Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: alexp
    Exacto. Monoblocos instaladas sem glicol é apostar na sorte.
    ou saber implementar tecnicas que dispensam o glicol.
  2.  # 42

Nao esquecer que o glicol obriga a manutenção e contrlo apertado pois facilmente o mesmo fica corrosivo para muitos componentes da instalação.

Um erro muito habitual é desligar a alimentação electrica para evitar os consumos parasitas, sendo que isto pode ser mortal para o equipamento.
  3.  # 43

Colocado por: emadUma das coisas que me deixou de pé atrás com investimentos enormes em maquinaria de aquecimento foram situações infelizes como esta.
    Investir milhares de euros e ao fim de 6 anos receber uma notícia destas. Isto é como sentir o chão a sair-nos dos pés.
    O mesmo se aplica aos investimentos em painéis solares e painéis fotovoltaicos.
    Existem duas formas de ver as coisas.
    1- investimento alto +consumos reduzidos
    2-investimento baixo+consumos altos.

É bom que a malta se consciencialize muito bem do que pretende.
    Eu defendo o menos maquinaria possível numa casa. E haver maquinaria que a mesma seja simples.
    Eu vivi em casa dos meus pais muitos anos. Passei de "cilindro" para AQS para esquentador. E em termos de fiabilidade e investimento, não há como um esquentador.
    Em termos de aquecimento central para mim as soluções óptimas e fiaveis são os recuperadores a lenha e as caldeiras a gas.
    Bombas, AC , paineis é preciso ter muita sorte.
    Esta é a minha experiência nos últimos 30 anos.
    Eu defendo e sempre irei defender a simplificação ao máximo.
    Boa sorte para a resolução da sua situação.

Um seguro de casa como deve ser cobre essas chatices.

Aliás, eu quando construir, meta o que meter de maquinaría, não invisto em nada que não consiga cobrir com um seguro...senão não me serve de nada o investimento em material acima de 2000€ que leva 10, 20 anos a ter retorno...pq maquinaría que avaria em 3 ou 4 anos, para não dizer logo após terminus de garantia, é mato.
  4.  # 44

Mas pessoalmente nao gosto de monoblocos contando se pelos dedos das maos as que apliquei contra as dezenas de split's.
    • obp
    • 12 janeiro 2018

# 45

Já agora a nível de curiosidade:

Nos próximos tempos vou estar 5/6 semanas fora, estava com ideia de desligar a bomba (não da corrente eléctrica), meter no controlador AQS=OFF e AQC=OFF ficando desta forma o aquecimentos das águas desligadas mas a bomba fica ligada à energia.

Terei algum problema desta forma? (penso que a bomba, continua a fazer ciclos dependendo da temperatura exterior)
    • emad
    • 12 janeiro 2018

# 46

Colocado por: JotaP

Um seguro de casa como deve ser cobre essas chatices.

Aliás, eu quando construir, meta o que meter de maquinaría, não invisto em nada que não consiga cobrir com um seguro...senão não me serve de nada o investimento em material acima de 2000€ que leva 10, 20 anos a ter retorno...pq maquinaría que avaria em 3 ou 4 anos, para não dizer logo após terminus de garantia, é mato.

É bonito pensarem que os seguros cobrem avarias. Apenas cobrem se forem causados por riscos eléctricos, incendio ou inundações e trovoadas e picos de corrente.
    Uma avaria como esta aqui relatada não há seguro que a garanta.
    Concordam com este comentário: eu
    • emad
    • 12 janeiro 2018

# 47

Colocado por: obpJá agora a nível de curiosidade:

Nos próximos tempos vou estar 5/6 semanas fora, estava com ideia de desligar a bomba (não da corrente eléctrica), meter no controlador AQS=OFF e AQC=OFF ficando desta forma o aquecimentos das águas desligadas mas a bomba fica ligada à energia.

Terei algum problema desta forma? (penso que a bomba, continua a fazer ciclos dependendo da temperatura exterior)

Não percebo nada de bombas mas deve ter razão. As próprias funções levam a isso.
    • emad
    • 12 janeiro 2018

# 48

Colocado por: jorgealves25 Anos e ainda hoje trabalha.

Sem avarias expressivas/€€€?
  5.  # 49

Colocado por: emad
    É bonito pensarem que os seguros cobrem avarias. Apenas cobrem se forem causados por riscos eléctricos, incendio ou inundações e trovoadas e picos de corrente.
    Uma avaria como esta aqui relatada não há seguro que a garanta.
    Concordam com este comentário:eu
    depende do relatório do tecnic sendo muito fácil de justificar esta situação de modoa nao haver duvidas com a seguradora.
  6.  # 50

Sem avarias expressivas/€€€?
    somente coisas curriqueiras.
    • emad
    • 12 janeiro 2018

# 51

Colocado por: jorgealvesdepende do relatório do tecnic sendo muito fácil de justificar esta situação de modoa nao haver duvidas com a seguradora.

O relatório do técnico reparador tem de coincidir com a realidade. Caso contrário o perito recusa. Se o problema não for eléctrico e que tenha sido causado por um pico de corrente, e para esquecer. Muitas vezes as coisas electrónicas avariam no verão e só na semana da trovoada se faz a participação. Mas tem de ser peça queimada.
  7.  # 52

Colocado por: obpJá agora a nível de curiosidade:

cuidado pois depende das configurações da máquina, consulte o instalador do equipamento.
  8.  # 53

O relatório do técnico reparador tem de coincidir com a realidade. Caso contrário o perito recusa. Se o problema não for eléctrico e que tenha sido causado por um pico de corrente, e para esquecer. Muitas vezes as coisas electrónicas avariam no verão e só na semana da trovoada se faz a participação. Mas tem de ser peça queimada.
    ninguém falou de faltar a verdade.
    • emad
    • 12 janeiro 2018

# 54

Colocado por: jorgealvesninguém falou de faltar a verdade.

Nem eu.
  9.  # 55

Sobre automóveis e se calhar aplica-se a estas máquinas:

Vocês acham que as coisas pioraram por mero acaso, é? Então pensam que a Mercedes ganhou muito dinheiro com os Mercedes 190d? Claro que não. Material demasiado fiável pode dar bom nome à casa, mas não dá retorno naquilo que realmente é lucro - a manutenção e reparação mecânica.
  10.  # 56

Colocado por: ig25192Opto pela mesma marca? Ou outra ?

É para radiadores ou piso radiante?
    • eu
    • 12 janeiro 2018

# 57

Colocado por: JotaPMaterial demasiado fiável pode dar bom nome à casa, mas não dá retorno naquilo que realmente é lucro - a manutenção e reparação mecânica.

Então por isso é que a FIAT é muito mais rica que a Mercedes....
  11.  # 58

Colocado por: eu
    Então por isso é que a FIAT é muito mais rica que a Mercedes....
    Um exemplo de duas marcas que concorrem no mesmo segmento sem dúvida...
  12.  # 59

Piso já vi. Depende do orçamento disponivel ;)

A LG tem monoblocos com preços interessantes. A Hitachi tem agora umas A+++ com COP de 5:
    http://www.pmcoppack.com/news/wp-content/uploads/2017/11/DOMESTIC-HEATING-Yutaki-M.pdf
  13.  # 60

Só Piso radiante. Cerca de 220m2

0.0265 seg. NEW