Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 16 janeiro 2018

     # 21

    Uma boa caldeira a gás como recomenda o James e bons radiadores. Aquece e faz AQS.
    Isto se tiver gás natural.
    Se não tiver gás natural. Bom recuperador a água com bons radiadores.
    Se construir uma casa de raiz isole bem a casa e proteja os vãos do sol directo. Assim nao irá precisar de arrefecimento.
    • emad
    • 16 janeiro 2018

     # 22

    Pronto convectores.
    Se diz. É porque é.
  1.  # 23

    Colocado por: Anonimo06082021gosto lareiras abertas.


    Mas não são nada eficientes. São bonitas só para a fotografia.
  2.  # 24

    Colocado por: Anonimo06082021depende do que estiver a usar como referencia.


    Ok. Estou a comparar, em termos de emissão de calor e poupança de combustível, uma lareira aberta com uma que tenha recuperador.
    • ATTC
    • 16 janeiro 2018

     # 25

    Colocado por: emadUma boa caldeira a gás como recomenda o James e bons radiadores. Aquece e faz AQS.


    Caldeira + Radiadores é o que tenho neste momento no apartamento (150m2) e estou muito satisfeito em termos de consumos, no entanto estamos a falar de áreas pequenas. Para uma vivenda (250 m2) penso que o custo de exploração ia ser enorme!
    • emad
    • 16 janeiro 2018

     # 26

    Faça uma casa mais pequena.
    Ainda vai a tempo.
  3.  # 27

    Colocado por: Anonimo06082021sim,mas quais equipamentos....,mostre um exemplo


    JB, sobre equipamentos não lhe sei responder. Só comparei entre uma lareira aberta e uma com recuperador. Só assim!
    • emad
    • 16 janeiro 2018

     # 28

    Colocado por: ATTC

    Caldeira + Radiadores é o que tenho neste momento no apartamento (150m2) e estou muito satisfeito em termos de consumos, no entanto estamos a falar de áreas pequenas. Para uma vivenda (250 m2) penso que o custo de exploração ia ser enorme!

    Tem um apartamento de 150 m2 e ainda quer construir uma casa?
  4.  # 29

    As lareiras abertas são todas iguais; os recuperadores já diferem muito.
    • ATTC
    • 16 janeiro 2018

     # 30

    Colocado por: emadFaça uma casa mais pequena.
    Ainda vai a tempo.


    Ainda ia a tempo ... só esta semana fechamos o estudo prévio! Neste momento o arq.º esta a preparar o processo para entregar na câmara municipal.
    Para fazer uma casa mais pequena vivia no apartamento ... a família cresceu e tive de "dar o passo"!

    O sistema de aquecimento de uma casa é um assunto delicado ...

    Emad no entanto já decidi uma coisa ... vou ter um recuperador de calor ... (exigência da esposa...LOL) :)
  5.  # 31

    Colocado por: Anonimo06082021errado....completamente errado!!


    Eh pá!! Por esta não esperava... Não lhe vou pedir para explicar as diferenças porque já é tarde, mas agora deixou-me curioso.

    Gostava depois de saber então quais são essas diferenças entre as lareiras.
    • emad
    • 16 janeiro 2018

     # 32

    Aproveite bem o recuperador. Coloque recuperador a água.
    Uma tonelada de lenha custa 100€. No inverno aquece a casa e faz AQS.
    Imagine que gasta no máximo uma tonelada de lenha por mês.
    Não se deixe influenciar com o trabalho que dá a lenha.
    Uma vez por dia carregar um cesto de lenha não custa nada.
    Da saúde e faz bem à carteira.
    Não existem soluções baratas e eficazes sem trabalho.
    É como colocar relva. Gasta água, dá trabalho. Mas é relva.
    Simplifique.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, zeuza
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  6.  # 33

    Colocado por: Anonimo06082021nem perca tempo a querer saber.


    Se não quiser explicar esteja à vontade. Disse imediatamente acima que "gostava de saber...". Portanto, não tire conclusões erradas.
  7.  # 34

    Disse para eu não perder tempo a querer saber a diferença entre lareiras abertas. E eu respondi que isso não correspondia à verdade porque

    realmente queria saber. Não sei onde está a confusão...??
    • emad
    • 16 janeiro 2018

     # 35

    Colocado por: Anonimo06082021é como aquela dos 6kg de lenha para 16h.

    Ainda vamos defender aqui que por capoto não é solução. E vamos voltar às paredes duplas.
    Tenho uma discussão aberta sobre isso. Não vingou.
    Em construção é tudo pre-conceitos.
    • emad
    • 16 janeiro 2018

     # 36

    A malta quando chega ao fórum já vem influenciada. E depois quando contrariam o normal e a corrente, vem logo chuva de críticas.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  8.  # 37

    Tenho varias lareiras abertas , e o rendimento delas depende do artista que as fez , curiosamente a que tem mais rendimento é a que é menos profunda e um pouco mais alta, contudo na minha opinião tem a ver com dois ou tres factores , Chamine altura e largura, borbuleta de fecho da chaminé de modo a quando so ha brasas poder enviar mais calor para dentro de casa , pescoço de cavalo ( papo de rola para alguns) .
    Existem recuperadores muito maus basta procurarem ai um topico que andava ai a dias em que se queixavam que um recuperador não aquecia a casa e veio logo Alguem dizer que tinha um igual e que tb nao aquecia.....

    No entanto os recuperadores no meu ver tem sempre uma vantagem é o facto de serem mais limpos, não ha tantas cinzas no ar , no chão e é muito mais dificil de fumarem mal e entrarem fumos para casa (embora possa acontecer)
  9.  # 38

    Colocado por: Anonimo06082021eu pessoalmente gosto lareiras abertas.

    E depois uma destas para aquecer água para o banho e está resolvido....
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
      44561_0.jpg
  10.  # 39

    Colocado por: Belhinho
    E depois uma destas para aquecer água para o banho e está resolvido....
      44561_0.jpg


    Desculpe mas essa foi do cozido... Tem que arranjar outra para o banho. :)
    • Zinz
    • 16 janeiro 2018

     # 40

    Aproveitando o tópico.

    É fácil quantificar os ganho em trocar uma caldeira(berreta) por uma mais recente e decente e trocar os radiadores por convectores de baixa temperatura?
 
0.0238 seg. NEW