Colocado por: emad
Quando vier ao norte eu convido-o a vir ver a minha casa.
No verão fecho as lâminas e o sol não dá directamente. As temperaturas com 40 graus em agosto, a casa estava com 24 e 25 graus.
No domingo toda a manhã esteve sol. E ao meio dia tinha temperaturas na sala de 25 e 26. A minha sala está a sul.
Colocado por: jjmartins
Emad
Gostei desse ultimo comentario, bastante construtivo..
Pelo que entendi, posso ter uma caixilharia mais fraca, optando por umas laminas?
Sera que entendi bem?
Colocado por: emadLá está ou deixa passar sempre o calor ou o reflecte sempre. No seu caso deixa passar quer no inverno quer no verão. Eu falava era de passar no inverno e não passar no verão sem truques de lâminas. Até acredito que haja aqueles vidros que mudam de tonalidades e tal devem é ser carissimos
Alto aí Martins. Está a tirar conclusões precipitadas.
Eu tenho caixilharia sosoares e vidros com corte térmico.
Aquilo deixa entrar o calor no inverno. Mas no verão tem de proteger.
A minha casa goza de uma boa protecção dos vaos.
Colocado por: jorgferrSó para comentar as janelas. Um primo da minha esposa tem uma excelente moradia em Setúbal, em zona nobre e cara, excelente caixilharia e vidro. Se calhar abusou nas dimensões no vidro, não sei, mas pronto é do tipo moderna e garanto que em pleno outono depois do almoço a casa gela por completo.
Colocado por: NTORIONUma grande verdade Emad, principalmente as suítes....e os painéis. As janelas podem ser muitas mas nunca se perde, já o resto completamente dispensável.
Colocado por: sousa tavares
Continuo a perguntar se os painéis solares (aquecimento aqs) deixaram de ser obrigatórios...!? Podem ser substituídos por que equipamento?
Colocado por: sousa tavaresContinuo a perguntar se os painéis solares (aquecimento aqs) deixaram de ser obrigatórios...!? Podem ser substituídos por que equipamento?
Colocado por: ****Nos vãos enormes, em uma casa deve existir , sempre forma de se sombrear , caso isso não aconteça sera uma estufa total, nos vidros o põe térmico , ou controlo solar , já existem vidros que fazem as duas funções , mas ficam caríssimos, por vezes umas simples palas em betão ou metálicas cortam a incidência solar directa no vidro.
Colocado por: fernandoFerreirabomba de calor; caldeira a lenha / pellets/ Recuperador com caldeira
Colocado por: jorgferrLOOOOOOOOOOL, agora vou mostrar a minha ignorância. Fixe era ter um vidro que no inverno deixasse passar o sol para ficar quentinha e o bloqueasse no verão para não virar forno
Colocado por: fernandoFerreirapodem ser substituídos por outro equipamento renovável, que forneça energia equivalente ou superior, e seja para AQS.
bomba de calor; caldeira a lenha / pellets/ Recuperador com caldeira
é sempre necessário que esses equipamentos cumpram determinados requisitos.
Colocado por: andcalvario
Está a falar de vidro planiterm ou planistar?
Colocado por: ****o tow rok pode esplicar melhor do que eu, fale com ele.
Colocado por: enf.magalhaesO g= 0,37 vs g= 0,47 faz assim muita diferença no resultado final ?
Colocado por: jorgferrTwo-rok, entre Planitherm e Planistar qual o mais barato?