Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola! Gostava de saber em termos legais como posso colocar uma salamandra (a lenha) num rés/chao. O prédio tem 3 andares e ninguém tem lareira. Mas como tenho um logradouro grande penso que se afastar o tubo de extracção do prédio, posso colocar. Precisava de saber a distancia 'legal' para tal. E se posso claro :) Talvez vi a solução de pelettes? Pode sair directamente para a parede do prédio? Obrigada!
  2.  # 2

    Olá..
    Por acaso também estou interessada em saber se é possível colocar uma salamandra a pellets num apartamento sem lareira nem chaminé. Li "na internet" e já alguém me disse que no caso de uma salamandra a pellets basta uma saída de fumos para o exterior (varanda, por exemplo), com um tabuleiro a aparar os eventuais resíduos. Contudo, fui ver o manual de uma máquina dessas (ainda só vi um) e falava claramente na necessidade de uma chaminé.
  3.  # 3

    Abre a porta, enfia lá para dentro e fecha a porta:)
  4.  # 4

    Agora a sério,tem que pedir autorização aos inquilinos para passar o tubo da exaustão de fumos pelo exterior do edificio e tem que passar a cota mais alta do telhado do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho
  5.  # 5

    Colocado por: Energia LivreAgora a sério,tem que pedir autorização aos inquilinos para passar o tubo da exaustão de fumos pelo exterior do edificio e tem que passar a cota mais alta do telhado do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rmarinho


    Muito obrigada pela resposta.
    Isso para além de ser igual a muita chatice, tem o inconveniente no meu caso de a sala, onde ficaria bem a dita cuja, ser na frente do prédio.. logo esteticamente nem a mim me agrada.
    Não haverá mesmo nenhuma salamandra ou aparelho semelhante certificado para uma saída de fumos para o exterior sem chaminé?
    E que outras alternativas de aquecimento sobram sem ser o ar condicionado e sem gás natural?
  6.  # 6

    Colocado por: rmarinhoOlá..
    Por acaso também estou interessada em saber se é possível colocar uma salamandra a pellets num apartamento sem lareira nem chaminé. Li "na internet" e já alguém me disse que no caso de uma salamandra a pellets basta uma saída de fumos para o exterior (varanda, por exemplo), com um tabuleiro a aparar os eventuais resíduos. Contudo, fui ver o manual de uma máquina dessas (ainda só vi um) e falava claramente na necessidade de uma chaminé.

    Não devera ser problema uma vez que não emite fumos. Há muitas instaladas dessa forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho
  7.  # 7

    Colocado por: rmarinhoNão haverá mesmo nenhuma salamandra ou aparelho semelhante certificado para uma saída de fumos para o exterior sem chaminé?

    O problema nao sao os fumos pois com pellets resolveria a sitiacao mas teria dempre de alterar a fachada ao fazer uma abertura na mesma.
  8.  # 8

    Colocado por: treker666
    Não devera ser problema uma vez que não emite fumos. Há muitas instaladas dessa forma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rmarinho


    Obrigada pelas respostas!
    Preocupa-me que, caso haja algum acidente, o seguro se recuse a pagar as despesas por se tratar de uma instalação que não cumpre o manual do equipamento (é claro que a possibilidade de acidente não me preocupa só por isso, mas acabei de comprar o apartamento, esta coisa dos seguros ainda está muito presente)..

    Para o efeito será o mesmo instalar uma para aquecimento do ar e de água para aquecimento central?

    A varanda tem muro em alvenaria (não sei se é este o termo técnico), pelo que a saída de fumos ficaria pouco visível a terceiros...seria necessário ainda assim pedir autorização ao condomínio?
  9.  # 9

    Bom dia
    Coloquei uma salamandra a pellets na minha sala, onde não havia qualquer saída de fumos. Fizemos uma saída de fumos com uma pequena chaminé (+/- 80 cm) a sair para a minha varanda que tem um muro que deve ter cerca de 1 metro de altura. A saída de fumos acontece durante 30 segundos, talvez menos, durante o arranque. Depois só existe a saída de gases. Para mim o inconveniente é que fico com a varanda suja, mas nada que um aspirador não resolva, e como não utilizo a varanda, também não me preocupo. No verão retiramos a chaminé e tapamos a abertura. Depois de instalarmos a salamandra percebemos que o vizinho do 1 andar ( moro no 3 andar e não tenho ninguém por cima) também já tinha uma e só nos apercebemos porque vimos o vizinho a entrar com sacos de pelletes e falamos como ele, quando nos contou que já tinha há algum tempo. O vizinho do lado também tem e tem uma saída directamente para a rua mas na parte de cima da parede da varanda, que mal se nota. Sinceramente, foi das melhores coisas que podíamos ter comprado lá para casa, tínhamos uma sala muito fria, onde nunca bate o sol durante o inverno e resolveu bastante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho
  10.  # 10

    Colocado por: regisFizemos uma saída de fumos com uma pequena chaminé (+/- 80 cm)


    Obrigadissima pela informação tão completa! Os 80 cm que fala a que se referem? À altura da saída de fumos em relação ao chão da varanda?
  11.  # 11

    Colocado por: regisA saída de fumos acontece durante 30 segundos, talvez menos, durante o arranque. Depois só existe a saída de gases


    Que grande baralhada aqui vai...
    Fumos ou gases de combustão é a mesma coisa!
    A queima de pellets produz muito menos fuligem que uma queima de lenha vulgar, mas nem por isso deixa de produzir gases perigosos.
    Não esqueça que os gases saem a uma temperatura elevada. Mantenha materiais inflamáveis bem longe. Isto engloba capotto, caso a sua casa o tenha.
    Sim, o recomendado é instalar uma chaminé, embora muitos dos aparelhos consigam viver sem ela. De resto, a parede na zona de saída de fumos vai sempre ficar negra, os vizinhos podem-se queixar com razão!
  12.  # 12

    Bom dia.
    O buraco foi feito por um técnico, foi colocado um tubo em T no exterior da casa ligado á saída de fumos da salamandra e depois um tubo de elevação e no final foi colocado um tubo em L arredondado ( este está apontado para a rua e virado ligeiramente para o lado) peço desculpa pelos termos, mas não sou entendida na matéria, só estou a dar o meu exemplo. A terminação da chaminé fica sensivelmente ao mesmo nível do muro da varanda, mas é imperceptível a quem vê da rua. Não existe mais nada na varanda, que tem cerca de 6 metros comprimento, não existe nada á frente da saída dos gases de combustão. Quando eu falava de saída de fumos, é aqueles fumo que se vêem no arranque da salamandra e não, não há confusão nenhuma entre saída de fumos e saída de gases. A colocação de uma chaminé foi essencialmente para evitar que o muro da varanda ficasse preto...Obrigada pelas dicas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho
    • Jmvd
    • 26 janeiro 2019

     # 13

    Boa noite para instalar uma salamandra a pellets na sala com saída de fumos para a floreira que tenho na varanda Sem prejudicar a fachada principal do prédio e preciso de licença de alguém??
  13.  # 14

    Colocado por: JmvdBoa noite para instalar uma salamandra a pellets na sala com saída de fumos para a floreira que tenho na varanda Sem prejudicar a fachada principal do prédio e preciso de licença de alguém??
    não precisa de licença nenhuma porque é proibido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 15

    alguém sabe se a chaminé da salamandra a palletes pode ser colocada na mesma chaminé do extrator de fumos da cozinha?
  15.  # 16

    Não
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0203 seg. NEW