Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Carissimos,

    estou aqui a reunir ideias de como abordar este problema.

    Existe um vizinho no meu bairro que aparentemente usa um motor de forma prolongada por vezes até às 23.30 ou 24.00

    Não consigo determinar o tipo de máquina. Parece um compressor mas um compressor iria eventualmente parar de trabalhar e este tem paragens MUITO breves de alguns segundos antes de voltar à marcha.

    Liguei para a policia (localizada no proprio bairro) para perceber se mais alguém se queixou do mesmo. Aparentemente não.

    O barulho atravessa paredes dado que é uma frequência sonora baixa, perfeitamente audível. Obriga-me a colocar o volume da música/TV mais alto para camuflar esse ruído.

    A policia está na disposição de enviar um carro para verificar a origem mas o problema é que nem eu proprio sei de onde vem. Sem ter noção da origem não consigo enviar a policia.

    As perguntas que tenho são:

    1 - não deveria a policia investigar também?

    2 - a lei do ruído aplica-se com as restrições de horário ou neste caso é considerado poluição sonora que não deveria existir em nenhum horário?

    3 - vale a pena fazer queixa na policia ou acham que é perda de tempo e eventualmente estar a dar o meu nome para possíveis represálias?

    Estou desconfiado ser de um vizinho que também gosta de passar o seu fim de semana (domingo incluido) a cortar ferro com uma rebarbadora.

    Entre os índios que ouvem música a altos berros ao fim de semana e estas outras pessoas, estou quase a "emigrar" para um monte alentejano... Já ninguém respeita o espaço de terceiros, parece que vivem sozinhos no mundo.
  2.  # 2

    No seu post não explicita se mora num prédio ou moradia, e ao falar num ruído no bairro faz crer que o ruído vem de muito longe. Seja como for, há tempos passei por uma situação similar em que ouvia um ruído mecânico (periódico) no prédio e quase sempre à noite. Descobri que era um vizinho com insónias que usava uma máquina de costura, o ruído é grave e os intervalos de interrupção são curtos. Moral da história: não costurar à noite nem ter máquinas montadas na parede sem isolamento contra vibrações.
  3.  # 3

    Caro Nuno,

    O bairro é constituído por prédios e por pequenos prédios de 4 fogos.

    Infelizmente para mim tenho um ouvido muito apurado e a partir do momento em que ouço aquela frequência, é muito complicado deixar de pensar nela.

    Para mais, saio de casa pelas 6 da manhã e por esse motivo vou dormir cedo. Este barulho não costuma cessar antes das 23.30

    Faz lembrar um compressor mas também já pensei numa máquina de secar roupa dado que as breves paragens fazem lembrar a altura em que a máquina de secar para para inverter a marcha do barril.

    Indo ao quintal ouve-se ainda melhor o barulho mas está a ser complicado determinar a origem.
    • SPDias
    • 27 novembro 2020 editado

     # 4

    Dois anos depois da criação do tópico estou eu a passar exactamente pelo mesmo problema. Também não sei a origem. Começou há dois dias e faz uma ressonância parva. No meu quarto parece que está um carro estacionado com o motor ligado, mas na cozinha e perto da sala, parece que até se sente a vibração. É super incomodativo e deixa a pessoa a ouvir fantasmas até quando o ruído se desliga. Não faço ideia o que seja sequer, desconfio de algum compressor bem potente. E o pior é que moro numa moradia e o ruído vem algures do meio do quarteirão ... Criei um tópico tamvém, mas as poucas respostas, metade foram a gozar com a situação. Felizmente no meu caso não aconteceu ainda de noite, mas agora vem o fim de semana prolongado de recolhimento e desconfio que vou passar menos bem por causa disto.
  4.  # 5

    Pode ser máquina lavar roupa ou secar como referem. Provavelmente a pessoa seca a roupa no estendal e à noite acaba de secar.
    Mas esse ruído não está acima do limite por lei.
    Pode ate ser um ar condicionado.
    Para ouvidos assim sensíveis , como os seus e os meus, arranje uma tampões de espuma . Filtram esses ruídos na boa.
  5.  # 6

    Nos EUA há uma cidade que foi perdendo habitantes por causa do ruído que achavam que vinha doutra cidade vizinha. Mas nunca conseguiram descobrir a fonte do barulho nem provar que ele existia, não era audível para toda a gente.
  6.  # 7

  7.  # 8

    Colocado por: SPDiasCriei um tópico tamvém, mas as poucas respostas, metade foram a gozar com a situação.


    olhe que eu respondi que podia ser um DJ, mas não estava a gozar com a situação! foi uma possibilidade de que me lembrei, apenas... falou em ruído grave, vibração e associei a música e potentes subwoofers ou lá como se chamam.
    na casa onde moro actualmente também sinto um ruído muito incomodativo e mais ninguém na casa ouve. parece que estou mesmo ao lado de uma central eléctrica, uns dias piores que outros. mas apenas passa um cabo de corrente doméstica normal na rua e não há postes de alta tensão por estes lados. mas como também não tenho vizinhos assim tão perto, posso por a música mais alto se me apetecer.
    • SPDias
    • 28 novembro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: callinasPode ser máquina lavar roupa ou secar como referem. Provavelmente a pessoa seca a roupa no estendal e à noite acaba de secar.
    Mas esse ruído não está acima do limite por lei.
    Pode ate ser um ar condicionado.
    Para ouvidos assim sensíveis , como os seus e os meus, arranje uma tampões de espuma . Filtram esses ruídos na boa.


    Não é nada disso nem algo que se pareça. É algo muito mais grandioso que isso. Hoje começou pouco passava das 8 da manhã, e ao contrário dos dias anteriores não durou dez minutos. Ainda não parou!. Isto é um motor ou compressor ou que seja, que vem algures dos anexos no interior do quarteirão várias casas mais acima. Faz uma ressonância absurda.
  8.  # 10

    Só me faz lembrar do filme da guerra dos mundos
    • SPDias
    • 28 novembro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: callinasSó me faz lembrar do filme da guerra dos mundos


    Neste caso é bem audível e não sou só eu que oiço, não estou a imaginar fantasmas. Não tenho forma de identificar a fonte como deve ser porque está em local privado e inacessível, mas já isolei mais ou menos a área de onde vem. A ressonância que faz nas casas também distorce a origem. É tal e qual como está descrito na primeira mensagem do utilizador que criou o tópico. Hoje começou pouco de pois das 8:00 e só parou depois das 9:30.
 
0.0156 seg. NEW