Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, penso estar a abrir este tópico no local correcto.

Estou a pensar abrir actividade, para poder justificar alguns ganhos que tenho injustificáveis, ou seja, para além do meu trabalho por contra de outrem, que irei manter, eu tenho um pequeno negócio (entre grupos facebook), onde faço importação e venda de produtos.

Neste caso a importação tem sido feita através do Japão, no entanto a abertura de Actividade permitirá que eu tenha acesso a fornecedores dentro da UE, que até ao momento só vendem a pessoas colectadas, ou com registo de actividade.

Já preenchi e gravei (mas ainda nao submeti) toda a declaração de abertura de actividade através do portal das finanças, irei ter um volume de vendas inferior a 10k, assim como as importações serão intracomunitárias, o que me permitirá ter isenção de cobrança de IVA, preferindo pagar eu o IVA ao fornecedor (que é mais baixo que em PT).

Aqui as minhas dúvidas são:
    Num certo campo da declaração pedem-me para por o volume total (€) de compras, como poderei eu saber ao certo? O volume será consoante as vendas, coloquei para já 3000€, este numero se durante as declarações que eu fizer de compras, for ultrapassado, terei alguma penalização?
    Confirmando-se que estou isento de IVA, e qualquer outra taxa (SS não devo contribuir porque tenho o meu trabalho normal), qual é o beneficio para o estado, de eu abrir actividade, se depois nao lhe pagarei imposto nenhum? Ou seja, está-me a parecer tudo muito facil, e sem quaisquer custos.
    Abrir actividade tem algum custo?
    Posso fechar actividade quando bem entender? (Imaginem que daqui a 3 meses, os produtos já nao se vendem, e nao faz sentido ter actividade aberta).
    Com a isenção de IVA, nao envio declaração de IVA, o que enviarei para o estado? Apenas a informação das minhas compras e vendas?
    Terei sempre de passar factura, mesmo estando isento de IVA?

Obrigado e peço desculpa, pelo texto extenso, sei que o melhor seria perguntar directamente a um contabilista, mas talvez alguem esteja numa situação identica à minha e assim possa dar umas dicas.

Bom fim de semana.
  2.  # 2

Num certo campo da declaração pedem-me para por o volume total (€) de compras, como poderei eu saber ao certo? O volume será consoante as vendas, coloquei para já 3000€, este numero se durante as declarações que eu fizer de compras, for ultrapassado, terei alguma penalização?

é uma estimativa, não haverá nenhuma penalização se ultrapassar o valor

Confirmando-se que estou isento de IVA, e qualquer outra taxa (SS não devo contribuir porque tenho o meu trabalho normal), qual é o beneficio para o estado, de eu abrir actividade, se depois nao lhe pagarei imposto nenhum? Ou seja, está-me a parecer tudo muito facil, e sem quaisquer custos

quem lhe diz que não paga impostos? mesmo estando isento de IVA esses rendimentos entram no IRS e pagará impostos sobre eles. realço é a parte a escuro, era verdade no passado, agora com as alterações que houve aos trabalhadores independentes, penso que já não esteja insento, tire isso a limpo para não ter uma surpresa

Abrir actividade tem algum custo?
    Posso fechar actividade quando bem entender? (Imaginem que daqui a 3 meses, os produtos já nao se vendem, e nao faz sentido ter actividade aberta).

não custos não tem, no entanto terá sempre que no proximo ano ao fazer a declaração de IRS se fazer o anexo B dos meses que teve actividade aberta

Com a isenção de IVA, nao envio declaração de IVA, o que enviarei para o estado? Apenas a informação das minhas compras e vendas?

sim, estado isento de IVA não precisa de enviar a declaração de IVA, mas terá que mensalmente enviar o SAFT para as finanças, se não usar nenhum programa de facturação que gere o SAFT terá que indicar manualmente as facturas no portal das finanças

Terei sempre de passar factura, mesmo estando isento de IVA?

claro
  3.  # 3

Muito Obrigado pela resposta sucinta e clara Paulo. Vou ter atenção quanto à contribuição para a SS.

Quanto à facturação, alguem aconselha algum software especifico ? Não precisa de ser nada muito elaborado, mas era importante também exportar o SAFT.

Verifiquei que existe softwares, plataformas WEB gratuitas, mas serão seguras?

Obrigado
  4.  # 4

Colocado por: ivansimaoVerifiquei que existe softwares, plataformas WEB gratuitas, mas serão seguras?

colibri

http://www.projectocolibri.com/
  5.  # 5

Colocado por: Picaretacolibri

dos melhores dentro dos grátis, no entanto acho que para começar os que estão numa plataforma web melhores, dados disponíveis em qualquer lado e não se tem que se preocupar com as cópias de segurança.
    • tnjp
    • 21 janeiro 2018

# 6

Para ter isenção de iva nas operações intracomunitárias tem de se registar no vies.

0.0130 seg. NEW