Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro Azevedo78Eu nessa fachada fazia uma parede dupla bem executada...


    Parede dupla ou etics...hesitamos algum tempo entre ambas soluções.
    Decidimos o sistema ETICS por vários motivos.

    Este sistema de madeira poderia comprometer a eficiência / garantia do ETICS caso fosse escolhido a solução de perfuração.
    O Distribuidor local da LUNAWOOD recomendou-nos a utilização das unhas para não termos os problemas acima.

    Da minha analise, estamos quase a optar para um sistema redundante mas melhor isso que o contrario... nao ?
  2.  # 22

    Colocado por: cferre02Decidimos o sistema ETICS

    Num sistema etics, as placas do isolamento são coladas à parede e depois revestidas com um barramento e uma rede....nesse caso o isolamento pode ser apenas fixo mecânicamente, mais nada, .... e depois chama-lhe fachada ventilada.
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro Azevedo78O meu ripado, em parede dupla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas
      FOTO_20180109_152243.jpg


    Isso é em Leiria? nos capuchos?
  4.  # 24

    A minha casa?
    Em Famalicão (concelho).
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro Azevedo78A minha casa?
    Em Famalicão (concelho).


    Existe uma mt parecida em Leiria
  6.  # 26

    Colocado por: cferre02

    Parede dupla ou etics...hesitamos algum tempo entre ambas soluções.
    Decidimos o sistema ETICS por vários motivos.

    Este sistema de madeira poderia comprometer a eficiência / garantia do ETICS caso fosse escolhido a solução de perfuração.
    O Distribuidor local da LUNAWOOD recomendou-nos a utilização das unhas para não termos os problemas acima.

    Da minha analise, estamos quase a optar para um sistema redundante mas melhor isso que o contrario... nao ?



    O sistema ETICS só perde garantia se for sobreposto outro sistema em cima.

    Ao fazer fachada ventilada, não há sobreposições: há ETICS nuns panos e fachadas ventiladas noutros. E ainda podia haver parede dupla noutros... não convém é misturar uns em cima dos outros, mas lado a lado... porque não? É bastante comum!
  7.  # 27

    Colocado por: Skinkxhá ETICS nuns panos e fachadas ventiladas noutros. E ainda podia haver parede dupla noutros... não convém é misturar uns em cima dos outros, mas lado a lado... porque não? É bastante comum!

    É o meu caso...
  8.  # 28

    cferre02 e Pedro Azevedo78 e valores?

    Podem partilhar?
  9.  # 29

    Colocado por: Pedro_Rofcferre02 e Pedro Azevedo78 e valores?

    Podem partilhar?

    Gostava de poder ajudar, mas a adjudicação das carpintarias foi toda feita ao mesmo tempo e já vai para 8 anos... Ou seja, tenho uma ideia do valor total das carpintarias (que no meu caso foram muitas, tenho madeira por todo o lado...) mas não faço ideia do preço deste ripado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  10.  # 30

    Colocado por: Atlas Portugal

    Se é assim, não seria assim que deveria ser feito.
    Não estou a por em causa da situação do Sistema ETICS, mas uma situação dessas é claramente uma situação de Fachada Ventilada.

    Se você colocar no youtube "Ventilated Facade" você irá perceber as diferenças entre uma solução dessas e uma solução de ETICS.



    Enganei-me:
      madeira2.png
  11.  # 31

    Colocado por: Skinkx

    Você está a querer inventar a roda...

    isso não precisa de unhas nenhumas nem de nenhum sistema em especial, é uma fachada ventilada corrente, em madeira.

    Barrotes de madeira fixados na parede, revestimento de madeira cravados nos barrotes.

    Volto a repetir, anda aí a tentar reinventar a roda e está a esquecer-se da impermeabilização.


    Neste sistema, onde esta o ETICS ?
  12.  # 32

    Cferre02,

    Um sistema ETICS é um Sistema que obedece a várias etapas:

    - Colagem do isolamento com argamassa indicada e certificada para a situação
    - Isolamento certificado e indicado para a situação
    - Rede fibra de vidro embebida em duas camadas de argamassa indicada e certificada para a situação
    - Primário de aderência certificado e indicado para a situação
    - Revestimento de acabamento certificado e indicado para a situação.

    Como vê é um Sistema completo.

    Aquilo que você quer colocar, é exactamente igual a um sistema de fachada ventilada, tal e qual eu coloquei aquele video.
    Se você fizer isso num Sistema ETICS aquilo que está a fazer é adulterar o sistema, pois um Sistema ETICS não é um sistema para levar essas cargas em locais pontuais. Tem de haver uma estrutura que garanta o correto desempenho, quer do isolamento, quer do acabamento que colocar.
  13.  # 33

    Colocado por: Atlas PortugalSe você fizer isso num Sistema ETICS aquilo que está a fazer é adulterar o sistema,

    Eu acho que é estragar dinheiro desnecessariamente.
    Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild
  14.  # 34

    Colocado por: Atlas PortugalCferre02,

    Um sistema ETICS é um Sistema que obedece a várias etapas:

    - Colagem do isolamento com argamassa indicada e certificada para a situação
    - Isolamento certificado e indicado para a situação
    - Rede fibra de vidro embebida em duas camadas de argamassa indicada e certificada para a situação
    - Primário de aderência certificado e indicado para a situação
    - Revestimento de acabamento certificado e indicado para a situação.

    Como vê é um Sistema completo.

    Aquilo que você quer colocar, é exactamente igual a um sistema de fachada ventilada, tal e qual eu coloquei aquele video.
    Se você fizer isso num Sistema ETICS aquilo que está a fazer é adulterar o sistema, pois um Sistema ETICS não é um sistema para levar essas cargas em locais pontuais. Tem de haver uma estrutura que garanta o correto desempenho, quer do isolamento, quer do acabamento que colocar.



    Percebo a ideia. No entanto, com toda humildade, se retiro a componente ETICs e apenas coloco a madeira LUNAWOOD, onde está a componente de isolamento térmico ?! Ao nivel acustico e termico, não podemos comparar o ETICS com um sistema de fachada ventilada. Acredito que o ETICS não foi feito para isso, porém, quero aproveitar a eficiencia termica do ETICS com a "beleza" da madeira LUNAWOOD.

    É absurdo o que eu digo ?
  15.  # 35

    Colocado por: Picareta
    Eu acho que é estragar dinheiro desnecessariamente.
    Concordam com este comentário:Atlas Portugal


    Há um síndroma qualquer com o ETICS... alguém leu que era isto ou aquilo e agora até numa fachada ventilada, que se calhar é tão ou maus funcional que qualquer sistema ETICS, lá querem embirrar com o ETICS atrás da madeira...
  16.  # 36

    Colocado por: Anonimo16062021Desde que vi alguém aplicar ETICS numa cobertura já acredito em tudo..

    Já aqui mostrei uma casa perto de mim assim.
  17.  # 37

    Colocado por: cferre02

    Percebo a ideia. No entanto, com toda humildade, se retiro a componente ETICs e apenas coloco a madeira LUNAWOOD, onde está a componente de isolamento térmico ?! Ao nivel acustico e termico, não podemos comparar o ETICS com um sistema de fachada ventilada. Acredito que o ETICS não foi feito para isso, porém, quero aproveitar a eficiencia termica do ETICS com a "beleza" da madeira LUNAWOOD.

    É absurdo o que eu digo ?


    Não existe "componente ETICS", existe sim Sistema ETICS.
    Você não tira a componente isolamento **térmico e acústico** numa fachada ventilada. Você não viu o video que eu coloquei? É uma fachada ventilada, e o sistema de fachada ventilada possui isolamento térmico e acústico também


    ** Um Sistema ETICS para fazer isolamento térmico e acústico não é um sistema ETICS vulgar, é um sistema ETICS com Lã Mineral por exemplo.
  18.  # 38

    Colocado por: Anonimo16062021
    Desde que vi alguém aplicar ETICS numa cobertura já acredito em tudo..


    Cada macao em seu galho..os sistemas ETICS não foram pensados / certificados para ser aplicados em fachadas ventiladas


    Claro, o ETICS é para ser rebocado. Se não tem reboco, se calhar há outras soluções melhores, mesmo com isolamento térmico/acústico pelo exterior...

    Eu até acho que isto é uma simples confusão de conceitos, porque ninguém vai rebocar aquele isolamento na caixa-de-ar atrás da madeira, o que por si só faz com que o sistema deixe de ser ETICS e passe a ser fachada ventilada, o que na prática vai dar ao mesmo. É preciso é que as pessoas percebam que, para ser ETICS, teriam que rebocar o isolamento e só depois revestir com madeira ou pedra, o que, IMO, não faz nenhum sentido.

    Voltando à componente técnica e deixando a teórica, há maneiras de fixar a estrutura de madeira À parede sem ter grandes pontes térmicas e não é preciso andar a inventar nada com garras.
  19.  # 39

    Colocado por: Pedro Azevedo78Tenho umas fachadas inteiras com ripado em thermowood pinho.
    Até agora, + de 7 anos, nada a dizer. Nada de empenos, tudo ok.
    Depois do tratamento na aplicação só voltei a tratar uma vez à uns 2 anos. Bondex ADN.
    Está impecável. So numa zona onde leva com agua todos os dias da rega é que esta mais feio. Devia tratar mais essa zona, mas a preguiça... :)
    Qual o preço desse ripado? tá muito bom
  20.  # 40

    Uma coisa que eu gostava de saber: a estabilidade desse pinho termo-modificado é equivalente (a longo prazo) à de uma boa madeira exótica? É que o preço anda lá perto e não deixa de ser pinho.
 
0.0255 seg. NEW