Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Neste caso a válvula fica a cerca de 1,20 de altura por isso não dá para a esconder nos armários inferiores nem superiores. Provavelmente foi isso que fizeram nos outros apartamentos já que ela simplesmente "sumiu".

    Tenho de ver as hipóteses com o construtor. A bancada vai ser revestida com silestone e a parede com vidro fosco colorido.

    Desde já agradeço as opiniões!
  2.  # 2

    Colocado por: petersilvesTenho de ver as hipóteses com o construtor. A bancada vai ser revestida com silestone e a parede com vidro fosco colorido.

    meta a torneira, e depois remove e mete o vidro...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersilves
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasa torneira pode estar atrás de um armário da cozinha.... (desde que acessível) e devidamente identificada o local...
    Outra hipótese é mandar efectuar a certificação do gas antes de meter o revestimento dessa parede de cozinha. depois da certificação, visto não querer gas no apartamento, manda retirar o miolo da válvula e reveste com o revestimento previsto... Pessoalmente so mando aplicar o revestimento entre bancadas apos a instalação de todos os móveis e bancada... não gosto de ver roda-tampos.
    Boa sorte veja qual a maneira mais simples.


    As válvulas de corte dos aparelhos têm que ter acessibilidade de grau 1, logo não podem estar dentro de qualquer tipo de armários, ao contrário das válvulas de corte em caixas de contadores ou caixas de abrigo na fachada dos edifícios (transição PE/metal). Imagine haver um fogo e ter que andar a procurar a válvula para cortar o gás do aparelho...

    Além disso, a legislação obriga ao posicionamento das válvulas de corte aos aparelhos a uma cota de entre 1.0 e 1.4 metros ao piso, precisamente para que fiquem visíveis entre ambos os armários.

    No caso em concreto eu nunca colocaria a válvula de gás logo atrás do fogão, havendo um pequeno fogo não conseguia activar a válvula. Mas sendo uma placa de indução basicamente a válvula fica inoperacional, logo o meu argumento não se aplica e não deve haver problema de maior em ter a válvula no mesmo alinhamento da placa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: petersilves
  4.  # 4

    Colocado por: SkinkxAs válvulas de corte dos aparelhos têm que ter acessibilidade de grau 1

    1. De acordo com a Portaria 361/98, as tubagens não deviam passar nem perto das chaminés, mas toda a gente o faz, não é?

    2. Disseram-me hoje que a válvula de corte do gás (da placa) não pode ficar no espaço da chaminé da cozinha, o que vem na linha do ponto 1.
    E nos casos em que se VEDA a chaminé e se coloca um exaustor? Qual a vossa experiência?
      IMG_20190123_110444.jpg
      IMG_20180809_114306.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.E nos casos em que se VEDA a chaminé e se coloca um exaustor? Qual a vossa experiência?

    qual chaminé!!!, amigo Luis, o que conta será a area da campanula do extrator, nesse caso.
    acho que nem há motivo para mais conversa/ controvérsia...
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradasqual chaminé!!
    Caro Pedro Barradas.

    Releia o ponto 1 (interdição de passar com tubagem de gás nas paredes da chaminé). Neste caso, suponho que "chaminé" inclui (apenas?) as paredes da zona de extracção, que protegem as prumadas.

    Podemos concluir que apenas não se pode passar com tubagem de gás (e colocar a torneira de corte) na PAREDE DO FUNDO?
  7.  # 7

    OI!!!, Estava somente a considerar a questão da valvula...
    Quanto à tubagem, nunca vi nenhuma que não passe pela zona da chaminé.. possivelmente não pode se for tubagem à vista e esta estiver situada sobre a zona de queima...
  8.  # 8

    penso que é isso pedro, não podem é estar nas paredes da chaminé á vista.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasQuanto à tubagem, nunca vi nenhuma que não passe pela zona da chaminé..

    Colocado por: marco1não podem é estar nas paredes da chaminé á vista.

    A Portaria 361/98, diz o seguinte no que toca a "chaminés":

    8 - As tubagens embebidas não devem ficar em contacto com redes de vapor, água quente ou electricidade, sendo as distâncias mínimas entre aquelas e estas:
    c) De 5 cm em relação às chaminés.
    (...)
    9 - As tubagens podem ser recobertas, encastradas ou embebidas nas paredes, divisórias ou pavimentos, na condição de:
    d) Não serem instaladas nas paredes de chaminés;


    Uma vez que, neste caso, "chaminé" é uma prumada vertical por onde saem os fumos da cozinha, estamos todos de acordo que "as paredes de chaminés" corresponde, no caso das minhas fotografias em cima, às paredes DO FUNDO (i.e., a parede atrás da placa e do forno)?
  10.  # 10

    Certo mas isso não é parede de uma chaminé = ducto onde são extraids os fumos e/ou gases provenientes de combustão
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasCerto mas isso não é parede de uma chaminé = ducto onde são extraids os fumos e/ou gases provenientes de combustão

    Ai é, é!
    (essas fotografias são de apartamentos, e essas paredes até costumam ser irritantemente finas - não se pode abrir um roçozinho que cai logo entulho na panela da sopa das vizinhas de baixo!)
  12.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.Ai é, é!

    Certo, já entendi ;)
  13.  # 13

    ora nesse caso nem é preciso a lei, não dá/ não se deve fazer pois está-se a mexer na conduta geral das chaminés com as tais paredinhas finas.
  14.  # 14

    As tubagens não podem ficar DENTRO de chaminés, como não podem ficar dentro de poços de elevador e por aí fora.

    Você tem a válvula a 1.0/1.4 metros do piso. A chaminé está a mais de 2 metros do piso. Pelas minhas contas estão cumpridos os 5 cm de afastamento...

    Às vezes pode aparecer um tipo complicativo, mas é só isso, a complicar. A tubagem não pode é andar dentro da chaminé, no resto nunca tive problemas com isso, Luís.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  15.  # 15

    Colocado por: Skinkx. A chaminé está a mais de 2 metros do piso. Pelas minhas contas estão cumpridos os 5 cm de afastamento...

    Caríssimos,
    Conforme expliquei em cima ao P. Barradas, trata-se de um apartamento. Por isso, a parede da chaminé é a que fica ATRÁS da placa/do forno.
  16.  # 16

    Salvo erro pode ter a válvula a 80 cm do fogão, arreda a válvula para a esquerda, mergulha o tubo de cobre para baixo e assim que estiver nas costas dos móveis faz a ligação com uma lira metálica, entre o móvel e a parede.

    Com isso acabado é que é chato, mas mesmo assim eu ia argumentar que essa parede da chaminé é dupla ou pelo menos em tijolo de 20 e que mesmo com o roço tinha a tubagem a 10 cm da chaminé...

    Você pode tentar argumentar que o espírito da lei, ao mencionar chaminés, o faz em relação a exaustões de lareiras... ter vapores de confecção de comida/gorduras a passar aí pouco ou nada afecta a existência da tubagem de cobre que faz o abastecimento de gás. É certo que lhe chamamos chaminé, mas o espírito da lei é proteger a segurança dos utilizadores e não me parece que a exaustão de uma cozinha possa ser qualquer tipo de agressão a uma tubagem de cobre embebida, coisa que já não diria nas lareiras das salas, mas isto apela um pouco ao bom senso de cada um.
  17.  # 17

    Colocado por: SkinkxVocê pode tentar argumentar que o espírito da lei, ao mencionar chaminés, o faz em relação a exaustões de lareiras... ter vapores de confecção de comida/gorduras a passar aí pouco ou nada afecta a existência da tubagem de cobre que faz o abastecimento de gás.


    E se o fogão incendiar? deixa de ser apenas vapores de confecção e gorduras
  18.  # 18

    um roço mal aberto em que as costas do tijolo caiu na panela da vizinha de baixo e podemos ter ai um pequeno problema em caso da chaminé pegar fogo
  19.  # 19

    Colocado por: Luis K. W.Uma vez que, neste caso, "chaminé" é uma prumada vertical por onde saem os fumos da cozinha, estamos todos de acordo que"as paredes de chaminés"corresponde, no caso das minhas fotografias em cima, àsparedes DO FUNDO(i.e., a parede atrás da placa e do forno)?




    Colocado por: Luis K. W.8 - As tubagens embebidas não devem ficar em contacto com redes de vapor, água quente ou electricidade, sendo as distâncias mínimas entre aquelas e estas:
    c) De 5 cm em relação às chaminés.
    (...)
    9 - As tubagens podem ser recobertas, encastradas ou embebidas nas paredes, divisórias ou pavimentos, na condição de:
    d) Não serem instaladas nas paredes de chaminés;


    É como escreveu a lei é clara nesse ponto no entanto pode fazer uma segunda parede. e já cumpre todos os requesitos.
  20.  # 20

    Artigo 23.º

    Derivações de piso e de fogo

    As derivações de piso e de fogo devem ser implantadas ao longo das paredes, nas condições estabelecidas no artigo 16.º, 19.º, 20.º e 21.º, consoante a modalidade utilizada.


    Art 20 é o das tubagens embebidas e mais uma vez:

    Colocado por: Ivo F.9 - As tubagens podem ser recobertas, encastradas ou embebidas nas paredes, divisórias ou pavimentos, na condição de:
    d) Não serem instaladas nas paredes de chaminés;
 
0.0233 seg. NEW