Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Sou novo aqui no forum, mas tenho acompanhado já algum tempo os vários temas aqui abordados e tenho aprendido bastante com os assuntos expostos aqui pelos vários membros do forum. Acho que este forum de extrema utilidade para quem anda a construir ou a pensar construir.

    Estou prestes a iniciar a construção da minha moradia e após algumas conversas com alguns construtores foi proposto para a impermeabilização da minha moradia em detrimento na cobertura invertida a seguinte solução:

    1-Lage
    2- isolamento térmico 6 cm
    3- realização pendentes (espessura 3 cm)
    4- telas
    5- isolamento térmico 3 cm
    6-geotexti
    7- proteção pesada

    O que acham desta solução?

    Obrigado
  2.  # 2

    Entre o 2 e o 3 meta um geotêxtil
    As pendentes 3cm é o mínimo nas zonas mais baixas
  3.  # 3

    e no projecto o que diz?
  4.  # 4

    No projecto é proposto cobertura normal. Depois em conversa com o meu arquitecto ele falou na poliureia que era uma boa solução, e eu falei dessa solução a um construtor e ele sugeriu esta solução devido a ficar mais barato e termicamente ficar melhor que uma cobertura invertida e relativamente a uma cobertura normal que até era melhor.
  5.  # 5

    Colocado por: nfm0980No projecto é proposto cobertura normal

    O que é cobertura normal?
    Telha ou telas?
  6.  # 6

    cobertura normal : pendentes+isolamento termico+telas+geotextil+proteção pesada
  7.  # 7

    Muito sinceramente entre uma opção e outra, eu escolhia a que me desse mais garantias de uma boa execução.
    Aposte na pormenorização do sistema e numa boa fiscalização
  8.  # 8

    Entre a cobertura normal e a proposta pelo construtor? Deveria colocar como sugeriu um geotextil entre o ponto 2 e 3 devido a condensações?
  9.  # 9

    Colocado por: nfm0980Deveria colocar como sugeriu um geotextil entre o ponto 2 e 3 devido a condensações?

    Tb, mas essencialmente para servir de lamina de dessolidarização.
    Ainda que o melhor era ter tb uma tela pitonada
    Concordam com este comentário: braga.pm
  10.  # 10

    Irei falar disso ao construtor a ver o que ele diz (também não fica muito caro colocar mais um geotextil e se for para ficar uma solução melhor nem penso 2 vezes)
  11.  # 11

    Colocado por: nfm0980Irei falar disso ao construtor a ver o que ele diz

    Deve falar é com o seu técnico
    Por norma, os construtores indicam a solução que para eles é mais lucrativa.
    Acredite que a mais lucrativa para um construtor nem sempre é a mais cara. Eu estou algumas vezes "nesse lado" e sei como é que as coisas funcionam.
  12.  # 12

    Estou na dúvida entre telas pvc e telas betuminosas.
    No no início pensei em colocar telas pvc mas depois de reunir com algumas empresas desse ramo referiram que no caso telas pvc com pouca pendente pode ser um problema devido saturação das telas essas perdem propriedades (plástico) e começam por quebrar e dai com o tempo deixam passar água. Nas betuminosas disseram que já não existe esse problema. Gostava da vossa opinião.
    Eu para telas pvc tinha pensado no seguinte

    Tela antivapor sica
    Xps 5cm
    Manta
    Pendente 5 cm betonilhas
    Xps 5
    Manta
    Telas pvc 1,5
    Manta
    Xps 5
    Manta
    Godo
    Ou caso de betuminosas

    Tela betuminosa 3 kg
    Manta
    Xps 5
    Pendentes 5 cm
    Tela betuminosas aba 3 kg fibra de vidro e 4 kg poliester
    Xps 6
    Manta
    Godo
    Qual a vossa opinião?
  13.  # 13

    Sinceramente está algo “confuso”.

    Pvc


    Bpv
    Betonilha com 2% pendente
    La mineral com 150kg com 10cm ( ou mais a definir pela termica)
    Pvc 1.5
    LAmina drenante
    Godo
  14.  # 14

    Eu voy lhe dar um concelho de um parvo
    Eu se fosse casa minha nem punha tela pvc nem tela asfalticá.
    Já fui a 2 moradias concertar essas telas , numa já tava a entrar água nos cantos e em cima da parede a tela tava a descascar

    Eu logo em cima da lage dava uma demao primário primolite base solvente . Depois uma demao tinta de areia . Depois 3 ou 4 demãos de tinta terraços ou tela líquida . Nunca mais entra água ai. Depois podia por o esferovite por causa do calor . Depois o veo de noiva e o seixo
  15.  # 15

    Todos os esquemas de impermeabilização são bons, quando bem executados e homologados/certificados pelas entidades competentes.
    Todos os esquemas devem ser HOMOLGADOS pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Na documentação de homologação vem lá como deve proceder à aplicação do mesmo e cuidados a ter.

    Este é um dos pontos mais críticos/importante da construção da sua moradia: " Garantir a boa execução da impermeabilização"

    Caro NFM0980, se o seu técnico/projectista já sugeriu/previu um esquema de impermeabilização , questione o porquê desta escolha. Certamente haverá uma razão.
    Concordam com este comentário: Sérgio KYO
  16.  # 16

    Completamente de acordo com o amigo gandarez.


    Colocado por: braga.pmEstou na dúvida entre telas pvc e telas betuminosas.
    No no início pensei em colocar telas pvc mas depois de reunir com algumas empresas desse ramo referiram que no caso telas pvc com pouca pendente pode ser um problema devido saturação das telas essas perdem propriedades (plástico) e começam por quebrar e dai com o tempo deixam passar água. Nas betuminosas disseram que já não existe esse problema. Gostava da vossa opinião.
    Eu para telas pvc tinha pensado no seguinte

    Tela antivapor sica
    Xps 5cm
    Manta
    Pendente 5 cm betonilhas
    Xps 5
    Manta
    Telas pvc 1,5
    Manta
    Xps 5
    Manta
    Godo
    Ou caso de betuminosas

    Tela betuminosa 3 kg
    Manta
    Xps 5
    Pendentes 5 cm
    Tela betuminosas aba 3 kg fibra de vidro e 4 kg poliester
    Xps 6
    Manta
    Godo
    Qual a vossa opinião?


    Funcional em ambas as hipóteses apesar de achar algo ridículo a afirmação em relação as telas pvc, se tivesse de apostar diria que essas empresas apesar de dizerem que colocam telas pvc so devem ter pessoal para colocar telas asfalticas (pvc representa uma percentagem reduzida do mercado, preço material+mão de obra nem sempre apelativo) e quando aparece trabalhos em tela pvc recorrem a outras empresas ficando com uma margem de lucro mais reduzida.
    mas isto é pura especulação.

    Pessoalmente apostava em tela pvc e cortava alguns passos, pendente + barreira de vapor + xps(ou isolamentos tipo PIR, melhor desempenho termico) + tela pvc.
    Dependendo do objectivo poderia deixar a tela pvc exposta ou: xps 3cm(opcional) + manta geotextil + godo/lajetas.

    Mas em qualquer umas das opções a unica coisa que pode correr mal é uma má execução do trabalho, de resto não me parece que tenha como errar
    Concordam com este comentário: GANDAREZ
  17.  # 17

    Colocado por: Sérgio KYOCompletamente de acordo com o amigo gandarez.




    Funcional em ambas as hipóteses apesar de achar algo ridículo a afirmação em relação as telas pvc, se tivesse de apostar diria que essas empresas apesar de dizerem que colocam telas pvc so devem ter pessoal para colocar telas asfalticas (pvc representa uma percentagem reduzida do mercado, preço material+mão de obra nem sempre apelativo) e quando aparece trabalhos em tela pvc recorrem a outras empresas ficando com uma margem de lucro mais reduzida.
    mas isto é pura especulação.

    Pessoalmente apostava em tela pvc e cortava alguns passos, pendente + barreira de vapor + xps(ou isolamentos tipo PIR, melhor desempenho termico) + tela pvc.
    Dependendo do objectivo poderia deixar a tela pvc exposta ou: xps 3cm(opcional) + manta geotextil + godo/lajetas.

    Mas em qualquer umas das opções a unica coisa que pode correr mal é uma má execução do trabalho, de resto não me parece que tenha como errar
    Concordam com este comentário:GANDAREZ



    Bpv por cima do pendente???
  18.  # 18

    É assim alguns dos projectos que tenho realizado recentemente e não fui eu que escrevi o caderno de encargos, não vou defender este sistema como algo que simplesmente não pode ser feito de outra forma, mas tendo em conta o seu comentário fiquei curioso em relação a validade desta ordem de procedimentos.

    http://www.texsa.pt/pt/soluciones/id355/cobertura-plana-nao-transitavel-convencional-imp-pvc-autoprotegido-aderido-zonas%C2%A0a-b-c-.htm

    https://www.sotecnisol.pt/materiais/sistemas/solucoes-de-impermeabilizacao-isolamentos-e-drenagens/coberturas-metalicas-sistema-deck/pvc-p/sistema-fixado-mecanicamente/la-de-rocha-n5075/sistema-fixado-mecanicamente-la-de-rocha-n507/

    http://ds.arcelormittal.com/construction/arval_iberia/11974/11984/language/PT

    http://www.soprema.co.uk/en/selection-guide/solution/warm-roof-self-adhesive-vapour-barrier-F6882756CEEC3E6CC125809D004CED6B?guide=FD296170B702E9E8C125805100466E19

    Durante muitos anos com a tradicional cobertura invertida a barreira de vapor(se existisse) não era da minha responsabilidade, desde da chegada do sistema PIR e alguns trabalhos com xps+pvc é que começou a cair sob a minha alçada a colocação de barreira de vapor e sempre foi assim que me foi apresentada a solução, material que daria a pendente(argamassa/metal/madeira)+isolamento termico+camada impermeabilizadora.

    Não descarto de maneira alguma estar errado, estou aqui para aprender também(e tenho aprendido bastante)

    Edit: esqueci da manta geotextil entre isolamento e tela no caso de falarmos de PVC
 
0.0197 seg. NEW