solar, ou seja, é um vidro que deve ser aplicado em vãos que apanhem muito sol pois reduz uma percentagem de entrada de raios uv (e luminusidade, é preciso lembrar isso também). Não é bom para "aquecer" a casa no Inverno, mas se os vãos forem grandes, e porque não há milagres, acaba por fazê-lo (demora é mais tempo). Estes vidros, como têm melhores valores de factor solar, são muitas vezes vistos como "vidros melhores", o que por vezes, para certas "serralheiros", quando os clientes lhe pedem "vidros melhores", são estes que recomendam. Mas há um problema, se tiverem protecção solar ou forem virados a norte, estes vidros serão responsáveis por uma classificação térmica prejudicada, pois não existem "vidros melhores ou piores", existem sim "vidros melhores ou piores para cada situação".

Vidros apenas de controle solar não são habituais usar, porque hoje em dia, com os sistemas de corte térmico (ou PVC), o vidro também tem (ou deve) ser térmico, ou seja, baixo emissivo. Exemplos de vidros de controle solar sem baixa emissividade: Antélio, Stopsol. Estes vidros são mais antigos, e o seu controle solar era feito através de espelhagem, o que, mais uma vez, e por culpa de serralheiros mal informados, quando os clientes pediam vidros "que se visse de dentro para fora e não de fora para dentro", toca de recomendar Antélio ou Stopsol, e pergunto eu, o que acontecia à noite quando no interior das casas se acendesse uma luz? Pois... :)

Esse tipo de vidros, só ainda vi nos filmes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andcalvario, skypt, jjmartins
  13.  # 35

O g= 0,37 vs g= 0,47 faz assim muita diferença no resultado final ?
  14.  # 36

Colocado por: enf.magalhaesO g= 0,37 vs g= 0,47 faz assim muita diferença no resultado final ?

Cerca de menos 20%, ou seja, é significativo.

Qual a orientação do vão?
    Tem protecção solar? Ou Palas?
  15.  # 37

Two-rok, entre Planitherm e Planistar qual o mais barato?
  16.  # 38

Peço desculpa por me estar a colocar a este post, mas queria só aproveitar a conversa sobre vidros baixo emissivos para fazer uma pergunta rápida aos entendidos.

Vou trocar as janelas de minha casa (SAPA sem corte termico) e estou a pensar meter SOSOARES ST.
    Agora estou com duvidas quanto aos vidros.
    A casa está esposta a OESTE, e é um 3º andar. No verão até apanha bastante sol, mas no inverno nem por isso.
    O quarto B12.9 é muito frio, e é onde dorme o meu filho pelo que queria que a melhoria ai fosse significativa. O que me aconselham?
    A proposta que tenho inclui 8+14+6 Guardian Sun.
  17.  # 39

Tem estores exteriores?, se sim, eu apostaria somente num vidro para a situação de inverno. Já que o controle solar pode ser efectuado pelos estores.
    De qq das formas o desempenho geral desses caixilhos será muito superior à situação existente. garanta que ficara com uma caixa de ar minima de 16mm entre vidros.
    um vidro de 8mm!!? 6+16+4(ou 5) chegaria.
    se tiver estores e caixa interior, considere melhorar termica e acusticamente a mesma.
    Concordam com este comentário: two-rok
  18.  # 40

Colocado por: jorgferrTwo-rok, entre Planitherm e Planistar qual o mais barato?

Planitherm é sempre mais barato que Planistar.

0.0233 seg. NEW