Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Sendo a minha moradia em banda uma construção já com 17 anos, resolvi tomar medidas quanto ao isolamento da mesma antes de começar a tratar de melhorar o aquecimento que tenho atualmente (Caldeira para Vulcano AC+AQS com radiadores de água), porque não justifica ter sempre o aquecimento a trabalhar e raramente atinjo os 20ºC.

    A moradia é composta por 4 pisos:
    Garagem com portão automático, uma janela e porta de alumínio;
    R/C com 2 portas de aluminio, uma janela com cerca de 1.20m na cozinha e uma janela com cerca de 3 metros na sala onde 2 das 3 secções dela são de correr;
    1º Andar com 2 quartos com janelas de correr com cerca de 2m de altura por 1.8m
    Sótão com 3 claraboias em madeira, cada uma tem 2 respiro laterais que dá para abrir ou fechar.

    A ventilação é natural e não forçada, onde tem entradas de ar nas casas de banho e nas 2 divisões do sótão (num canto no chão).
    As saídas de ar são igualmente nas casas de banho, cozinha e sala (lareira).

    Existe muita perda, acima de tudo derivado à caixilharia toda em alumínio, incluindo portas e vidros (apenas duplos)

    Pedi orçamento para a minha moradia geminada de umas portas, janelas, e janelas para sacada.

    De salientar que o objectivo é melhor isolamento térmico e acústico,

    O problema é que todas as janelas da casa são de correr, e além do frio que transmitem para o interior, há muita entrada de ar.

    Gostava de obter a vossa opinião quanto aos materiais utilizados:

    Perfil: PVC rígido VEKA SL/DJ 70mm em aço galvanizado com 5 câmaras e parede exterior de 3mm
    Portas: com fechadura Security 35/92 com 5 pontos de fecho
    Sacadas: Oscilo-Batente com 8 pontos de fecho
    Janelas: Oscilo-Batente com 5 pontos de fecho
    Vidros: 4+4 laminado / 16mm com gás Árgon / 4m Planitherm

    Obrigado
  2.  # 2

    O que quer saber em concreto. Essa caixilharia é bastante superior ao que tem agora.
    O Argon acho desnecessário.

    fica com uns caixilhos todos xpto, se depois a superfície opaca não acompanha( paredes, tectos , pavimentos em contacto com zonas não aquecidas/ exterior).. pode ter problemas de condensação graves ( envolvente das janelas, pontes térmicas ( pilares, vigas, padieiras, etc...), como vai tornar mais hermética a casa poderá a renovação de ar ser insuficiente, quando aquecer a casa, patologias decorrentes de condensação podem surgir.
  3.  # 3

    Compreendo.

    Já pensei por causa disso mesmo tentar fazer um estudo térmico com um técnico para saber qual a melhor opção a fazer quanto ao isolamento/aquecimento.

    No verão passado já levou roofmate por baixo da telha.

    Mas sinto que grande parte do calor se vai devido à excessiva ventilação e ao excesso de aluminios sem corte térmico que a casa tem.
  4.  # 4

    Colocado por: Luis_LraNo verão passado já levou roofmate por baixo da telha.

    Isso fez bem.. mas tem um sotão...

    Colocado por: Luis_LraMas sinto que grande parte do calor se vai devido à excessiva ventilação e ao excesso de aluminios sem corte térmico que a casa tem.

    Por isso existem auditorias a edificios, e não digo para efectuar um CE.. isso é disparate... a não ser que queira utilizar algum apoio ( caso haja) para a intervenção que quer fazer... e suber pelo menos dois escalões no CE...
    antes de gastar um afortuna em caixilharias, paga uns 400€ a um perito que lhe possa assessorar na definição do que é necessario ou naõ, inlcundo caixilhos, verificar a envolvente e ver a ventilação... Se for fazer isto, Exija empresa e/ou profissional que tenha uma Camara termografica.
  5.  # 5

    Bom dia.

    Sim, de facto a questão das águas furtadas pode não ajudar em termos térmicos, mas como as clarabóias são em madeira e os respiros estão fechados não há-de haver muita perda por aí.

    Quanto a essa questão da auditoria, já falei a um amigo que é Eng.º Cívil e ele conhece alguém que faz esse tipo de estudo térmico com a tal câmara termográfica, assim já irei perceber melhor as minhas necessidades, e como disseste, não deito dinheiro para o lixo.

    Conto que eles passem lá esta semana.

    No outro dia li noutro tópico qualquer para verificarmos a perda de temperatura que existe em 24h após desligar o aquecimento, no meu caso tive uma perda de 3ºC/3.4ºC.

    Já pensei deixar uma semana ligado para ver se ao manter a temperatura acabaria por gastar menos gás natural, mas era um esforço que certamente não valeria a pena tendo em conta as perdas que tenho (ou que julgo que tenho).

    Esta baixa de temperatura é normal ou deveria ser menos acentuada?
  6.  # 6

    Colocado por: Luis_Lraesse tipo de estudo térmico com a tal câmara termográfica

    Depois diga quanto pagou sff.
  7.  # 7

    Colocado por: Luis_LraQuanto a essa questão da auditoria, já falei a um amigo que é Eng.º Cívil e ele conhece alguém que faz esse tipo de estudo térmico com a tal câmara termográfica

    Já tem novidades?
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradascomo vai tornar mais hermética a casa poderá a renovação de ar ser insuficiente, quando aquecer a casa, patologias decorrentes de condensação podem surgir.


    Bom dia.

    Pedro, se possível, gostava de obter uma opinião sua.

    Desde a última vez que aqui estive, a única coisa que fiz na casa foi colocar um recuperador de calor "normal" a Dez/2018.

    O inverno foi passado sem nenhum problema.

    Com o início deste inverno, do nada e sem saber de onde apareceu, comecei a sofrer de condensação em vários pontos da casa:
    - Janela ao pé do recuperador;
    - Na janela do meu quarto, inclusive uma pequena poça que se formou (possível infiltração através de um respiro);
    - Janelas das águas furtadas com imensa condensação, e, bastante bolor (são de madeira e o gás foi trocado à 4 anos).

    Pontos a ter em consideração:
    - Banhos, são sempre tomados na casa de banho do quarto com o desumificador ligado até a estar seca (paredes);
    - Quando me deito tenho a janela do quarto sequinha;
    - Após me ter apercebido da condensação nas águas furtadas, comecei a arejar e mesmo depois de um dia de sol e secas, já estão com condensação ao final da noite.

    Presentemente a casa tem 20 anos, eu estou cá à 2, nunca sofreu destes problemas e já este ano vou ter de trocar o rodapé junto à janela porque ele está podre!

    Se me pudesse ajudar/aconselhar agradecia.

    Obrigado
 
0.0097 seg. NEW