Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Boas malta, obrigado a todos pela preocupação, as pendentes estão feitas já (apesar de pouca) mas está feita, o que vou fazer é meter a o XPS para cima, Manta Geotêxtil, e tela PVC e esta feito.

    Aqui a dúvida sobre a barreira de vapor que foi levantado se não devia meter entre a laje e o XPS...

    Que tipo de barreira seria essa?

    SCCorreia

    Acho que será mais do que suficiente a manta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  2.  # 182

    Com tanta chuva que tem caído basta confirmar se ficam poças na cobertura ou se a água está a escoar para onde deve!
    Concordam com este comentário: myhouse235, RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  3.  # 183

    Colocado por: brunozomarco1

    não vai ter camada de forma com pendente?

    A pendente é a que está já na placa feita, apesar de não ser muito vou deixar assim, se não teria de andar a fazer essas pendentes com o esferovite não!!!

    por baixo do xps não vai ter barreira para vapor?

    Pois por baixo do xps não tinha pensado em colocar nada que barreira deveria meter? Manta geotextil??!!

    NMGS

    A opção foi esta porque já tenho uma parte da casa com isto e estava satisfeito só que desta vez queria ser eu a aplicar e adicionar o XPS pq esta parte tem um quarto por baixo e na outra era uma garagem.


    Aproveito a oportunidade para perguntar onde posso comprar estas peças, pois tentei fazer com a tela que comprei Sikaplan 12G mas não dá porque na net tem uns videos que eles dão calor e esticam mas esta tela não estica pois tem uma rede de fibra e não dá para esticar como nos videos que por aí aparecem.





    Obrigado a todos


    Temos solução para o escoamento, muito parecido a esse tipo de imagem que colocou.
    Somos representantes da marca TOPWET e conseguimos fornecer-lhe essa opção.

    Envie-nos um email para [email protected] que daremos seguimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  4.  # 184

    Atlas Eurobuild

    Email enviado ;)

    Não sei se por aqui existem instaladores que me pudessem vender tipo 1m ou 2 m de pvc sem o poliéster, pvc maneável que utilizam para fazer essas peças, pois o que eu tenho tem fibra e já tentei esticar e não estica quase quase nada.

    https://youtu.be/7YzIpLzzBJw?t=65
  5.  # 185

    Colocado por: brunozoAtlas Eurobuild

    Email enviado ;)

    Não sei se por aqui existem instaladores que me pudessem vender tipo 1m ou 2 m de pvc sem o poliéster, pvc maneável que utilizam para fazer essas peças, pois o que eu tenho tem fibra e já tentei esticar e não estica quase quase nada.

    https://youtu.be/7YzIpLzzBJw?t=65


    Tela em pvc sem armadura, seja py ou fv, só conheço a das piscinas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  6.  # 186

    Colocado por: brunozoBoas malta, obrigado a todos pela preocupação, as pendentes estão feitas já (apesar de pouca) mas está feita, o que vou fazer é meter a o XPS para cima, Manta Geotêxtil, e tela PVC e esta feito.

    Aqui a dúvida sobre a barreira de vapor que foi levantado se não devia meter entre a laje e o XPS...

    Que tipo de barreira seria essa?

    SCCorreia

    Acho que será mais do que suficiente a manta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia


    Pode fazer a bpv de várias formas:

    - lamina de polietileno soldada;
    - lâmina asfaltica selada
    - pintura asfalto-borracha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
  7.  # 187

    Colocado por: DR1982Mas dessa forma nao tem uma espessura de isolamento uniforme


    Exactamente, para efeitos termicos considerado o valor constante de isolamento térmico, e tem outras vantagens:

    - menor peso
    - menores custos de instalação
    - menores prazos de execução.
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 188

    Aproveito este tópico para me ajudarem a tirar uma dúvida:

    Reparei recentemente que a minha cobertura não está de acordo com o projeto.
    Recordo-me no final da obra o empreiteiro perguntar se queria gravilha ou lajetas, e optou-se por lajetas.

    O que ficou por baixo das lajetas é que me está a causar confusão.

    O projeto diz:
    "Cobertura exterior plana, composta por: 1) gravilha com 10 cm de espessura média, coeficiente de
    condutibilidade térmica de 2,0 W/m2.oC e resistência térmica de 0,050 m2.oC/W; 2) membranas flexíveis
    impregnadas com betume com 1 cm de espessura, coeficiente de condutibilidade térmica de 0,23 W/m.oC
    e resistência térmica de 0,043 m2.oC/W; 3) poliestireno expandido (eps) com 10 cm de espessura,
    coeficiente de condutibilidade térmica de 0,037 W/m.oC e resistência térmica de 2,16 m2.oC/W; 4) laje
    aligeirada com abobadilhas cerâmicas com 0,15 m de espessura, coeficiente de condutibilidade térmica de
    W/m.oC , resistência térmica de m2.oC/W; 5) espaço de ar com 0,20 m de espessura, resiostência térmica
    de 0,19 m2.oC/W; 6) placas de gesso cartonado com 0,02 m de espessura, coeficiente de condutibilidade
    térmica de W/m.oC e resistência térmica de m2.oC/W. (U=0,36 W/m2.oC)".

    Como está:
    Por baixo das lajetas e em contacto direto tenho XPS 6cm, depois um liquido isolante (não sei a referência) em cima do betão.

    Estou a ser prejudicado em relação ao que está no projeto?
    XPS 6cm é superior a 10cm de EPS?

    Agradeço a quem possa ajudar.
      Screenshot_1.jpg
  9.  # 189

    Colocado por: alam_
    Estou a ser prejudicado em relação ao que está no projeto?
    XPS 6cm é superior a 10cm de EPS?

    Agradeço a quem possa ajudar.
      Screenshot_1.jpg

    Está pois. O EPS tem sensivelmente a mesma resistência térmica que o XPS. Desta forma deveria ter 10cm de XPS, que é o que usualmente se coloca em coberturas invertidas.

    No entanto o XPS é mais caro que o EPS, pelo que o empreiteiro com a alteração de EPS para XPS pode pedir-lhe mais algum.
  10.  # 190

    Grosso modo está a ser prejudicado em termos de isolamento. 10 de eps são superiores a 6cm de xps. O xps tem cerca de 20% maisnperformance térmica que o eps. Não são iguais. Mas uma cobertura acessível como é o caso não me parece possível de executar com eps (é mais reformável). Provavelmente em termos de custo não andará muito longe.
    •  
      RRoxx
    • 18 dezembro 2020 editado

     # 191

    Colocado por: alam_"Cobertura exterior plana, composta por: 1) gravilha com 10 cm de espessura média, coeficiente de
    condutibilidade térmica de 2,0 W/m2.oC e resistência térmica de 0,050 m2.oC/W; 2) membranas flexíveis
    impregnadas com betume com 1 cm de espessura, coeficiente de condutibilidade térmica de 0,23 W/m.oC
    e resistência térmica de 0,043 m2.oC/W; 3) poliestireno expandido (eps) com 10 cm de espessura,
    coeficiente de condutibilidade térmica de 0,037 W/m.oC e resistência térmica de 2,16 m2.oC/W; 4) laje
    aligeirada com abobadilhas cerâmicas com 0,15 m de espessura, coeficiente de condutibilidade térmica de
    W/m.oC , resistência térmica de m2.oC/W; 5) espaço de ar com 0,20 m de espessura, resiostência térmica
    de 0,19 m2.oC/W; 6) placas de gesso cartonado com 0,02 m de espessura, coeficiente de condutibilidade
    térmica de W/m.oC e resistência térmica de m2.oC/W. (U=0,36 W/m2.oC)".



    que porcaria de descritivo. Essa palha toda tem quanto de coeficiente de transmissão termica?
    •  
      aacc
    • 18 dezembro 2020 editado

     # 192

    LOL
    Como dizia o outro... "é fazer contas"
  11.  # 193

    Agora no final da obra para ter o certificado energético final, digam ao projetista /perito que levou 6cm de xps. A resposta vai ser que não cumpre os requesitos e que não passa o certificado final.
  12.  # 194

    Para o caso de servir de ajuda a algum DO, deixo a minha cobertura acabada no mês passado.

    https://ibb.co/z8VnNpS
    https://ibb.co/h9XVSJ0
    https://ibb.co/jVCsctM

    (de baixo para cima)

    - BPV (penso que foi usado o Emufal)
    - Lã Mineral Termolan 100mm
    - 1ª camada de telas SBS Sopralene Elite 4kg (feltro poliéster e flexível baixas temperaturas até -25º)
    - 2ª camada de telas SBS Sopralene Elite 5kg Mineral (feltro poliéster e flexível baixas temperaturas até -25º)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  13.  # 195

    Colocado por: Paulo_SantosPara o caso de servir de ajuda a algum DO, deixo a minha cobertura acabada no mês passado.

    https://ibb.co/z8VnNpS
    https://ibb.co/h9XVSJ0
    https://ibb.co/jVCsctM

    (de baixo para cima)

    - BPV (penso que foi usado o Emufal)
    - Lã Mineral Termolan 100mm
    - 1ª camada de telas SBS Sopralene Elite 4kg (feltro poliéster e flexível baixas temperaturas até -25º)
    - 2ª camada de telas SBS Sopralene Elite 5kg Mineral (feltro poliéster e flexível baixas temperaturas até -25º)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI


    Colocado por: Paulo_SantosPara o caso de servir de ajuda a algum DO, deixo a minha cobertura acabada no mês passado.

    https://ibb.co/z8VnNpS
    https://ibb.co/h9XVSJ0
    https://ibb.co/jVCsctM

    (de baixo para cima)

    - BPV (penso que foi usado o Emufal)
    - Lã Mineral Termolan 100mm
    - 1ª camada de telas SBS Sopralene Elite 4kg (feltro poliéster e flexível baixas temperaturas até -25º)
    - 2ª camada de telas SBS Sopralene Elite 5kg Mineral (feltro poliéster e flexível baixas temperaturas até -25º)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI


    Boa opção, e saídas de água?
    Concordam com este comentário: riscos
  14.  # 196

    Colocado por: pc ferreira



    Boa opção, e saídas de água?
    Concordam com este comentário:riscos
    ter parece ter lá um ponto na última foto, mas...
  15.  # 197

    Colocado por: pc ferreira



    Boa opção, e saídas de água?
    Concordam com este comentário:riscos

    Foram executadas 6
    Porém, agora com estas chuvadas reparei que em 2 delas acumula alguma água. Pouca é certo.
    Espero que não seja problema...
  16.  # 198

    Colocado por: RRoxx


    que porcaria de descritivo. Essa palha toda tem quanto de coeficiente de transmissão termica?


    Coeficiente de transmissão térmica: 0.36 W/m2°C
    Coeficiente de transmissão térmica máximo regulamentar: 0.40 W/m2°C



    Colocado por: barbeiroGrosso modo está a ser prejudicado em termos de isolamento. 10 de eps são superiores a 6cm de xps. O xps tem cerca de 20% maisnperformance térmica que o eps. Não são iguais. Mas uma cobertura acessível como é o caso não me parece possível de executar com eps (é mais reformável). Provavelmente em termos de custo não andará muito longe.


    Queria dizer era prejudicado em relação ao térmico e não a custos. Se alterar para o que está no projeto se vou ter ganhos térmicos ou não vale a pena alterar. Não há problema a água estar em contacto com o xps?

    Obrigado
  17.  # 199

    Colocado por: Paulo_Santos
    Foram executadas 6
    Porém, agora com estas chuvadas reparei que em 2 delas acumula alguma água. Pouca é certo.
    Espero que não seja problema...


    Não era pelo acumular de água, era pela utilização dos acessórios adequados.

    Grande parte das patologias são devidas aos remates às saídas de água.
  18.  # 200

    Colocado por: pc ferreira

    Não era pelo acumular de água, era pela utilização dos acessórios adequados.

    Grande parte das patologias são devidas aos remates às saídas de água.

    Tem toda a razão!
    Os acessórios que foram usados foram uns já com tela galvanizada creio eu.
    Acrescento que, ao contrário do que o arquiteto desejava, e a pedido do próprio indivíduo que me colocará as caleiras que quase me pediu por amor de Deus para não as colocar embutidas na placa, as quedas de água serão todas por fora, a contornar a placa. Estraga um pouco a estética, mas optou-se por jogar pelo seguro.
 
0.0438 seg. NEW