Iniciar sessão ou registar-se
    • aag3
    • 20 janeiro 2018

     # 1

    Boa noite,

    Tenho uma pequena dúvida/curiosidade,

    Vou adquirir um imóvel e após o CPCV, e no dia da escritura em Notário recebi um telefonema a dizer que teria de ser adiada por parte do vendedor porque não conseguia levantar as guias, devido a uma pequena dívida nas finanças que entretanto saldou nesse momento. Sendo impossivel levantar as guias no próprio dia do pagamento da dívida (imposição das finanças) foi assim adiada.

    Como curioso tentei perceber que guias se referiam porque nunca tinha ouvido que o vendedor teria a necessidade de quaisquer guias das finanças.

    Alguém sabe dizer a que guias está sujeito o vendedor apresentar?

    Do meu lado enquanto comprador temos a questão do IMT e Imposto de Selo tratados.
  1.  # 2

    Se o vendedor tiver dívidas às finanças, o comprador não consegue fazer a liquidação do IMT.
    • aag3
    • 20 janeiro 2018

     # 3

    Sim isso já me tinham passado essa informação; a questão é que eu como comprador já fiz o pagamento do IMT, com sucesso para o imóvell em causa ( uns dias antes). No dia da escritura o Vendedor tem de levantar alguma guia das finanças ?! isto é que me está a fazer confusão porque eu tenho comigo o comprovativo de pagamento (feito nas finanças) e respectivas guias.
  2.  # 4

    Colocado por: aag3a questão é que eu como comprador já fiz o pagamento do IMT

    Se tem o IMT pago, não vejo nenhum impedimento para fazer a escritura.
    Isso é questão para colocar ao notário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aag3
  3.  # 5

    Falta pagar o imposto de selo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aag3
    • aag3
    • 20 janeiro 2018

     # 6

    O Imposto de selo também foi pago por mim na mesma altura do IMT. Sim colocarei na segunda-feira ao mesmo. Podia era ser algo mais "standard" que me tivesse escapado e que fosse de facil esclarecimento.
  4.  # 7

    Sendo assim só mesmo o notário o poderá esclarecer, além dos documentos mencionados nunca me pediram mais nenhum emitido pelas finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aag3
  5.  # 8

    teve acesso à certidão predial online?Pende algum ónus ou encargo sobre o imóvel?Ou outras dívidas fiscais de qualquer origem do vendedor têm de estar todas saldadas aquando de uma venda?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aag3
    • aag3
    • 21 janeiro 2018

     # 9

    Agradeço os vossos comentários. O que me ocorre é a situação referida de não dívida aquando da venda. Segunda feira logo confirmarei então

    um resto de um bom de fim semana
 
0.0129 seg. NEW