Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoal,

    Como aqui há várias pessoas que entendem a sério de construção civil e dos meandros do negócio aqui vai a posta:



    À mais de um ano que andamos à procura de uma moradia usada e, apesar de termos encontrado já duas ou três com o perfil indicado, não avançamos por diversos motivos (localização, obras necessárias, falta disto ou daquilo, preço, etc...).

    Agora apareceu a hipótese de uma casa localizada numa urbanização no concelho de Sintra (húmido para #$%//&$#....), que ficou parada no tempo por falência do construtor original em...2003. O novo proprietário dos imóveis já começou a finalizar as casas - já tinham todas telhados de 2 folhas, algumas já estavam pintadas no exterior e com algumas partes em azulejo decorativo (aqueles de barro, pequenos e rectangulares), estucadas, com azulejos nos WCs e cozinhas, portões de garagens, etc).

    Para quem escolher já uma casa (antes desta ser alvo de finalização), o empreiteiro vai permitir a escolha dos materiais (inclusivamente nova cerâmica de paredes e pisos), e efectuar modificações interiores a pedido. A comercialização vai ser também efectuada por uma grande imobiliária (portanto será mais ou menos seguro, não?)

    Ficaria com uma casa "nova", num sítio aprazível, e na zona que pretendo. No entanto tenho receio que a estrutura, tubagens ou isolamentos térmicos já estejam ultrapassados...



    Gostaria assim de ter algum aconselhamento em termos de...

    . Janelas: As que estão a instalar nas vivendas já feitas são de alumínio/correr (desconheço as características, mas não me parecem grande espingarda...). Tenho outra moradia que veio instalada com Domal de abrir (parece-me o modelo Ecothermic), mas confesso que desconhecia a marca e nem sei o que é efectivamente corte térmico ou caixa de ar...O que é que recomendariam em termos de relação\qualidade?

    . Painéis Solares: Estava em pensar em pedir ao (re)construtor para deixar a pré-instalação do sistema efectuada, mas para isso precisava de saber que tipos de sistemas destes existem e o que é que será melhor para uma moradia que vai ter apenas 3 inquilinos...Será rentável?

    . Cozinha: A Maria gosta do design nórdico (leia-se Ikea), o que é recomendam nesta matéria, e\ou a quem é que poderei recorrer na zona de Lisboa?

    . Soalho flutuante para os quartos: Quais os tipos que existem e qual acham melhor?

    . Lareira, AC ou aquecimento c\caldeira?


    É claro que isto tudo terá que depois ser negociado com o construtor pois certamente o preço de venda não comportará materiais tão bons...


    Muito obrigado pela atenção
  2.  # 2

    O valor que vai pagar é com obras incluídas ou ainda vai ter de negociar a parte da finalização. É morador na zona ou apenas desconfia da humidade que se faz em Sintra? Relativamente ao preço do imóvel comparativamente ao valor do mercado na área é um bom negócio?
  3.  # 3

    Colocado por: PedroGomesO valor que vai pagar é com obras incluídas ou ainda vai ter de negociar a parte da finalização. É morador na zona ou apenas desconfia da humidade que se faz em Sintra? Relativamente ao preço do imóvel comparativamente ao valor do mercado na área é um bom negócio?


    Bom tarde Pedro,

    Moro num apartamento na zona de Sintra (comprado novo em 2002). O valor total da moradia é com as obras completas e pequenas modificações feitas a meu pedido, se eu optar pelos materiais e equipamentos deles, e não inclui os paineis solares pois não estão contemplados no projecto.

    Quanto ao preço, a resposta é sim.
  4.  # 4

    Se tiver acesso a lenha a borla aconselho recuperador de calor. Se não tiver pra estar a acartar lenha aconselho AC. Caldeira tente saber se já existe Gaz natural aí na área ou se não se importar de ter daquelas botijas de Gaz enormes é uma alternativa. Não me parece que seja mau negócio pelo que diz.


    PS. A Humidade em Sintra é **** n é? Lool
  5.  # 5

    Colocado por: cloverleaf

    Bom tarde Pedro,

    Moro num apartamento na zona de Sintra (comprado novo em 2002). O valor total da moradia é com as obras completas e pequenas modificações feitas a meu pedido, se eu optar pelos materiais e equipamentos deles, e não inclui os paineis solares pois não estão contemplados no projecto.

    Quanto ao preço, a resposta é sim.


    Janelas de correr são uma M***** nos dias que correm

    Opte por oscilobatentes , com um vidro duplo laminado e uma cx de ar 16 e claro corte termico , o controlo solar do vidro fica dependente da da exposiçao solar da casa
  6.  # 6

    Colocado por: PedroGomesSe tiver acesso a lenha a borla aconselho recuperador de calor. Se não tiver pra estar a acartar lenha aconselho AC. Caldeira tente saber se já existe Gaz natural aí na área ou se não se importar de ter daquelas botijas de Gaz enormes é uma alternativa. Não me parece que seja mau negócio pelo que diz.


    PS. A Humidade em Sintra é **** n é? Lool


    Pedro e Larkhe, obrigado pelas respostas,

    Vamos por partes (como dizia Jack, o Estripador eh eh)


    . Janelas de alumínio de abrir com oscilo-batentes - o PVC é caríssimo - com vidro duplo (laminado não é só para os pára-brisas dos carros?), caixa de ar de 16mm e corte térmico (sim, deve ser para cortar a temperatura, mas é uma característica do vidro ou do alumínio?) E a quem recorrer, o tal serralheiro que deixa flyers na caixa do correio ou, por exemplo, Domal? É que teria que negociar esta parte com eles...

    . Acho que já existe gás natural canalizado na zona, e "eles" dizem que instalam a lareira pois está no projecto (o recuperador claro que fica a meu cargo...assim como a lenha), e a caldeira + radiadores se eu quiser (se não desejar tapam os buracos). No entanto, fico de pé atrás com tanta benevolência...
  7.  # 7

    CUIDADO com o gás natural. Consulte na Galp Gás Distribuição se já tem instalado na zona. Também adquiri uma casa preparada exclusivamente para gás natural que, segundo o construtor, já estava instalada e depois.... nada!!! Tive de arranjar alternativa (resistência no painel solar) e abdicar do conforto do aquecimento central e andar com um aquecedor atrás do meu filho que tinha acabado de nascer... Ao fim de um ano lá consegui a ligação ao gás natural!

    Cuidado, salvaguarde-se! Defina bem o caderno de encargos até final da obra, materiais e valores de cada divisão (p.e. definição clara do plafond dos móveis de cozinha, materiais dos wc's, torneiras, azulejos, flutuante, etc etc etc). Não deixe escapar nada, senão vai ser enganado e vai ser sempre a somar para o empreiteiro!
  8.  # 8

    Eu optava por AC. Gostaria de por piso radiante mas o custo de instalação pago o ac e ainda o custo dele durante uns bons anos. Nas outras perguntas não opinei por não ter conhecimento dos mesmos. Mas aquilo da janela de correr concordo... Fuja disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  9.  # 9

    Colocado por: cloverleafÉ claro que isto tudo terá que depois ser negociado com o construtor pois certamente o preço de venda não comportará materiais tão bons...

    Quais são os materiais bons a que se refere?

    Colocado por: cloverleafe não inclui os paineis solares pois não estão contemplados no projecto.

    Hummm...peça-lhe uma cópia do projecto térmico. Não estou a ver uma moradia em construção actualmente a ser licenciada sem os painéis. O projecto inicial de certeza que não tinha, mas quase de certeza que tiveram que colocar na Câmara novo projecto para licenciamento.
    Concordam com este comentário: Supporter
  10.  # 10

    Colocado por: cloverleaf

    Pedro e Larkhe, obrigado pelas respostas,

    Vamos por partes (como dizia Jack, o Estripador eh eh)


    . Janelas de alumínio de abrir com oscilo-batentes - o PVC é caríssimo - com vidro duplo (laminado não é só para os pára-brisas dos carros?), caixa de ar de 16mm e corte térmico (sim, deve ser para cortar a temperatura, mas é uma característica do vidro ou do alumínio?) E a quem recorrer, o tal serralheiro que deixa flyers na caixa do correio ou, por exemplo, Domal? É que teria que negociar esta parte com eles...

    . Acho que já existe gás natural canalizado na zona, e "eles" dizem que instalam a lareira pois está no projecto (o recuperador claro que fica a meu cargo...assim como a lenha), e a caldeira + radiadores se eu quiser (se não desejar tapam os buracos). No entanto, fico de pé atrás com tantabenevolência...


    O custo do Pvc ou do Aluminio com corte termico e aproximadamente o mesmo......

    O laminado é para ter protecção acustica e restante é isolamente termico.

    Ou arranja quem o aconselhe bem , ou acho que vai gastar o dinheiro e ficar com uma casa com um conforto termico e acustico de 2003....
  11.  # 11

    Colocado por: SupporterCUIDADO com o gás natural. Consulte na Galp Gás Distribuição se já tem instalado na zona. Também adquiri uma casa preparada exclusivamente para gás natural que, segundo o construtor, já estava instalada e depois.... nada!!! Tive de arranjar alternativa (resistência no painel solar) e abdicar do conforto do aquecimento central e andar com um aquecedor atrás do meu filho que tinha acabado de nascer... Ao fim de um ano lá consegui a ligação ao gás natural!

    Cuidado, salvaguarde-se! Defina bem o caderno de encargos até final da obra, materiais e valores de cada divisão (p.e. definição clara do plafond dos móveis de cozinha, materiais dos wc's, torneiras, azulejos, flutuante, etc etc etc). Não deixe escapar nada, senão vai ser enganado e vai ser sempre a somar para o empreiteiro!


    OK amigo, vou ver a situação com a Galp, e talvez até tocar à campainha dos vizinhos que já moram à alguns anos no outro lado da rua...

    Quanto ao caderno de encargos, a situação não será fácil. É que o preço que foi apresentado, ainda de boca, é "chave na mão" com os materiais deles. O que está incluído é poder escolher as cerâmicas e os sistemas de aquecimento, cor das portas, do soalho flutuante, da cozinha, etc...

    Ainda vou ver se aceitam, por exemplo, a troca de caixilharia, ou a instalação de uma lareira apropriada para recuperador.

    E quanto aos painéis solares?
  12.  # 12

    Colocado por: Picareta
    Quais são os materiais bons a que se refere?

    Boa tarde amigo,

    Referia-me a caixilharia, soalho ou a uma cozinha com moveis de qualidade e design atractivo (para ela...)


    Hummm...peça-lhe uma cópia do projecto térmico. Não estou a ver uma moradia em construção actualmente a ser licenciada sem os painéis. O projecto inicial de certeza que não tinha, mas quase de certeza que tiveram que colocar na Câmara novo projecto para licenciamento.
    Concordam com este comentário:Supporter


    Bom, de facto como escrevi inicialmente, as casas são de 2003, e o empreiteiro disse-me que adquiriu a empresa falida e apenas tirou uma licença de acabamento (acho que não foi bem este o termo técnico) na Câmara Municipal para as terminar...
  13.  # 13

    Colocado por: larkhe

    O custo do Pvc ou do Aluminio com corte termico e aproximadamente o mesmo......

    O laminado é para ter protecção acustica e restante é isolamente termico.

    Ou arranja quem o aconselhe bem , ou acho que vai gastar o dinheiro e ficar com uma casa com um conforto termico e acustico de 2003....


    Obrigado pela informação,

    Mas não bastará se optar por portas e janelas com essas características, juntamente com um bom sistema de aquecimento? Refiro que as paredes já têm no meio aquela espécie de esferovite isolante (capoto?), e casa é geminada por um dos lados.
  14.  # 14

    Colocado por: cloverleafBom, de facto como escrevi inicialmente, as casas são de 2003, e o empreiteiro disse-me que adquiriu a empresa falida e apenas tirou uma licença de acabamento (acho que não foi bem este o termo técnico) na Câmara Municipal para as terminar...

    Se for isso está a construir com o projecto inicial...um empreiteiro que pega nisso e não actualiza os isolamentos, caixilharias, vidro, sistema de aquecimento e AQS, não é de confiar...não tem a mínima preocupação com a qualidade, e quer apenas ganhar dinheiro.
    Vai ter um certificado energético de D para baixo, que para uma casa nova não é aceitável.
    Concordam com este comentário: larkhe
  15.  # 15

    Colocado por: cloverleafRefiro que as paredes já têm no meio aquela espécie de esferovite isolante (capoto?),

    Com que espessura?
    Garantidamente não tem correcção das pontes térmicas (na zona dos pilares e vigas, não tem nenhum isolamento)

    Colocado por: cloverleafe casa é geminada por um dos lados.

    Como é que é constituída essa parede?
  16.  # 16

    Colocado por: cloverleaf

    Obrigado pela informação,

    Mas não bastará se optar por portas e janelas com essas características, juntamente com um bom sistema de aquecimento? Refiro que as paredes já têm no meio aquela espécie de esferovite isolante (capoto?), e casa é geminada por um dos lados.


    Se é parede dupla com XPS não é Capoto(etics)
    São coisas diferentes , ou seja era o que era usado em 2003, em Portugal duvido que nessa altura se falasse em capoto ou alguem instalasse isso...

    Leia o que o Picareta lhe escreveu.
    Concordam com este comentário: Supporter
  17.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Se for isso está a construir com o projecto inicial...um empreiteiro que pega nisso e não actualiza os isolamentos, caixilharias, vidro, sistema de aquecimento e AQS, não é de confiar...não tem a mínima preocupação com a qualidade, e quer apenas ganhar dinheiro.
    Vai ter um certificado energético de D para baixo, que para uma casa nova não é aceitável.
    Concordam com este comentário:larkhe


    Temo que seja mesmo isso...
  18.  # 18

    Ok, mas o facto de ser "material deles" deve estar estipulado....! Não cometa o erro que eu cometi, estou a rever-me perfeitamente na sua situação que é, em tudo, identica à minha.Não pedi uma lista completa dos materiais e depois foi sempre a ser enganado pelo empreiteiro, tudo que saía mais dos preços miseráveis era logo um "extra" para o empreiteiro... até as luzes e apliques dos muros tive de pagar (não ia ficar com um buraco nos muros)...
  19.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Com que espessura?
    Garantidamente não tem correcção das pontes térmicas (na zona dos pilares e vigas, não tem nenhum isolamento)

    Bom, não medi, mas talvez 2 ou 3 cm...


    Como é que é constituída essa parede?
  20.  # 20

    Apagar s.f.f.
 
0.0182 seg. NEW