Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Já pesquisei um pouco sobre o assunto mas ainda tenho algumas duvidas. Agradeço desde já a atenção de quem responder.

    Estou num apartamento alugado que vinha equipado e semi mobilado. Recentemente uma maquina de lavar roupa avariou e a minha senhoria refusa-se a pagar a reparação, dizendo que não é da responsabilidade dela. Tendo já tido problemas com ela anteriores em invoquei o código civil, artigo 1065 e 1074, que na minha opinião indica que a responsabilidade é dela. A maquina não se estragou por uso indevido.

    Agora ela responde que o aluguer não é com equipamento, que nada disso vem no contrato. Para minha surpresa ela tem razão, o nosso contrato é omisso em relação ao equipamento e mobilia. Obviamente tenho testemunhas da celebração do contrato, inclusive email sobre as coisas que ficam no apartamento. Mas a verdade é que no contrato nada diz. Ainda é dela a responsabilidade do arranjo? Se não, posso dizer que tudo o que está no apartamento é meu?

    O mais importante é, posso mandar arranjar a máquina e descontar esse valor na proxima renda?
  2.  # 2

    Quanto custa o arranjo ?
  3.  # 3

    Ainda não tenho orçamento, mas só a deslocação do tecnico parece ser 49€. Alem disso existe uma questão de principio... A maquina não é minha e não a estraguei por mau uso. Inclusive a senhoria comentou que algo de semelhante lhe aconteceu e na altura mandou arranjar.
    • franco
    • 19 janeiro 2018 editado

     # 4

    quem é que está a usar a máquina?não é você?então tem que pagar o arranjo.Ou quer que o senhorio pague uma coisa que você está a utilizar?isso não avariou por culpa do senhorio,avariou porque você é que a está a utilizar.
    • size
    • 19 janeiro 2018

     # 5

    Legalmente, quem arrenda apartamentos mobilados e equipados, com a devida renda ajustada à circunstância, fica obrigado a ter que proceder a todas as reparações, que não sejam motivadas por uso negligente do arrendatário.
    Mas, no contrato de arrendamento deve constar tal situação, inclusivé, um inventário dos moveis e equipamentos.

    Por isso, no seu caso, falta saber se o senhorio estabeleceu ou não uma renda maior pelo arrendamento dos equipamentos na casa.
    Concordam com este comentário: dgenio
  4.  # 6

    Tem duas formas de resolver o problema. Se tentar arranjar é descontar da renda não acredito que a senhoria vá nisso. Pode pedir um orçamento e vê se compensa o arranjo dessa máquina ou pode adquirir uma nova e guarda essa. No dia em que se for embora é colocar essa no lugar e a nova que é sua vai consigo. Independentemente de ter avariado consigo no meu ver a máquina não é sua logo o proprietário tem de se chegar a frente.
    Concordam com este comentário: dgenio
    • dgenio
    • 20 janeiro 2018 editado

     # 7

    Colocado por: sizeLegalmente, quem arrenda apartamentos mobilados e equipados, com a devida renda ajustada à circunstância, fica obrigado a ter que proceder a todas as reparações, que não sejam motivadas por uso negligente do arrendatário.
    Mas, no contrato de arrendamento deve constar tal situação, inclusivé, um inventário dos moveis e equipamentos.

    Por isso, no seu caso, falta saber se o senhorio estabeleceu ou não uma renda maior pelo arrendamento dos equipamentos na casa.
    Concordam com este comentário:dgenio


    O anuncio do arrendamento foi feito dizendo que era equipado e mobilado. Sempre falamos disso assim, mas depois no contrato não falava disso e eu não me apercebi. Falta perceber é o que acontece quando o contrato é omisso em relação a isso mas existem testemunhas e comunicações que referem os ditos equipamentos.


    Colocado por: PedroGomesTem duas formas de resolver o problema. Se tentar arranjar é descontar da renda não acredito que a senhoria vá nisso. Pode pedir um orçamento e vê se compensa o arranjo dessa máquina ou pode adquirir uma nova e guarda essa. No dia em que se for embora é colocar essa no lugar e a nova que é sua vai consigo. Independentemente de ter avariado consigo no meu ver a máquina não é sua logo o proprietário tem de se chegar a frente.
    Concordam com este comentário:dgenio


    Provavelmente o que vou fazer é arranjar a máquina e depois quando sair retiro qualquer peça que tenha sido colocada nova.

    Não percebo qual é o problema dos senhorios. Mesmo esquecendo as questões legais, a másquina é dela e pagamos a renda a contar com isso. Por que raio havia eu de arranjar algo dela? Se eu a tivesse estragado por fazer algo errado, concordo... Ai eu pagava por mim... Mas este é um problema que ela tambem teve.
    Como disse alguem noutro post, se o senhorio não assume que arrendou o apartamento com mobilia e equipamento então tudo o que aqui está é meu... Quando entrei no apartamento encontrei todo um conjunto de coisas cá, não sendo culpa minha que ninguem as retirou.

    As vezes penso que os senhorios só querem receber a renda mas tratar das suas obrigações esqueçe
  5.  # 8

    Colocado por: dgenioA maquina não se estragou por uso indevido.


    diz você....
  6.  # 9

    Colocado por: franco

    diz você....


    Simplesmente deixou de funcionar sem eu fazer nada. Alem de que ela admitiu que já lhe tinha acontecido algo semelhante.
  7.  # 10

    Colocado por: dgenio

    Simplesmente deixou de funcionar sem eu fazer nada. Alem de que ela admitiu que já lhe tinha acontecido algo semelhante.
    Tente o bom senso e paguem o arranjo a meias. Se ela não quiser meta uma máquina sua, quando sair leva-a ou vende-a e repõe a velha
    Concordam com este comentário: PedroGomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dgenio
  8.  # 11

    Caso tenha espaço guarde essa e compre uma nova. No dia em que sair leva a nova e repoe a velha. Ela há de ter que arranjar se não for agora que seja para o novo inquilino.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dgenio
 
0.0175 seg. NEW