Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia:

    Finalmente comecei a construir a minha moradia e já ando com alguns problemas com o construtor. Muito basicamente é um Sr. de alguma idade que pensa que só ele é pensa que sabe, dúvido que tenha sequer olhado para o projecto de térmica. Tenho alguma experiência na área mas sobretudo em renovações interiores e não obras de raiz.

    A minha pergunta é a seguinte, as paredes de betão da cave foram cheias por volta do dia 20 de Dezembro e o mesmo sempre me disse que as paredes tinham que secar cerca de 25 dias ... sei que o betão tem que secar bem mas também sei que se pode descofrar antes desde que não haja peso nas vigas de fundação etc, mas aceitei o tempo de cura. A questão aqui é a seguinte, ontem passo na obra e reparei que sem me avisar na sexta-feira já tinha começado o isolamento das paredes exteriores com tela asfáltica e sem qualquer primário .... a minha questão é que agora vai ter que arrancar a tela toda, aplicar o primário (componente betuminoso) e depois tornar a aplicar a tela asfáltica correcto?

    Em nenhuma cave corro riscos e certamente que não irei correr na minha casa e por este andar vou mesmo mudar de empreiteiro!

    Anexo print screen do protejo de térmica. Acho exagerado a colocação de tijolo , o que acham? Se tiver primário, tela asfáltica, xps e tela pitonada é suficiente? preciso mesmo de XPS para a cave?



    Anexo alguma fotos



    Cumprimentos
      20180113_103010 (Medium).jpg
      20180113_103033 (Medium).jpg
      20180113_102826 (Medium).jpg
      termica.jpg
  2.  # 2

    Em 90%(talvez mais) dos casos o primário nao vai fazer nada, a tela de facto tem boa aderência ao primário, mas o primário quase nunca tem melhor a aderência á superfície onde onde o material vai ser aplicado do que teria a própria tela.
    Pelo menos é uma tela em poliester mas ainda assim uma tela de 3kg... não seria a minha primeira opção dada a area a ser aplicada, mas se bem aplicada e protegida severa fazer o seu trabalho.
    Pessoalmente acho que a sapata em baixo deveria ser isolada também dobrando pelo menos 10cm, não sei se humidade por capilaridade poderá ser um problema, mas com mais um pouco salvaguarda isso e ainda fica com a sapata mais protegida.

    Ainda em relação ao primário é uma situação tão enraizada que por vezes as pessoas ao ver que esta tudo a ser feito pelo livro acabam descurar outras situações bem mais importantes como a qualidade dos materiais e da sua aplicação
  3.  # 3

    Ok obrigado Sérgio KYO pela tua opinião, mas o "primário" também serve de reforço de isolamento. Sim concordo que a sapata tem que ser isolada.
  4.  # 4

    O que é aquela alvenaria de tijolo!!? na cave enterrada pelo lado exterior!!!? nunca vi tal solução...
  5.  # 5

    Isso já não é a parede do piso 0?
  6.  # 6

    Eu dava 2 ou 3 demaos de fletkot tbem nas sapatas ou cabocos. Esta semana tou na damaia a arrancar tela de uma empena . Q **** é
    Pq quem fex o trabalho não deu 2 demãos de fletkot antes de dar a tela . Aí dp com os anos começa a arrancar . Aí nas fotos mande limpar esse cimento por cima e de lado e dei fletkot 2 ou 3 demaos. Mas dp n enchem com pedrãs aí ferem tudo
  7.  # 7

    Colocado por: J. Henrique AlmeidaOk obrigado Sérgio KYO pela tua opinião, mas o "primário" também serve de reforço de isolamento. Sim concordo que a sapata tem que ser isolada.


    Ponho um bocado em causa as capacidades isoladoras desse tipo de emulsões mas a minha opinião vale o que vale.
    Mas falando em reforço seria bem mais importante uma tela de 4kg ou mesmo 5kg, mas mais uma vez é apenas a minha opinião.
    Concordam com este comentário: valtere
  8.  # 8

    Ok obrigado, existe outra possibilidade que preferia ter usado que era algo como o Weber Tec 915. O problema é que preferem sempre o mais barato. Amanhã vou falar com o engenheiro que fez o projecto e com o arquitecto. Já reparei também que há muitos engenheiros que não têm prática "no terreno" e quando fazemos alguma pergunta remetem sempre para o programa de cálculos

    Cumprimentos
  9.  # 9

    Não conheço esse material e como tal não posso por em causa a sua qualidade, mas em relação a telas asfalticas barato é relativo, http://www.texsa.pt/pdfproducto/pt/pl39/productos/id423/hiper-morterplas-4-8-kg.pdf?cat_39=60 este é um dos materiais que mais tenho usado para o efeito e falando em preços deve lhe custar o dobro do material que tem aplicado em obra.
    Mas tudo é relativo, fale com os seus responsáveis em obra e com certeza chegará a uma solução.
  10.  # 10

    Obrigado pela opinião .... mas qualquer tela pede uma aplicação de "primário" antes como precaução e melhor aderência. Provavelmente em vez de arrancar a existente colocar outra sobreposta fazendo uma tela dupla?

    cumprimentos
    • AMCP
    • 14 janeiro 2018

     # 11

    se a tela assim vai descolar mais tarde, porquê colocar outra camada?
    mais peso
  11.  # 12

    Mas a tela se for colada directamente ao betão não vai descolar .... o primário como em tudo é uma segurança extra que não quero abdicar. Teria que se muito mal aplicada.

    Cumprimentos
  12.  # 13

    Quando encostarem as terras isso fica bom...
    Concordam com este comentário: Picareta
  13.  # 14

    Sim ainda leva a tela pitonada ... penso que ele não tinha previsto isso!!!!

    O betão é c20 / 25 e as paredes tem 25 cms. As sapatas são sobre dimensionadas mas não tenho qq problema com isso!!!
  14.  # 15

    Colocado por: J. Henrique Almeidao primário como em tudo é uma segurança extra que não quero abdicar.

    Segurança relativamente a quê? aquilo não impermeabiliza nada.
    Quanto a descolar, pode ficar descansado, que com o impulso das terras aquilo nunca vai descolar.
  15.  # 16

    Colocado por: J. Henrique AlmeidaObrigado pela opinião .... mas qualquer tela pede uma aplicação de "primário" antes como precaução e melhor aderência. Provavelmente em vez de arrancar a existente colocar outra sobreposta fazendo uma tela dupla?

    cumprimentos


    em relação a primário já disse a minha opinião e como é baseada unicamente em experiência nunca vou ter dados que suportem o que digo.
    Se põe em causa o facto de uma tela de 3kg ser suficiente para o efeito(não é zona de obra para se facilitar) e quer colocar outra, não vejo necessidade de tirar essa, nem tão pouco de aplicar uma tela muito superior á que já tem aplicada, excepto na sapata que ainda não tem nada.
    Um bom dreno e na parte superior levar a tela bem acima da cota da terra e não deve ter problemas
 
0.0194 seg. NEW