Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: XavierSaSuponho que está a falar com este tipo de telhado:

    sim ( a meu ver precisa de baixar a inlcinação... para uns 20% no máximo..... mas na zona do sotão a superficie é independente de ambas as alas. seria também uma agua. aproveitava a lareira central para ter um elemento interior que iria do piso 0, até á mezzanine ou sotão...
    e removia aquela coisa ( o riscovertical/plano) da fachada... umsa casa, identifica-se pela chaminé, pelo fogo... Fogo de habitação.

    A telha a´te poderia ser uma plasma ficava um mimo...
    e calro deve rever as areas e organização interior...
    Precisa de ser mais estudado.
    Essa casa poderia perder facilmente uns 20m2 sem perder qualidade ... ( 20x800= 16.000€ de poupança..)
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XavierSa
  2.  # 2

    Colocado por: enf.magalhaesO 3 d da parte de trás: a casa fica muito estranha!!!!

    Porque o objecto não está controlado....
  3.  # 3

    bem, então, mais vale deixar o sótão em branco?, ou reduzir a inclinação da cobertura e ou aumentar o numero de águas... nao sei.. nao me parece bem esse piso.

    bastavam umas mansardas...

    provar vinhos é sempre melhor ali ao lado da cozinha.... n tem de andar a subir e descer pra buscar mais vinho ou mais um queijo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XavierSa
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemosé tudo exageradamente grande,

    os quartos são gigantes, a IS é enorme, as salas são duas... talvez esse segundo andar coubesse bem no RC se tudo fosse um pouco mais contido.

    existe espaço a mais entre a cozinha e a sala de jantar.. essa mesa é de que tamanho?


    Sem ofensas Antonylemos, mas exageradamente grande não diria, talvez aréas desafogados sim.

    Só quando tiver com a arquitecta é que vamos definir as mobílias nos espaços, ainda é tudo provisório :)
    • clasus
    • 10 janeiro 2018 editado

     # 5

    Bem ... vou dar a minha opinião de utilizador.

    1º As escadas não acho que estejam lá muito bem. Isto porque, tendo tanta área e abrir a porta e dar com elas não me parece coerente. Assim, acho que deveria de libertar mais a zona da entrada.

    2º Em baixo, colada à garagem não é a sala de estar (parece ter lá uma tv). Se assim for, porque não troca a sala de estar com a cozinha e "sala de jantar"? Assim, as pessoas que entram, entram para a sala. Para além disso, fica mais perto trazer as compras da garagem para essa zona/dispensa.

    3º Um recuperador faz realmente falta. Como disse o Pedro servirá como divisória entre os espaços.

    4º Esse 1º piso/sotão será mesmo necessário? Será que dará mesmo uso? Eu eliminaria, pelo menos, o quarto.

    5º O telhado, como está, "afoga" a vista que tem da varanda do 1º andar. Poderá ser de outra forma para não parecer que está entre paredes, se é que me percebe?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XavierSa
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    sim ( a meu ver precisa de baixar a inlcinação... para uns 20% no máximo..... mas na zona do sotão a superficie é independente de ambas as alas. seria também uma agua. aproveitava a lareira central para ter um elemento interior que iria do piso 0, até á mezzanine ou sotão...
    e removia aquela coisa ( o riscovertical/plano) da fachada... umsa casa, identifica-se pela chaminé, pelo fogo... Fogo de habitação.

    A telha a´te poderia ser uma plasma ficava um mimo...
    e calro deve rever as areas e organização interior...
    Precisa de ser mais estudado.
    Essa casa poderia perder facilmente uns 20m2 sem perder qualidade ... ( 20x800= 16.000€ de poupança..)
    Concordam com este comentário:antonylemos


    Com a telha plasma o telhado ficava com o preço duplicado :)
    O risco vertical? A fachada é só um exemplo...e vai ser revestida com capoto.
  6.  # 7

    Colocado por: XavierSaEsse 1ºAndar é só um exemplo, não quer dizer que vai ficar assim, é só para aproveitar o espaço do soto... não vou usar no dia a dia, mas pode ser aproveitado para fazer um bar e prova dos vinhos para os meus amigos :)

    E tem de o fazer já?
    No seu caso eu ponderaria seriamente em nem sequer fazer já as escadas, ainda que deixando tudo o que fosse paredes e canalizações já feitas e depois, um dia mais tarde, se de facto sentisse a falta do espaço, então fazia a obra. Nos entretantos ficava aí com uma entrada em casa bem menos constrangida, e pouco proporcional às áreas do resto da casa, do que tem agora. Mas isto seria no caso de ter um orçamento apertado, o que não deverá ser o caso, vendo o projeto que apresenta.

    De resto, concordo com quase tudo aquilo já referido pelos outros users. De uma forma geral, fica a ideia que não foi muito bem pensado como será viver nessa casa, havendo trajetos algo sinuosos e longos e, principalmente, áreas para as quais parece não haver uma função já definida.

    Ficam também dúvidas sobre se a forma de rechear a casa foi ponderada:
    - Como vai preencher esse "buraco" de 10 m2 ou mais que tem quando se entra na suite? Para ficar vazio vai dar um ar despido à suite, para meter lá alguma coisa vai sempre ficar no caminho seja da cama seja do closet, parece-me.
    - Também no acesso do alpendre da garagem para a casa parece não haver remédio a criar aí uma área vazia, que será no fundo um segundo hall de entrada. A meu ver, mais valia assumir logo isso como a entrada da casa e poupava logo aquele corredor de entrada. Até porque, se como dá a entender a frente da casa é virada a norte, meterá menos frio em casa ter a entrada numa lateral.

    Já agora, se o norte é mesmo para aí, não seria preferível ter a janela do quarto junto à entrada virada a poente?

    Colocado por: pmquelhasApesar de terem uma possibilidade financeira alargada, o desperdício será sempre desperdício...

    Não poderia dizê-lo melhor.

    Só uma provocaçãozinha, a que o meu "anti-garagismo" não resiste: sou capaz de apostar um bom dinheirinho em como o chão dessa garagem não vai ser muitas vezes pisado por rodas, tendo aí esse alpendre.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XavierSa
  7.  # 8

    Se o Proprietário tem muito dinheiro para gastar e gosta da casa assim... Gostos são gostos.
  8.  # 9

    Colocado por: XavierSa

    Com a telha plasma o telhado ficava com o preço duplicado :)
    O risco vertical? A fachada é só um exemplo...e vai ser revestida com capoto.

    Quanto pensa que vai custar a construção dessa casa?
  9.  # 10

    Colocado por: clasus1º As escadas não acho que estejam lá muito bem. Isto porque, tendo tanta área e abrir a porta e dar com elas não me parece coerente. Assim, acho que deveria de libertar mais a zona da entrada.


    Depois de analisar (eu e minha esposa), vamos ponderar realmente sobre o aproveitamento do sotão, vai ficar em principio só para arrumos e tentar colocar umas escadas na zona da garagem.

    Colocado por: clasus2º Em baixo, colada à garagem não é a sala de estar (parece ter lá uma tv). Se assim for, porque não troca a sala de estar com a cozinha e "sala de jantar"? Assim, as pessoas que entram, entram para a sala. Para além disso, fica mais perto trazer as compras da garagem para essa zona/dispensa.


    Sim, é a sala de estar com TV e recuperador ao lado, nós temos preferência ter a cozinha do lado da estrada, porque queremos aproveitar a luz para a sala de jantar e estar.

    Colocado por: clasus3º Um recuperador faz realmente falta. Como disse o Pedro servirá como divisória entre os espaços.

    Penso que dá para dividir as aréas de outra forma, pois temos um amigo que tem essa solução do recuperador a dividir e não gostamos como ficou, mas penso que são gostos.

    Colocado por: clasus4º Esse 1º piso/sotão será mesmo necessário? Será que dará mesmo uso? Eu eliminaria, pelo menos, o quarto.

    Vai de encontro ao ponto 1

    Colocado por: clasus5º O telhado, como está, "afoga" a vista que tem da varanda do 1º andar. Poderá ser de outra forma para não parecer que está entre paredes, se é que me percebe?!

    Se o sotão for para arrumos, altera a configuração do telhado, vamos ver.
  10.  # 11

    Colocado por: mhpintoE tem de o fazer já?
    No seu caso eu ponderaria seriamente em nem sequer fazer já as escadas, ainda que deixando tudo o que fosse paredes e canalizações já feitas e depois, um dia mais tarde, se de facto sentisse a falta do espaço, então fazia a obra. Nos entretantos ficava aí com uma entrada em casa bem menos constrangida, e pouco proporcional às áreas do resto da casa, do que tem agora. Mas isto seria no caso de ter um orçamento apertado, o que não deverá ser o caso, vendo o projeto que apresenta.


    Concordo consigo, como já referi vai ficar para arrumos, no entanto preciso mesmo de um escritório que tinha pensado no aproveitamento do sotão, mas tenho de ver com a arquitecta outra solução.

    Colocado por: mhpinto- Como vai preencher esse "buraco" de 10 m2 ou mais que tem quando se entra na suite? Para ficar vazio vai dar um ar despido à suite, para meter lá alguma coisa vai sempre ficar no caminho seja da cama seja do closet, parece-me.

    Concordo que existe espaço desperdiçado sem utilidade nesse ponto, temos de rever o quarto da suite.

    Colocado por: mhpinto- Também no acesso do alpendre da garagem para a casa parece não haver remédio a criar aí uma área vazia, que será no fundo um segundo hall de entrada. A meu ver, mais valia assumir logo isso como a entrada da casa e poupava logo aquele corredor de entrada. Até porque, se como dá a entender a frente da casa é virada a norte, meterá menos frio em casa ter a entrada numa lateral.

    A entrada lateral é mesmo para o dia a dia, nós, familia e amigos, a outra entrada de facto é para receber pessoas "desconhecidas" como vendedores por exemplo.

    Colocado por: mhpintoJá agora, se o norte é mesmo para aí, não seria preferível ter a janela do quarto junto à entrada virada a poente?

    Não dá porque fique de frente depois a parede do vizinho :)
  11.  # 12

    Colocado por: mhpintoSó uma provocaçãozinha, a que o meu "anti-garagismo" não resiste: sou capaz de apostar um bom dinheirinho em como o chão dessa garagem não vai ser muitas vezes pisado por rodas, tendo aí esse alpendre.


    Isso preciso mesmo, ficará sempre pelo o menos um dos carros, além da moto, bike´s e o pequeno trator
  12.  # 13

    Colocado por: callinasQuanto pensa que vai custar a construção dessa casa?


    É sempre relativo como é óbvio e não me vou debater a colocar aqui o preço, porque uns vão achar que é pouco e outros vão achar uma fortuna... o pedrobarradas referenciou um preço ao m2 mais acima e não foge muito disso.
  13.  # 14

    O projecto da minha casa também é um U, mas completo ou seja com o mesmo comprimento atrás nas duas "pernas" e com a diferença que não coloquei aproveitamento sótão, aproveitando a laje para fazer garagem. Não gostei de ver o enquadramento da casa com telha e acabei por escolher telhado aparente com telha sandwich.
    Quanto às áreas de facto julgo que talvez pudesse redistribuir as mesmas. Os quartos estão efectivamente grandes e talvez reduzindo ganhasse espaço para criar mais divisões de arrumação por exemplo ou outras que lhe dessem jeito.
    Relativamente à area total se a casa é desse tamanho decerto já terá mais ou menos ideia do que irá gastar portanto estar a dizer que é exagerada ou assim não me parece fazer sentido...
    Boa sorte, vou acompanhar este projecto também para ter ideias para o meu que espero começar a construção na mesma fase que a sua =)
  14.  # 15

    Colocado por: XavierSa

    É sempre relativo como é óbvio e não me vou debater a colocar aqui o preço, porque uns vão achar que é pouco e outros vão achar uma fortuna... o pedrobarradas referenciou um preço ao m2 mais acima e não foge muito disso.

    Vai fazer a casa 1- independentemente do que custar, ou 2- adequar a casa ao dinheiro que pensa gastar?
    Se pensa como em 1, então a sua casa merece muitas mais voltas.
    •  
      mhpinto
    • 11 janeiro 2018 editado

     # 16

    Ainda bem que está disposto a fazer ajustes, e ainda por cima numa boa direção, parabéns por isso.
    Já que vai mexer, eu recomendaria fortemente, e acho que já mais alguém o fez, a arranjar forma de ter uma janela nesse WC maior, nem que seja uma janela pequena. Parece ser fácil de conseguir. Mas honestamente todo esse nó de ligação entre a zona social e os quartos me parece pouco bem resolvido.

    Colocado por: XavierSaA entrada lateral é mesmo para o dia a dia, nós, familia e amigos, a outra entrada de facto é para receber pessoas "desconhecidas" como vendedores por exemplo.

    Valerá a pena ter (e pagar bem por) uma entrada para usar uma ou duas vezes por ano? Ou quiçá até menos: no meu caso, os vendedores e outros estranhos à partida nem nunca passarão do portão do terreno.
    Depois, não sou arquiteto nem nada que se pareça, mas fica-me muito a impressão que abdicando da entrada principal poderia resolver muito melhor o nó que refiro atrás. Mas pode ser só impressão minha.
    Mas pronto, se faz questão, força nisso!

    Colocado por: XavierSaNão dá porque fique de frente depois a parede do vizinho :)

    Então como é que vão ficar esses janelões no corredor?
    •  
      mhpinto
    • 11 janeiro 2018 editado

     # 17

    Tenho uma sugestão para si, não sei se funciona na prática ou se já foi ponderada, mas cá vai:
    Trocar de posições o quarto virado a Norte e o WC grande. Para isso tem de mexer na ala dos quartos, seja tornando essa ala um pouco mais comprida, seja roubando um pouco (que pode perfeitamente e acho que até ficava melhor) à largura dos quartos, seja as duas coisas.
    A janela desse quarto ficaria colada à do quarto seguinte (onde agora tem esse bocado de parede na esquina do L) e, na parede entre quarto e sala, era questão de colocar o roupeiro para isolar o som.

    Deixa de ter um quarto virado a norte, que é péssimo, e passa a poder ter janela do tamanho que quiser no WC.

    Se conseguir abdicar dessa entrada principal, com essa sugestão fica aí nesse canto com espaço até demais para fazer um bom escritório, logo a seguir à cozinha, e o WC.
    Um escritório nesse local teria a vantagem (se bem que para si pode até ser desvantagem) de permitir mais interação entre quem lá está e o resto da zona social. Digo isto pois foi algo que procurei ter no meu projeto, pois o meu "escritório" será essencialmente um espaço para os miúdos brincarem/estudarem, pelo que quis mantê-los o mais possível em "linha de mira" ;)
  15.  # 18

    Colocado por: callinasVai fazer a casa 1- independentemente do que custar, ou 2- adequar a casa ao dinheiro que pensa gastar?
    Se pensa como em 1, então a sua casa merece muitas mais voltas.


    Tenho de adequar a casa, sim. Infelizmente não tenho meio milhão para gastar :)
  16.  # 19

    Colocado por: mhpintoValerá a pena ter (e pagar bem por) uma entrada para usar uma ou duas vezes por ano? Ou quiçá até menos: no meu caso, os vendedores e outros estranhos à partida nem nunca passarão do portão do terreno.
    Depois, não sou arquiteto nem nada que se pareça, mas fica-me muito a impressão que abdicando da entrada principal poderia resolver muito melhor o nó que refiro atrás. Mas pode ser só impressão minha.
    Mas pronto, se faz questão, força nisso!


    Mas a casa de frente fica muito mas muito esquisito se não houver uma dita entrada principal, diria mesmo estranho. No entanto acredito que resolvia algumas situações como referiu e bem.

    De salientar que a configuração da casa tem de ficar em U, pois este é um projecto de alteração, posso fazer mais pequeno, mas não posso fazer maior do que estava no 1ero projecto que foi aprovado.
  17.  # 20

    Colocado por: mhpintoEntão como é que vão ficar esses janelões no corredor?


    As janelas de facto são cumpridas, mas são daquelas estreitas, elas tem de ser reduzidas para duas de 2 metros cada, que é suficiente para ter alguma claridade
 
0.0254 seg. NEW