Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Tenho uma dúvida sobre o modo de funcionamento da ventilação natural nos apartamentos. Pelo que tenho lido aqui no fórum e na .net é suposto o ar entrar pelas frinchas das portas e janelas e sair pelas casas de banho e cozinha.
    Ora na minha casa atual sinto muito vento a entrar pelos respeitadores das casas de banho. Até a abrir as portas sente-se uma diferença de pressão?
    É suposto ser assim?
    Anteriormente morava no 6 andar, agora no 3, e não sentia tanto ar a entrar. Também estamos a falar de condutas diferentes.
    Alguém tem uma possível explicação, e o que fazer para melhorar?

    Obrigado.
    Cpts
    JP
  2.  # 2

    Normalmente as grelhas de admissão de ar nas IS, permitem regular o fluxo...

    O fenómeno pode acontecer por o predio ter melhor sistema de renovação de ar e ao mesmo tempo as janelas da envolvente serem mais herméticas que o seu anterior apartamento.
  3.  # 3

    A grelha não é dessa. É uma rectangular só com rede e plástico, não permite regular nada. A ideia que tenho é que as janelas até vedam pior do que as que tinha no 6º andar, pois já tinha lá andado a vedar tudo com silicone.

    Já estou a tirar as grelhas e vou colocar um ventiladores da S&P que dizem que têm anti-retorno. Alguém conhece e sabe se funciona mesmo para impedir que o ar entre?
  4.  # 4

    Colocado por: jpedrocarvalhoJá estou a tirar as grelhas e vou colocar um ventiladores da S&P que dizem que têm anti-retorno. Alguém conhece e sabe se funciona mesmo para impedir que o ar entre?


    E depois quando liga o exaustor o ar vai entrar por onde?
    • clasus
    • 11 janeiro 2018 editado

     # 5

    Colocado por: jpedrocarvalhoAlguém conhece e sabe se funciona mesmo para impedir que o ar entre?

    Será algo do género. Quando ligar o ventilador, o ar empurra aquela peça no meio ficando a mesma paralela ao tubo permitindo a saída do mesmo. Quando desligar, a peça volta a fechar evitando que o ar entre.
  5.  # 6

    Na casa de banho deve ter duas grelhas uma próximo do chão para entrada de ar, outra próximo do tecto para saída.
    Esse ventilador que fala é para colocar na saída junto do tecto. A grelha com regulação de entrada de ar na do chão.
    Tenho um ventilador dessa marca com anti-retorno e temporizador e funciona bem.
  6.  # 7

    Colocado por: sognimNa casa de banho deve ter duas grelhas uma próximo do chão para entrada de ar, outra próximo do tecto para saída.


    o ideal é ter apenas a extracção no tecto. de preferencia com VMC e de funcionamento prolongado

    a entrada de ar deve ser feita pelos quartos e sala.

    desta forma a ventilação abrange toda a habitação, e não apenas a casa de banho.
    Concordam com este comentário: sognim
  7.  # 8

    Mas nos apartamento mais antigos anos 60/70 acontece muito isso da entrada e saída.
  8.  # 9

    Colocado por: clasus
    Será algo do género. Quando ligar o ventilador, o ar empurra aquela peça no meio ficando a mesma paralela ao tubo permitindo a saída do mesmo. Quando desligar, a peça volta a fechar evitando que o ar entre.


    Isso meti na cozinha pois o exaustor não tinha e às vezes vinham cheiros.

    A minha casa de banho só tem a grelha junto ao tecto. Mas lá está, devia ser para o ar sair e não entrar como está a acontecer. Por isso é que vou meter estes extractores, para ajudar com a saída das humidades quando à banhos, e ao mesmo tempo tentar que não entre tanto vento.

    Em dias de vento se fechar a porta do quarto, e meter a mão na fechadura da porta, sente se, e bem, o vento a passar.
  9.  # 10

    Eu em dias de vento do sul também me acontecia o mesmo, mas com a colocação do extractor acabou.

    Para a compra aconselho a fazer uma pesquisa na net, pois consegue um preço muito melhor que nas grandes superfícies, no modelo que comprei foram cerca de 20,00€ a menos.
  10.  # 11

    Colocado por: sognimEu em dias de vento do sul também me acontecia o mesmo, mas com a colocação do extractor acabou.

    Para a compra aconselho a fazer uma pesquisa na net, pois consegue um preço muito melhor que nas grandes superfícies, no modelo que comprei foram cerca de 20,00€ a menos.


    Sim, já estou a ver com um revendedeor de material electrico que também é representante da SolerPalau. Já agora, acham que se justifica aqueles com sensor de humidade? É que a diferença ainda é grande (60€-100€).
  11.  # 12

    É possível evitar esta tal ventilação nos apartamentos?
    No meu caso junto ao exaustor, wc’s e recuperador ouve-se sempre o barulho do ar a sair, torna-se chato, como posso evitar isso?
  12.  # 13

    Qual a melhor forma (funcional e estética) para ventilar ao nível da cozinha.
    O técnico que criou a rede de gás diz que obrigatoriamente tenho que ter uma entrada de ar.
    Não vou utilizar o gás nessa divisão mas necessito de cumprir o projecto e a lei.
 
0.0171 seg. NEW