Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal, finalmente tenho OK da Camara para construir.

    Entretanto e antes de começar a pedir orçamentos para a sua construção, existem 2 temas no projeto de estabilidade que gostaria de perceber, caso alguém me possa esclarecer agradecia imenso.

    Pequeno enquadramento:
    Terreno com 1800m2 junto a estrada camarária com todas as infraestruturas, definida no PDM como sona de expansão. o mesmo um pequeno declive, sendo um terreno bastante arenoso.
    Pretendia uma Moradia térrea, num estilo contemporânea, ligeiramente elevada do nível do terreno para parecer "pousar" no mesmo.
    Ao expor à equipa de Projeto esta ideia, ficou definida a utilização do desvão sanitário.

    Com o que tenho lido aqui no Forum e de modo a evitar supressas de maior (€€ em fundações), acordou-se uma "espécie" de sondagem ao terreno, tendo essa sondagem indicado que o "fixe" do mesmo se situava a 1,2m / 1,5m de profundidade. tendo essa informação em mãos, ficou definido que o desvão ficara a 2.5m da cota da soleira.

    Questão 1:
    Encostado à casa será construído a garagem que se encontra a uma cota inferior da cota da soleira, e não será construída sobre o desvão, sendo o piso da mesma feito via massame armado. (até aqui tudo OK)
    Os pilares e vigas de fundação da Garagem encontram-se à mesma cota que o do desvão (não entendo o porque, mas OK)
    Não existe indicação de mais nenhuma viga na garagem, a não ser a viga que fica à cota da laje superior ( tudo OK)
    As paredes da Garagem são em tijolo de 15 (tudo OK)
    O que não entendo é a que cota arranca a parede do Garagem.
    1 - Arranca logo nas vigas de fundação?
    2 - Arrancar sobre a cota do massame armado?

    A outra questão prende-se com informação sobre o desenho técnico das vigas (ver anexo)
    Canto superior esquerdo:
    1o12 – 0,27P+1,54 1 ferro com diâmetro 12 - ?? + ??

    Canto superior direito
    2o12 – 1,45+0,52 2 ferros com diâmetro 12 – ?? + ??
    2o12 – 2,05+0,52 2 ferros com diâmetro 12 - ?? + ??

    Centro:
    2o12 2 ferros com diâmetro 12
    0,26P+5,10 ?? + 5,10 m de comprimento
    5,00 5,00 m de comprimento
    1est o6//0,12 estribos com ferro de diâmetro 6 e espaçados a 12 cm

    Desde já grato por qualquer e toda a ajuda.

    Cumprimentos
      Viga.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: amartinsO que não entendo é a que cota arranca a parede do Garagem.

    Eu não entendo, é porque é que essas questões não são resolvidas com os projectistas !!!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, amartins
  3.  # 3

    Colocado por: PicaretaEu não entendo, é porque é que essas questões não são resolvidas com os projectistas !!!

    por ausência de resposta dos mesmos às questões colocadas.
  4.  # 4

    Não há entendimento entre o fiscal de obra empreiteiro e projectista?!
    Ou é o dono de obra que quer entender?
  5.  # 5

    é o DO que quer entender
    Ainda não existe fiscal, assim como ainda existe ainda empreiteiro.
  6.  # 6

    O que você tem aí é a cotagem das armaduras negativas, que são os reforços a colocar na parte superior da viga.

    Mas isso é muito técnico, não é para você entender, nem eu, sem ver o resto dos desenhos das vigas, percebo algumas coisas que aí estão. E com essas cotas, isso parece que saiu directamente do software, sem trabalho posterior de harmonização de desenhos para enviar para obra.

    No que toca à garagem, ou bem que tem 2 planos de vigas (vigas de fundação e cintas de piso) ou então as paredes arrancam em cima das vigas de fundação e, neste caso específico da garagem, provavelmente as vigas de fundação andarão a uma cota ligeiramente mais alta, mas também se pode dar o caso de serem mais profundas e fazer aterro à altura que se demonstre ser necessária... não tem corte esquemático na arquitectura ou estabilidade?

    Aquilo que o Picareta lhe disse é pertinente, esta parte é um pouco técnica, seria mais fácil dialogar com quem tem as peças todas de projecto, neste caso a sua equipa de projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  7.  # 7

    Colocado por: amartinsCanto superior direito
    2o12 – 1,45+0,52 2 ferros com diâmetro 12 – ?? + ??


    2 ferros de 12 com 1,97 sendo que em principio fica 1,45 para um lado do eixo de um pilar e 0,52 para o outro.
    Mas como muito bem diz o Skinkx, só com o resto do projeto é possível opinar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  8.  # 8

    Nas plantas de estabilidade deverá ser possível perceber se existe um lintél viga térrea. Não tem esses desenhos?
  9.  # 9

    Desde já agradeço todos os comentários / repostas dadas.

    Tenho a prefeita noção que aquela informação é 100% técnica e que só os entendidos na matéria sabem efectivamente o que significa.

    Nesse sentido, em relação ao arranque das paredes da Garagem irei assumir o arranque à cota da viga de fundação e assim será executado.

    Em relação à informação técnica sobre as vigas, a resposta dada pelo zedasilva é o que precisava de entender.

    Estas questões são para me preparar para a próxima fase da minha obra que passa por pedir orçamentos e os comparar. É claro que entretanto irei tratar da fiscalização da obra.

    Mais uma vez muito obrigado a todos os intervenientes
  10.  # 10

    Colocado por: nunogouveiaNas plantas de estabilidade deverá ser possível perceber se existe um lintél viga térrea. Não tem esses desenhos?


    Esse desenho existe. O lintel é que não. Foi a não existência do mesmo que me gerou dúvidas sobre este ponto
  11.  # 11

    Colocado por: amartinsEstas questões são para me preparar para a próxima fase da minha obra que passa por pedir orçamentos e os comparar.

    Como deve saber, só é possível comparar orçamentos se todos os empreiteiros responderem á mesma coisa.
    Em 90% dos casos eles só olham para o projeto de arquitetura para saber quantos m2 é que aquilo tem.
    Se tiver hipóteses mande elaborar um CE. Por meia dúzia de euros pode poupar muitos milhares.
    Em fase de fiscalização, até para si é mais fácil perceber se as coisas estão a ser executadas corretamente
    Concordam com este comentário: amartins
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva


    Têm toda a razão. Mas para conseguir ter uma ideia sobre o profissionalismo dos potenciais empreiteiros quero que os mesmos numa primeira fase se "sintam à vontade" e depois dos orçamentos na mão faço a selecção de um fiscal isento para efectivamente me ajudar a selecionar o empreiteiro que irá executar a obra.

    Nese sentido tenho que estar preparado para eventuais esclarecimentos
  13.  # 13

    Em relação ao CE, tenho intenção que o mesmo exista, mas quero que o futuro fiscal intervenha, seja na validacao do mesmo, ou inclusive poderá ser serviço contratado ao mesmo.

    Já que este projecto levou o seu tempo, não será por mais 2 ou 3 meses para o inicio da obra "que o gato vai às filhoses"
  14.  # 14

    Nesse caso faça uma primeira pré seleção.
    Depois elabore um CE e com ele volte a contactar já só os pré selecionados.
    Prepare-se que os preços vão disparar, mas depois com as indicações do fiscal pode negociar.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  15.  # 15

    Eu apenas quero ser bem servido por um serviço que irei pagar.

    Os 3 b (bom, bonito e barato) é uma utopia.
    Pelo investimento que é, prefiro pagar mais um pouco do que pagar menos é ser mal servido.
    Eu sei que as últimas 2 frases é uma generalização e que é possível ter os 3 b, dependendo do entendimento de cada um a cada um dos b. Assim como existem milhares de bons profissionais a trabalhar "barato".
  16.  # 16

    Colocado por: amartinsexistem milhares de bons profissionais a trabalhar "barato".

    Os gajos da fiscalização.
    Por dez reis de mel coado já arranja um fiscal todo catita.
    :)
  17.  # 17

    Colocado por: amartinsAssim como existem milhares de bons profissionais a trabalhar "barato".
    Assim como tem muitos profissionais bem pagos a trabalhar muito mal. Há de tudo, é como o euromilhões, o complicado é acertar lololol
    Concordam com este comentário: amartins
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    Os gajos da fiscalização.
    Por dez reis de mel coado já arranja um fiscal todo catita.
    :)


    Esses dez reis no final pode gerar diferentes tipos de poupança :
    - cabelos brancos
    - chatices
    - eventuais €
  19.  # 19

    Colocado por: amartinsEsses dez reis no final pode gerar diferentes tipos de poupança :
    - cabelos brancos
    - chatices
    -eventuais€

    Cabelos brancos e chatices terá sempre. Por muito bem que corra a obra, o DO vai ser sempre chamado a tomar uma ou outra decisão/posição.
    Já a poupança de euros, não sendo a função primeira da fiscalização, ela acaba por se verificar se o fiscal fizer um serviço consciente em defesa do DO.
 
0.0246 seg. NEW