Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ghost12

O que eu tenho aplicado em lacados tem sido em MDF, e são mais caras do que as folheadas a madeira.

O que dizem os carpinteiros é que o MDF é mais estável para esse tipo de trabalho, a porta vem de fábrica mais barata, uma lacagem de qualidade é que encarece o produto.
    Concordam com este comentário:Picareta,Nortenho

O MDF é mais barato, é essa a grande mais-valia... isso de ser estável, o tempo o dirá... talvez não empene como a madeira natural, mas o MDF, para ser mais estável que um contraplacado folheado, gostava de ver.

Os carpinteiros que andam em obra são bons barómetros para saber se isso é bom ou não. Perguntem-lhes se punham carpintarias em MDF na casa deles.
  2.  # 22

E como o MDF é mais barato, com a lacagem fica ela por ela em preço com uma porta folheada, era isso que queria dizer. Nada contra os lacados, mas preferia mandar lacar uma carpintaria em madeira do que em MDF.
  3.  # 23

Colocado por: SkinkxO MDF é mais barato, é essa a grande mais-valia... isso de ser estável, o tempo o dirá... talvez não empene como a madeira natural, mas o MDF, para ser mais estável que um contraplacado folheado, gostava de ver.

Tem alguma informação de que um contraplacado é mais estável do que um MDF?
    As portas não são em MDF, tem uma estrutura em favo, revestida a MDF para ficarem mais leves, e duram os mesmos anos do que qualquer porta em madeira maciça, são mais leves, o que lhes permite um menor esforço nas dobradiças e mais durabilidade.
    Portas interiores em madeira maciça lacada, só mesmo para que não tem mais onde gastar o dinheiro.
    Concordam com este comentário: NBA
  4.  # 24

Colocado por: SkinkxE como o MDF é mais barato, com a lacagem fica ela por ela em preço com uma porta folheada, era isso que queria dizer. Nada contra os lacados, mas preferia mandar lacar uma carpintaria em madeira do que em MDF.

Nos meus fornecedores ficam mais caras as portas MDF lacadas do que as folheadas a madeira. Se calhar estou a comprar mal...
  5.  # 25

Colocado por: Anonimo06082021as que sempre conheci as placas que cobriam o favo e serviam de acabamento eram em contraplaco e não em MDF.

Essas são as folheadas .... mas deve haver de tudo.

Colocado por: Anonimo06082021talvez no interior....mas as maciças já são todo terreno.

Estamos a falar de interiores.

Colocado por: Anonimo06082021as dobradiças/ferragens são conforme a necessidade,no caso de portas mais pesadas usa-se dobradiças a condizer....

Sim, mas as dobradiças para uma porta com 5kg custam muito menos que as dobradiças para uma porta com 30kg.
  6.  # 26

Colocado por: ghost12

Nos meus fornecedores ficam mais caras as portas MDF lacadas do que as folheadas a madeira. Se calhar estou a comprar mal...

Está a comprar madeira barata... dependendo da espécie, o preço varia muito... há madeiras mais baratas que os MDF lacados, mas muitas também mais caras.

Você há pouco foi ao site da Valco, usando a tabela deles, 1/2das espécies folheadas devem ficar mais baratas, a outra 1/2 fica mais cara. Mas madeira é sempre madeira e MDF nunca chega a ser madeira... agora, admito que para quem quer lacados e tem restrições orçamentais o MDF terá que servir como lacado, mas também não vale a pena fazer do produto mais do que ele é e MDF não é madeira.
  7.  # 27

Colocado por: Anonimo06082021a pergunta não é para mim mas como conheço umas e outras,digo que o contraplaco é mais estável e muito mais resistente.

e se for o verdadeiro "marítimo" mais estável é.

Não vale a pena perdermos tempo a questionar a estabilidade e a resistência das portas interiores para lacar, todas duram uma vida, o problema está na qualidade do lacado, e da sua resistência ao risco.
  8.  # 28

Colocado por: Picareta
    Tem alguma informação de que um contraplacado é mais estável do que um MDF?
    As portas não são em MDF, tem uma estrutura em favo, revestida a MDF para ficarem mais leves, e duram os mesmos anos do que qualquer porta em madeira maciça, são mais leves, o que lhes permite um menor esforço nas dobradiças e mais durabilidade.
    Portas interiores em madeira maciça lacada, só mesmo para que não tem mais onde gastar o dinheiro.
    Concordam com este comentário:NBA

Picareta, as portas são todas iguais, é estrutura de favo (ou não, mas pronto, que seja) com MDF nas 2 faces e pode ser lacada ou folheada. Nas portas não há grandes diferenças técnicas.

Onde há muitas diferenças é nos aros, guarnições e rodapés... montar um a porta num aro de contraplacado não é o mesmo que a montar em MDF...

Quanto a durar o mesmo que uma porta de madeira maciça, be, só revela o distanciamento que tem da realidade. E não digo que não tenham durabilidade, mas pronto, cada coisa no seu lugar e o maciço, obviamente, dura muito mais. Mas eu também não colocaria portas interiores maciças, acho que é desaproveitar material, as outras servem perfeitamente, mas como disse antes, cada coisa no seu lugar.
  9.  # 29

Colocado por: SkinkxEstá a comprar madeira barata...

Que dura o mesmo que as madeiras caras .... só mostra que o ghosht é inteligente.
  10.  # 30

Colocado por: SkinkxOnde há muitas diferenças é nos aros, guarnições e rodapés... montar um a porta num aro de contraplacado não é o mesmo que a montar em MDF...

Nisto concordo
  11.  # 31

Que dura o mesmo que as madeiras caras .... só mostra que o ghosht é inteligente.

Mas quem é que lhe disse uma coisa dessas?

Para quem tem uma carpintaria, você falha como o caraças no campo das madeiras.

Quer dizer, se eu fizer umas portas em afizélia a durabilidade é a mesma que umas portas em faia?
  12.  # 32

Colocado por: SkinkxQuanto a durar o mesmo que uma porta de madeira maciça, be, só revela o distanciamento que tem da realidade.

Quem tem uma carpintaria sou eu, não é você.
  13.  # 33

Colocado por: SkinkxMas quem é que lhe disse uma coisa dessas?

Skin, você é um teórico, que não percebe nada de obras....não vale a pena perder tempo a discutir assuntos consigo, que você não domina.
  14.  # 34

Colocado por: SkinkxQuer dizer, se eu fizer umas portas em afizélia a durabilidade é a mesma que umas portas em faia?

Se forem interiores, e lacadas, duram a mesma coisa....10 ou 20 gerações.
  15.  # 35

Nisto concordo

É a única diferença, Picareta, as portas são estruturalmente idênticas, a única diferença é a folha de madeira no caso das folheadas, que não existe nas lacadas, mas em termos de estrutura é tudo rigorosamente igual.

Ora, se nas portas é igual, na restante carpintaria já não. E numa porta interior de banho, que esteja constantemente a levar com os respingos dum duche ou banheira, como acontece comigo, acredito que com o tempo o MDF mostra a sua maior fragilidade face ao contraplacado.

Outro exemplo: para quem monta portadas interiores, eu arrisco dizer que portadas em contraplacado de bétula são mais estáveis que madeira maciça. Mas nunca vi ninguém montá-las em MDF... quando querem portadas lacadas, usam madeira maciça, principalmente no caso de portadas quebradas, com 2 ou mais folhas... se o MDF fosse tão estável assim, talvez as fizessem também em MDF... mas uma folha de MDF ancorada noutra folha de MDF e esta ancorada num aro de MDF... é capaz de ser peso a mais para o MDF...

Repito, o MDF resolve por um preço aceitável. Mas madeira é madeira. Se a lacagem for mais em conta, mil vezes mandar lacar mogno ou pinho do que em MDF... apesar de aceitar que por questões orçamentais se pense diferente.
    • Skinkx
    • 18 janeiro 2018 editado

# 36

Skin, você é um teórico, que não percebe nada de obras....não vale a pena perder tempo a discutir assuntos consigo, que você não domina.

Claro que sou teórico, por isso é que há madeiras mais duráveis e imunes que outras. Madeiras mais susceptíveis a humidade que outras. E por aí fora...

Eu ainda sou do tempo em que algumas obras, mesmo em madeira maciça (excepto portas) tinham que ser todas trocadas nas carpintarias, porque a madeira tinha bicho. Não percebo como é que não duraram 20 gerações como você diz... e mais era tudo maciço!
  16.  # 37

Colocado por: Anonimo06082021

o problema começa na base e depois na lacagem....uma lacagem à maneira dá muito trabalho e é preciso ter condições para executar a mesma.

não difere muito da pintura de um carro.
    Concordam com este comentário:ghost12

Aqui é que eu queria chegar, eu trabalho com um carpinteiro que sabe o que faz e tem condições, deixando um trabalho imaculado no MDF. Mas não fica barato...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  17.  # 38

Colocado por: Skinkxque esteja constantemente a levar com os respingos dum duche ou banheira

Tem que melhorar esse resguardo da banheira/duche.
    Mas se a porta estiver pintada ou lacada, a água nunca chega à madeira.
  18.  # 39

Colocado por: SkinkxOutro exemplo: para quem monta portadas interiores, eu arrisco dizer que portadas em contraplacado de bétula são mais estáveis que madeira maciça. Mas nunca vi ninguém montá-las em MDF... quando querem portadas lacadas, usam madeira maciça, principalmente no caso de portadas quebradas, com 2 ou mais folhas... se o MDF fosse tão estável assim, talvez as fizessem também em MDF... mas uma folha de MDF ancorada noutra folha de MDF e esta ancorada num aro de MDF... é capaz de ser peso a mais para o MDF...

Repito, o MDF resolve por um preço aceitável. Mas madeira é madeira. Se a lacagem for mais em conta, mil vezes mandar lacar mogno ou pinho do que em MDF... apesar de aceitar que por questões orçamentais se pense diferente.

O problema do MDF é a fixação dos parafusos, mas estávamos a falar de portas interiores em favo revestidas com MDF, mas com um aro em madeira maciça onde são fixadas as dobradiças.
  19.  # 40

Tem que melhorar esse resguardo da banheira/duche.
    Mas se a porta estiver pintada ou lacada, a água nunca chega à madeira.

Nem todas as casas têm resguardos, muitas têm cortinas de duche... e há sempre uma porta, uma guarnição, um rodapé. A água descobre sempre o caminho... quando quer.

Volto a repetir, casa coisa no seu lugar. O MDF permite ter carpintarias lacadas a preços aceitáveis, mas pronto, não deixa de ser (IMO) um produto abaixo de madeira natural ou de contraplacado. E este paralelismo é o mesmo que faço para os pisos de madeira, há os laminados, os estratificados e os maciços.

Aquilo que você diz, que para as exigências correntes é capaz de dar, eu não contrario, mas não consigo aceitar que me digam que tem a mesma durabilidade que outros produtos técnicos.

0.0260 seg. NEW