Iniciar sessão ou registar-se
    • P32
    • 19 janeiro 2018

     # 1

    Alguem sabe o prazo para impugnar uma escritura de um terreno, se não conseguir o registo efetivo do terreno no loteamento?

    Tenho a seguinte situação que não vejo fim à vista:
    comprei terreno o ano passado, supostamente um terreno para construção referido com tal na conservatória e finanças onde estive a verificar antes, o vendedor tambem garantiu que estava tudo conforme era só meter o projecto...

    acontece que na reunião previa que tive agora para meter o projeto à camara para esse terreno fui informado que ali onde estava a referir o terreno como sendo meu não era um terreno para construção era um lote de terreno e que no registo predial que tinha não constava o lote e confrontações e que teria de tratar primeiro disso na conservatória.

    fui a conservatória do registo predial ver o que se passava e ao que parece o terreno que me foi vendido está omisso à matriz do predio mãe não estando associado ao loteamento, aparecendo na escritura do loteamento em nome de herdeiro do antigo proprietário que vendeu o terreno em 1990... não estando no entanto no registo predial este lote desanezado do predio mãe ao contrario dos outros.

    confrontado o vendedor percebi que aquilo afinal não está está tão certo assim e predispos-se a resolver o assunto junto do herdeiro do antigo proprietário, a questão é que se vir isto a demorar qual é o prazo para impugnar a escritura pois eu efetivamente não posso construir no terreno.
    na proxima semana espero já ter o advogado contratado e esclarecer tudo o que for possivel mas era entretanto ir percebendo quais as minhas opções neste momento, e se não vir fim qual seria o prazo para anular a escritura.

    alguma recomendação agradeço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joaquim50
  1.  # 2

    Acho que nesta fase já não há muito a fazer...
    Pagou a pronto?
    Mas fizeram-lhe a escritura na conservatória com os registos não consoante a descrição?
  2.  # 3

    Colocado por: PalhavaPagou a pronto?

    Todas as escritura de imóveis são pagas a pronto.
    • P32
    • 19 janeiro 2018

     # 4

    sim pago a pronto no momento da escritura.
    antes fui á conservatoria e às financas ver se estava tudo em ordem e disseram que sim...

    os registos estão conforme a descrição nas confrontações, o problema é que para esse registo deve ter sido inventada quaquer coisa pois conseguiram nessa altura criar um novo terreno sem eliminar o anterior registo./um destaque qualquer em 1990 que o destacou da propriedade mae e na pratica faz com que haja 2 registos, este que continua e o que foi ao loteamento que para a conservatoria nunca deixou de existir.

    muito, muito confuso, tenho um terreno que diz terreno para construção e na pratica não posso construir lá nada, isso deve dar para impugnar a escritura se não se resolver a questão em pouco tempo, a questão é se existe prazo para impugnar e se sim qual é.
  3.  # 5

    Colocado por: P32tenho um terreno que diz terreno para construção e na pratica não posso construir lá nada,

    O que está escrito na conservatória não interessa para nada. Para saber o que se pode fazer, o que interessa é o que está no PDM.

    Um conselho, na próxima vez que comprar um terreno, peça dinheiro emprestado ao banco ou contrate os serviços de um solicitador.
    Concordam com este comentário: Palhava
    • P32
    • 19 janeiro 2018

     # 6

    Colocado por: PicaretaUm conselho, na próxima vez que comprar um terreno, peça dinheiro emprestado ao banco ou contrate os serviços de um solicitador.

    o banco não empresta para terrenos sem projeto, pelo menos a mim não me emprestou.

    Colocado por: PicaretaO que está escrito na conservatória não interessa para nada. Para saber o que se pode fazer, o que interessa é o que está no PDM.

    neste momento a questão não está sequer no que se pode fazer ou não, a questão é que não se pode fazer nada!
  4.  # 7

    Colocado por: Picareta
    Todas as escritura de imóveis são pagas a pronto.

    Por contraposição a recurso a crédito bancário...
 
0.0133 seg. NEW