Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Tem dois orçamentos da daikin de fornecedores diferentes, em que para a mesma habitação sugerem modelos diferentes, a diferença nos orçamentos é de 1610€, sendo o modelo premium mais caro.
    A minha questão é se compensa a diferença de valores e optar pelo modelo premium.
    Quais as principais diferenças entre os dois modelos?
    Desde já obrigado a todos pela ajuda.

    - Ar condicionado exterior da marca DAIKIN, modelo "3MXM52N" com a potência nominal de
    arrefecimento de 5.2 kW e a potência nominal de aquecimento de 6.8 kW e com a capacidade de alimentação de 3 máquinas interiores

    - Ar condicionado exterior da marca DAIKIN, modelo "3MXM68N" com a potência nominal de
    arrefecimento de 6.8 kW e a potência nominal de aquecimento de 8.6 kW e com a capacidade de alimentação de 3 máquinas interiores

    - 3 ar condicionado interior tipo MURAL da marca DAIKIN, modelo "FTXM25M" com a potência de
    9.000Btu/h [2.5Kw] - [Classe Energética - SEER/SCOP - (A+++/A+++)]* - [Ruido min - 19dB].

    - 2 ar condicionado interior tipo MURAL da marca DAIKIN, modelo "FTXM35M" com a potência de
    12.000Btu/h [3.5Kw] - [Classe Energética - SEER/SCOP - (A+++/A+++)]* - [Ruido min - 19dB].

    - ar condicionado interior tipo MURAL da marca DAIKIN, modelo "FTXJ50MW" com a potência de
    18.000Btu/h [5.0Kw] - [Classe Energética - SEER/SCOP - (A++/A+)]* - [Ruido min - 32dB].




    - 2 UnidadeS Exterior Daikin Multi Inverter 3MXS68

    - 4 ar condicionado interior Split moral Daikin Premium FTXS20

    - 1 ar condicionado interior Split moral Daikin Premium FTXS35

    - 1 ar condicionado interior Split moral Daikin Premium FTXS25
  2.  # 2

    Ambas as interiores são premium, as Ftxm sao a R32 e as ftxs sao a R410a,

    Os modelos a R32 sao mais eficientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: avidos
  3.  # 3

    Jorge Alves, muito obrigado pela resposta. Sendo assim não compensa a diferença de preço?
    Pois pelo que entendi na sua resposta a opção mais barata é mais eficiente?
    obrigado
  4.  # 4

    Também estou no processo de escolha de ar condicionado e tenho precisamente a mesma dúvida, por um lado estou tentado a ir para os R32 por serem mais eficientes, mas não sei se a diferença compensará.


    Essa máquina de 18000 é para aplicar numa zona com que área? A mim recomendaram para a sala com 47m2 e estou com receio que seja insuficiente. Por outro lado estou preocupado com o ruído mínimo mesmo para a uma sala...
  5.  # 5

    Colocado por: L.MiguelEssa máquina de 18000 é para aplicar numa zona com que área? A mim recomendaram para a sala com 47m2 e estou com receio que seja insuficiente. Por outro lado estou preocupado com o ruído mínimo mesmo para a uma sala...


    Tenho essa maquina montada na minha sala conforme planta, aquece a sala, cozinha, wc e hall com escadas( ao subir as escadas até se nota a diferença de temperatura). Coloco a maquina a trabalhar a 22º, para conseguir uma temperatura que eu considero confortável, na casa dos 20º na outra ponta da sala. Só não aquece também a garagem e lavandaria porque tenho as portas fechadas......
    Estas pessoas agradeceram este comentário: L.Miguel
  6.  # 6

    Colocado por: papacurvas

    Tenho essa maquina montada na minha sala conforme planta, aquece a sala, cozinha, wc e hall com escadas( ao subir as escadas até se nota a diferença de temperatura). Coloco a maquina a trabalhar a 22º, para conseguir uma temperatura que eu considero confortável, na casa dos 20º na outra ponta da sala. Só não aquece também a garagem e lavandaria porque tenho as portas fechadas......
    Estas pessoas agradeceram este comentário:L.Miguel


    Parece ter um optimo desempenho esse aparelho!

    E o modo de ruido minimo é muito audivel? Se estiver pouca gente na sala sem barulho ouvesse muito a máquina?
  7.  # 7

    Colocado por: avidosJorge Alves, muito obrigado pela resposta. Sendo assim não compensa a diferença de preço?
    Pois pelo que entendi na sua resposta a opção mais barata é mais eficiente?
    obrigado
    quais sao os valores?
  8.  # 8

    Jorge Alves, creio que o topo de gama da Daikin é o modelo Samura.

    Por curiosidade, qual o preço desse equipamento? Justificará comprar uma coisa tão sofisticada quando as outras máquinas cumprem bem o seu papel?
  9.  # 9

    Eu tenho um orçamento com valores seguintes sem montagem:

    AR CONDICIONADO 9 DAIKIN COMFORT FTXB25C + RXB25C 529,00 €
    AR CONDICIONADO 9 DAIKIN COMFORT+ FTXP25 + RXP25 659,00 €
    AR CONDICIONADO 9 DAIKIN PREMIUM + FTXM25M + RXMM25 760,00 €
    AR CONDICIONADO 9 DAIKIN EMURA FTXJ25MS + RXJM25 1 070,00 €
    AR CONDICIONADO 9 DAIKIN URURU SARARA FTXZ25N + RXZN25 1 550,00 €

    Olhando apenas para a máquina de 9000 btus dá para perceber bem a diferença.
    Ainda não consegui ver os detalhes das diferenças, mas parece-me que dificilmente compensará ir para a EMURA ou URURU SARARA... Estou a tentar perceber se em termos de consumo a Premium é superior as anteriores.
  10.  # 10

    L.Miguel a máquina de 18000 é para uma sala com +/- 55M2, destes dois fornecedores ambos me aconselharam a mesma máquina, dizendo que seria sufeciente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: L.Miguel
  11.  # 11

    - Ar condicionado exterior da marca DAIKIN, modelo "3MXM52N" com a potência nominal de
    arrefecimento de 5.2 kW e a potência nominal de aquecimento de 6.8 kW e com a capacidade de alimentação de 3 máquinas interiores 1161.41€

    - Ar condicionado exterior da marca DAIKIN, modelo "3MXM68N" com a potência nominal de
    arrefecimento de 6.8 kW e a potência nominal de aquecimento de 8.6 kW e com a capacidade de alimentação de 3 máquinas interiores 1385.66€

    - 3 ar condicionado interior tipo MURAL da marca DAIKIN, modelo "FTXM25M" com a potência de
    9.000Btu/h [2.5Kw] - [Classe Energética - SEER/SCOP - (A+++/A+++)]* - [Ruido min - 19dB]. 304.04/UN.

    - 2 ar condicionado interior tipo MURAL da marca DAIKIN, modelo "FTXM35M" com a potência de
    12.000Btu/h [3.5Kw] - [Classe Energética - SEER/SCOP - (A+++/A+++)]* - [Ruido min - 19dB]. 373.04€/UN.

    - ar condicionado interior tipo MURAL da marca DAIKIN, modelo "FTXJ50MW" com a potência de
    18.000Btu/h [5.0Kw] - [Classe Energética - SEER/SCOP - (A++/A+)]* - [Ruido min - 32dB]. 559.34€/UN.
    A moradia já possui pré instalação. estes valores é com montagem e sem IVA.


    - 2 UnidadeS Exterior Daikin Multi Inverter 3MXS68 1399.50€/UN.

    - 4 ar condicionado interior Split moral Daikin Premium FTXS20 283.50/UN.

    - 1 ar condicionado interior Split moral Daikin Premium FTXS35 405€

    - 1 ar condicionado interior Split moral Daikin Premium FTXS25 315€

    Acresce o valor do IVA
  12.  # 12

    Colocado por: sousa tavaresJorge Alves, creio que o topo de gama da Daikin é o modelo Samura.

    Por curiosidade, qual o preço desse equipamento? Justificará comprar uma coisa tão sofisticada quando as outras máquinas cumprem bem o seu papel?



    sousa tavares considera a marca dakin cara relativamente a outras marcas?
  13.  # 13

    Colocado por: avidosL.Miguel a máquina de 18000 é para uma sala com +/- 55M2, destes dois fornecedores ambos me aconselharam a mesma máquina, dizendo que seria sufeciente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:L.Miguel


    A mim também me aconselharam essa, mas quando andei a tentar perceber as dimensões adequadas ainda antes de falar com fornecedores vi vários cálculos diferentes a fazer, estilo entre 450 e 500 btus por m2 e com base nestes calculos 18000 btus seria insuficiente. O meu receio seria ficar com um máquina sempre em esforço, que até poderia conseguir aquecer o espaço, mas com consumos elevados. Mas fico mais descansado por ver que vários casos em que recomendam essa máquina para areas similares ou maiores que a minha.

    E em relação ao ruido minimo? Alguém tem noção se é possível ter um ambiente calmo com essa máquina a trabalhar?
  14.  # 14

    Colocado por: avidossousa tavares considera a marca dakin cara relativamente a outras marcas?


    Avidos, pelo pouco que sei sobre ar condicionado não tenho dúvidas que a Daikin é das marcas mais caras, senão a mais cara, mas também é das melhores,

    senão a melhor. E então se ler as potencialidades do modelo Samura Namura fica entusiasmado em relação ao equipamento. Não me parece

    que haja outra marca que tenha um aparelho com tal desempenho.

    De qualquer maneira, mestre Jorge Alves pode esclarecê-lo devidamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: avidos
  15.  # 15

    Colocado por: sousa tavaresDAIKIN URURU SARARA


    Colocado por: sousa tavares

    Avidos, pelo pouco que sei sobre ar condicionado não tenho dúvidas que a Daikin é das marcas mais caras, senão a mais cara, mas também é das melhores,

    senão a melhor. E então se ler as potencialidades do modelo Samura Namura fica entusiasmado em relação ao equipamento. Não me parece

    que haja outra marca que tenha um aparelho com tal desempenho.

    De qualquer maneira, mestre Jorge Alves pode esclarecê-lo devidamente.


    Samura Namura? Acho que essa máquina não aparece no catalogo de 2017 da Daikin. Pensei que o topo era a DAIKIN URURU SARARA.
  16.  # 16

    Colocado por: L.MiguelSamura Namura? Acho que essa máquina não aparece no catalogo de 2017 da Daikin. Pensei que o topo era a DAIKIN URURU SARARA.


    Então está mais atualizado do que eu. Obviamente que não imaginei as designações Samura Namura, mas talvez já não se fabriquem. Só consultando

    o site da Daikin tirarei essa dúvida.
  17.  # 17

    Colocado por: L.MiguelE o modo de ruido minimo é muito audivel? Se estiver pouca gente na sala sem barulho ouvesse muito a máquina?

    Se estiver em modo "silent" não se ouve. No mínimo ouve-se ligeiramente. Mas você passado algum tempo deixa de perceber isso pois começa a habituar-se, as visitas é que podem notar.

    Não sei a sua disposição, mas na minha tenho de assumir que se estiver com um caudal baixo o ar quente/frio não vai chegar tão depressa ao outro extremo da sala, por isso tenho de ir fazendo uma gestão de caudal.

    Nota: Ainda só trabalhei com o AC em calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: L.Miguel
  18.  # 18

    Neste momento só comprava equipamentos com R32. Mas são mais caros...
  19.  # 19

    A diferença para R32 não é tão significativa quanto isso (pelo menos na Daikin). E às tantas com o uso pode ser que essa diferença se esbata, uma vez que os aparelhos com R32 tendem a ser mais eficientes.
  20.  # 20

    Eu sei que eles abriram a patente aos outros fabricantes, mas não deixa de ser da daikin. Daí tb terem todo o interesse em que o R32 se massifique. Mas 30% mais eficientes, é significativo. Daí o meu conselho de apenas considerar o R32...
 
0.0229 seg. NEW