Iniciar sessão ou registar-se
    • MJRA
    • 18 janeiro 2018

     # 1

    Olá a todos, boa tarde.
    Depois de tomar conhecimento do que que diz por aqui, gostaria de saber, se possível, se alguém dispõe de fogão a lenha Fercar Bio 8 horas e qual o seu consumo (médio, claro) de lenha diário para aquecimento central e AQS. As informações divulgadas parecem-me bastante tentadoras para a sua aquisição mas como não é barato tb queria ter em conta o sem consumo. Se por acaso alguém tiver essa experiência e/ou souber disso, agradeço mmmuuuito.
    Concordam com este comentário: void
  1.  # 2

    Ta a ser vendido a que preço?
    • MJRA
    • 18 janeiro 2018

     # 3

    3.850+Iva. Pelo menos o modelo que vi, não sei se oscilará conforme modelos.
  2.  # 4

    E supostamente esse aparelho substitui forno bomba de calor e mais o quê? É que o preço é um bocado puxado. É se colocar lenha de 8 em 8 horas chega para aquecer uma casa inteira?
  3.  # 5

    Colocado por: MJRA3.850+Iva. Pelo menos o modelo que vi, não sei se oscilará conforme modelos.


    isso é o mais baratinho.... e depois tem todas as ligacões e equipamentos associados como o deposito .... .. é um bom equipamento.... mas prepara perto de 10000€ para tudo....
  4.  # 6

    Colocado por: costa3333

    isso é o mais baratinho.... e depois tem todas as ligacões e equipamentos associados como o deposito .... .. é um bom equipamento.... mas prepara perto de 10000€ para tudo....
    é vale a pena esse investimento?
  5.  # 7

    10 000€ se calhar dá para gastar 100€ a mais de luz por mês durante uns anos
  6.  # 8

    Colocado por: PedroGomesé vale a pena esse investimento?


    depende do tipo de uso...

    se passar a maior parte do tempo em casa, refeições em casa, se tiver lenha de graça e de gostar de cozinhar em fogao a lenha... é um bom investimento.

    Se tiver de comprar lenha, se for um casal com trabalho em horário 9h - 19h... filhos na escola.... é um péssimo investimento...
  7.  # 9

    fonix 10000€?
  8.  # 10

    Colocado por: Sergio Rodriguesfonix 10000€?


    e nao e muito... porque eu foi visitar a loja FERCAR só para ter uma ideia dos preços, e para um fogão bio 8 horas com forno electrico e placa.... so o fogao eram 8000 + iva.. em ferro fundido ( o que é aconselhavel).... depois eram perto de 12000€ + iva para o resto dos equipamentos e rede de aqueciemnto central....... tudo ia para os 20.000€ + IVA...

    Agora o fogão da fercar é uma equipamento fabuloso... muito qualidade.
  9.  # 11

    8000€ so o fogão??? preferia uma caldeira a lenha
  10.  # 12

    Colocado por: Sergio Rodrigues8000€ so o fogão??? preferia uma caldeira a lenha



    Mas não assa um bocado da alcatra, pois não? :-)
  11.  # 13

    Então não assa, mete a carne na câmara de gasificaçao a ver se não assa
  12.  # 14

    Assim esses fogões a lenha são porreiros mas pessoalmente e apenas por carolice não me atrai muito, a klover tem um engraçado a pellets a haas e sohn tem um tb bonitinho
  13.  # 15

    Colocado por: Sergio Rodrigues8000€ so o fogão??? preferia uma caldeira a lenha


    não é bem a mesma coisa.....

    Quem tem um fogão a lenha, por norma nos meses de inverno e muitas vezes no verão.. prepara todas as refeições no fogão a lenha... isto depende muitos dos hábitos e usos da habitação... por norma em meio rural.... muita lenha disponivel... .. é muito usual ter o fogao de lenha sempre aceso... mesmo no verão.... pois serve para ter agua quente, fazer a sopa, as refeiçoes... e no inverno ainda aquece a casa. Por norma é muito usado em habitações com permanência de pessoas 24 horas por dia... muitas vezes os idodos da familia....

    Agora se tiver de comprar lenha, já não é bom investimento....
    Concordam com este comentário: papacurvas
  14.  # 16

    Colocado por: costa3333

    não é bem a mesma coisa.....

    Quem tem um fogão a lenha, por norma nos meses de inverno e muitas vezes no verão.. prepara todas as refeições no fogão a lenha... isto depende muitos dos hábitos e usos da habitação... por norma em meio rural.... muita lenha disponivel... .. é muito usual ter o fogao de lenha sempre aceso... mesmo no verão.... pois serve para ter agua quente, fazer a sopa, as refeiçoes... e no inverno ainda aquece a casa. Por norma é muito usado em habitações com permanência de pessoas 24 horas por dia... muitas vezes os idodos da familia....

    Agora se tiver de comprar lenha, já não é bom investimento....
    para mim o problema não é a lenha mas sim o investimento que tem de se fazer para ter esse fogão. Não sei qual é o tipo de lenha que é o ideal para isso mas com 60€ compra se 500 kg de lenha. Agora dar 8000 pelo fogão mais outro investimento pelo resto do equipamento não estou a ver como se pode obter retorno ainda que numa casa sempre com gente lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AEVF
    • MJRA
    • 19 janeiro 2018

     # 17

    Pois é, pois é, estou a ver isto muito difícil. Se for para esses valores já não sei que faça. Será que os acessórios e ligações ficam ainda mais caras que o próprio fogão? Pucha! com mil macacos!!!
  15.  # 18

    Colocado por: MJRAPois é, pois é, estou a ver isto muito difícil. Se for para esses valores já não sei que faça. Será que os acessórios e ligações ficam ainda mais caras que o próprio fogão? Pucha! com mil macacos!!!


    não tenha duvidas que ficam.... além disso o fogão que viu por esse valor era o mais barato.... depois tem ainda o cano, toda a rede de tubagem de agua quente em cobre ( carrissimo), radiadores, um deposito de 300 L que custa pra ai uns 1000€.... por norma o resto custa muita mais que o próprio fogão que já de si é caro......

    No entanto para quem poder e tiver essa disponibilidade financeira, fica bem servido...
  16.  # 19

    Colocado por: costa3333

    No entanto para quem poder e tiver essa disponibilidade financeira, fica bem servido...
    desculpe lá mas não concordo nem pouco consigo. Se adquirir uma bomba de calor e um ar condicionado para a casa toda não gasta sequer o preço do fogão com a vantagem que dê verão também pode refrescar a casa. Depois se calhar com mais 1000 compra um forno placa classe AAA e não tem de gastar 10000 por algo que ainda precisa de muitos testes até comprovar ser mais rentável que o tradicional.
  17.  # 20

    Colocado por: PedroGomesdesculpe lá mas não concordo nem pouco consigo. Se adquirir uma bomba de calor e um ar condicionado para a casa toda não gasta sequer o preço do fogão com a vantagem que dê verão também pode refrescar a casa. Depois se calhar com mais 1000 compra um forno placa classe AAA e não tem de gastar 10000 por algo que ainda precisa de muitos testes até comprovar ser mais rentável que o tradicional.



    Uma bomba de calor dá para fazer um cabrito assado?

    Que raio... estão a comparar coisas diferentes... o fogão aquece, mas para surpresa de muita gente, também dá para cozinhar...

    Não podem comparar coisas incomparáveis. podem dizer que é caro para o que faz, mas nenhuma bomba de calor ou AC faz o mesmo... além disso, é muito mais eco-friendly o fogão, porque funciona a biomassa.

    Dito isto, também acho um exagero o custo para as potencialidades do produto, mas pronto, aquece e cozinha, logo não é um simples sistema de aquecimento.
 
0.0176 seg. NEW