Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho pesquisado bastante aqui pelo forum e tirado bastantes conclusões de ajuda, as quais agradeço até agora, mas desta vez calhou-me para compra de casa algo mais complicado que gostaria de ter alguma ajuda se possivel.
    Vi uma moradia da qual gostei e a qual começei o processo de crédito habitação que entretanto se complicou.
    Ora bem o imóvel é composto por 2 moradias:
    Uma delas está completamente legal sendo a Habitação 1.
    A outra foi construída apartir de uma garagem separada da casa(habitação 1), continuando lá a garagem e sendo construido ao lado uma segunda habitação e um anexo tudo junto, nao licenciado na camera, mas legal nas finanças. Existindo neste momento(na caderneta predial e fisicamente: HAB1 (legal em todo o lado), HAB2, Garagem, Anexo.
    Para efeitos de crédito habitação, avaliação e escritura, vou precisar da liçenca de habitação da habitação nr 1, dos outros 3 (HAB2, Garagem, Anexo) apenas está legal camarariamente a garagem.
    Qual a melhor alternativa que tenho? Pedir ao proprietário para legalizar os restantes como anexos para simplificar o processo, seria uma opção?
    Qual o IMT que terei de pagar visto a garagem estar separarada da Habitação 1 e perante a caderneta predial estar tudo como artigos diferentes e nas finanças me terem dito que tiria de pagar 6,5% de IMT.
    Alguem me consegue ajudar? Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Acho que podes fazer o que disseste:
    - o proprietário que torne isso tudo legal!
    Então mas tu queres comprar logo uma coisa e ficar já com uma batata quente nas maos?

    Outra opção que tenho lido aqui, é o proprietário baixar o valor da venda visto existir esses problemas.

    Agora fiquei a pensar noutra situação, o banco não envia ninguem para verificar os imoveis e ver que problemas podem existir???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rtavanez
  3.  # 3

    Exactamente
    Opção A: O proprietário que torne tudo legal
    Vantagem: Fica tudo legal
    Desvantagem: Tenho de esperar secalhar 1 ano para ficar tudo certo

    Opção B: Acordo um valor mais baixo e legalizo eu tudo
    Vantagem: Financiamente e prestação mais baixa
    Desvantagem: Risco de nao conseguir legalizar, e o banco não financia.

    Opção C: Acordo de valor um pouco mais baixo e ajudo o proprietário a legalizar a HAB2, Anexo, e Garagem, tudo como Anexos
    Vantagem(Se viável): Valor mais baixo, menor tempo de espera.
    Desvantagem: Uma carga de trabalhos e possivelmente algum tempo de espera.

    È viavel a opção C?
    Quais seriam todas as outras opções? Tendo em atenção que tenho sempre de recorrer a financiamento junto da Banca.

    Obrigado desde já.
  4.  # 4

    Com a lentidão dos nossos serviços publicos...

    Isso nao irá ser necessário fazer o que eles chamam de "levantamento" de todos os imoveis e proceder para um projecto para apresentar na camara?! Quando custa este serviço?
    E o banco estará já de maos abertas a emprestar dinheiro? Talvez sim... eles querem é emprestar para receber juros, mas fico com duvidas se existirá alguma clausula que impeça o emprestimo em caso de edificios ilegais porque estou agora a pensar, em caso de nao conseguires pagar o emprestimo e o banco ficar com a casa/terreno fica ele entao com a batata de ter edificios ilegais nao é?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rtavanez
  5.  # 5

    Para o banco é tudo uma questão de numeros, nesse caso eles iriam avaliar a casa como se não existisse nada onde estão implantadas as outras casas. Digo eu que seja assim sem conhecimento de causa tambem.
 
0.0066 seg. NEW