Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei uma casa num edifício de 5 pisos. Sou o único proprietário que reside
    porque os outros apartamentos são todos arrendados.

    O que acontece é que os inquilinos depositam continuamente lixo no átrio, fora do caixote.
    Nesta freguesia de Lisboa, a partir de agora, só há recolha ás segundas, quartas e sextas.
    O que agrava o problema porque tenho que aguentar com o lixo dos outros condóminos três dias,
    que infesta o átrio.

    O administrador / proprietário das outras fracções que não a minha não consegue fazer nada para que respeitem
    os dias apropriados para a colocação do lixo.
    Até sou eu que coloco o caixote na Rua sempre, e o administrador vem colocar cá dentro apesar de não aqui residir,
    tal é a falta de civismo dos seus inquilinos.

    Mas como não habita aqui, quem tem que suportar o mau cheiro da acumulação de lixo e RISCO de apareceram baratas etc sou eu.

    Preciso de ajuda para resolver este assunto.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Ajuda por favor?
    •  
      FD
    • 14 julho 2009

     # 3

    É difícil. Há administração de condomínio formada?

    Eu partia para uma de chato. Imprimia umas folhas em A4 a dizer o seguinte: "SÓ HÁ RECOLHA DE LIXO À 2ª, 4ª E 6ª FEIRA. QUEM DEPOSITAR O LIXO NO ÁTRIO FORA DESSES DIAS SERÁ MULTADO."
    Cada vez que visse um saco de lixo no átrio, pegava nas folhas, em fita cola, e colava uma folha na porta de entrada de cada casa. Tanta folha havia de colar que talvez deixassem de o fazer.
    São portugueses ou estrangeiros?
  3.  # 4

    Fd,
    Desculpe mas essa última pergunta é um pouco preconceituosa, e pior do que a sua pergunta, eu vou arriscar responder que são portugueses, (e provavelmente o FD aplicar o termo "estrangeiros" é um eufemismo (?!) para determinadas nacionalidades mais específicas!).

    MonkSP,
    Vai ter muito trabalho nesse prédio, afinal estavam todos tão bem com esse sistema de deixar o lixo no pátio durante anos, e pronto agora apareceu o Monk para lhes chatear ! É esta a mentalidade que vai encarar, vão vê-lo como um chato que só os quer aborrecer, portanto, vá pelo caminho da higiene e não apenas de exigir que não o façam, alerte-os, use a gripe A e outras doenças, e as ratazanas, e as baratas que espalham doenças (dê exemplos fidedignos de doenças, pesquise na net, encontrará certamente dezenas) para "cativá-los", coloque um papel como diz o FD do género "alerta para doenças propagadas por lixo deixado perto dos seres humanos,bla,bla........(e termine com) daí necessidade para o bem de todos do prédio e da nossa saúde cada vez em maior risco nos tempos que correm, especialmente crianças e idosos que se faça os possíveis para deixar sempre o lixo nos contentores lá fora. "
    É a minha opinião.
    Use a saúde como justificação (o que é verdade).
    •  
      FD
    • 14 julho 2009

     # 5

    Colocado por: CMartinDesculpe mas essa última pergunta é um pouco preconceituosa, e pior do que a sua pergunta, eu vou arriscar responder que são portugueses, (e provavelmente o FD aplicar o termo "estrangeiros" é um eufemismo (?!) para determinadas nacionalidades mais específicas!).

    Você chama-lhe preconceito, eu chamo-lhe pósconceito. ;)

    De qualquer forma, apenas perguntei a nacionalidade para a eventualidade de ter que traduzir os dizeres da folha A4... está ver, quem é que afinal foi preconceituosa? ;P
  4.  # 6

    Eu..e confessei-o porque arrisquei (e arrisco) a dizer que são portugueses!Não vai haver necessidade de tradução!
    Espere para ver a resposta...!
    ;op
  5.  # 7

    Colocado por: FDÉ difícil. Há administração de condomínio formada?

    Eu partia para uma de chato. Imprimia umas folhas em A4 a dizer o seguinte: "SÓ HÁ RECOLHA DE LIXO À 2ª, 4ª E 6ª FEIRA. QUEM DEPOSITAR O LIXO NO ÁTRIO FORA DESSES DIAS SERÁ MULTADO."
    Cada vez que visse um saco de lixo no átrio, pegava nas folhas, em fita cola, e colava uma folha na porta de entrada de cada casa. Tanta folha havia de colar que talvez deixassem de o fazer.
    São portugueses ou estrangeiros?


    Quem deposita são portugueses E estrangeiros. Mas falam fluentemente português. Não há necessidade de tradução.

    CMartin, alertar para o civismo não vale a pena porque afixei um cartaz a pedir para se manter o átrio limpo
    e ao fim de uns dias foi arrancado.
    No r/c existe um restaurante que me disseram que uma vez chegaram e mandar um saco de lixo janela abaixo, que se partiu
    e abriu deixando toda entrada suja. Ainda tocaram ás portas mas ninguém abriu em lado nenhum...

    Sim, existe administração do condomínio formada. É o administrador do condomínio (que acumula ser senhorio das outras fracções arrendadas)
    que faz o favor de vir recolher o caixote todos os dias, apesar que não aqui residir, porque os seus inquilinos nao o fazem.

    A CM de Lisboa não aplicará uma multa se o lixo estiver dentro do contentor dentro do átrio. Além disso não consigo fazer de policia e estar á porta a ver quem sobe ou desce para colocar o lixo fora dos dias.
    •  
      FD
    • 14 julho 2009

     # 8

    Colocado por: MonkSPA CM de Lisboa não aplicará uma multa se o lixo estiver dentro do contentor dentro do átrio. Além disso não consigo fazer de policia e estar á porta a ver quem sobe ou desce para colocar o lixo fora dos dias.

    Eu sei que não há multa nenhuma... chama-se bluff.
    Parece que não percebeu bem o que eu sugeri: quando eles se cansarem de colocar o lixo no átrio, porque de cada vez que o fazem você cola um papel na porta deles, você "cansa-se" de colar papéis nas portas... percebe? Chama-se vencer pelo cansaço - as crianças conhecem a técnica. :D
  6.  # 9

    Vamos partir para uma de estudo sociológico: que estrangeiros (Países) e já agora não se importa, que zona de Lisboa?
    É que por razões óbvias nuns casos pode ser mais fácil que noutros.
  7.  # 10

    Sr. MonkSP,

    Na tropa aprendi duas coisas:
    1º. Se não podemos ser contra, juntamos-nos a eles.
    2º. Se eles são maus, então temos de ser piores que eles.

    O que quero dizer com isso é:
    Eles deitam o lixo onde não deve (ou em data que nao deve), desde que saiba de quem é o saco, ao meio da noite esvazie-o em frente á porta do meliante.

    O cheiro há de ser pior mas é por pouco tempo, porque sabendo o que pode acontecer tentarão evitar ao maximo.
  8.  # 11

    E que tal devolver-lhes o lixo colocando-o à porta?
  9.  # 12

    Bom, como não podemos fazer o estudo sociológico sem os dados necessários..!) vamos ver por outra perspectiva: o Condomínio, a Administração do Condomínio e o Estabelecimento de Regras.

    MonkSP,

    Todo o prédio tem que ter condomínio e todo o condomínio tem que ter regras, porque, lá está as pessoas não são todas civilizadas e iguais, então tem que haver um entendimento comum em que a prioridade é o respeito por todos que vivem no prédio, e pelo cuidado do prédio em si.
    Nestas regras, que no seu condomínio parece que não existem, deve estipular as condições de interesse a todos, e esta questão do lixo. Deve contactar o senhorio (pelo que percebi é administrador do prédio) e elaborarem /actualizarem as regras com este ponto: "Não é permitido deixar lixo nos corredores, pátios, ou quaisquer partes comuns do prédio. Se o Senhor Condómino pretender guardar lixo de um dia para o outro, este deve ser mantido dentro da sua casa, no seu caixote de lixo particular, até o Senhor Condómino decidir colocá-lo no caixote do lixo comum que se encontra localizado fora do prédio."

    Entretanto, estas regras devem ser coladas em locais visíveis a todos, nas partes comuns para que todos tomem conhecimento e ainda colocado um exemplar em cada caixa de correio.

    Uma vez estabelecidas as regras que todos do prédio devem respeitar, havendo desrespeito às mesmas, aí penso que existe uma associação ou outra entidade que resolve problemas de condomínio, nem que seja tribunal. Mas primeiro estabelecer regras.

    Outra coisa que pode equacionar, para não ter estas chatices é contratar uma empresa de condomínio, não sai geralmente mais caro do que o que se paga (eles fazem-nos as contas da água, luz e despesas comuns, repartem por todos os apartamentos, e ganham cerca de 5 euros por cada por isso - 5 euros este que a meu ver valem bem a pena). A partir desse momento, lava daí as suas mãos, eles resolvem-lhe essas questões e todas as outras do prédio.

    De uma forma ou de outra: Tem que haver regras estipuladas para o prédio, o bem comum de todos tem primazia sobre os interesses pessoais de cada um (que no seu caso, é a preguiça e comodismo dos seus vizinhos).
  10.  # 13

    Existem posturas municipais, referentes aos locais, dias e horários para depósito de lixo.
    A existência dessas posturas fundamenta-se pelo facto de o lixo, que não esteja convenientemente acondionado e depósitado, é considerado como um perigo para a saúde pública, podendo em situações de incúria recorrente serem aplicadas sanções aos incumpridores das referidas posturas municipais.

    Pelo relato a situação actual é de completo descuido e negligência grave. Nestes casos deverá informar a Polícia Municipal, caso exista, e solicitar uma vistoria ao delegado de saúde da área, de forma a este constatar o risco elevado que este comportamento acarreta, para que este possa advertir os neglientes e em último caso sancioná-los.
  11.  # 14

    Obrigado a todos pela ajuda.

    percebi que vou ter uma guerra que me parece não conseguir ganhar.
  12.  # 15

    MonkSP
    Eu junto-me aos que acha que o melhor é tentar identificar os donos do lixo e DESPEJÁ-LO às respectivas portas.

    Aqui há uns anos, aparecia todos os dias num canteiro em frente à porta do meu prédio uns pratinhos com restos de comida, supostamente para gatos - mas que seguramente servia para alimentar ratazanas, ratos-com-asas (isto é, pombos), etc.

    Comecei por mandar um pontapé naquilo para bem longe.
    Como continuavam, passei a pôr farinha por cima (e punha lá um cartaz com uma caveira e 2 tíbias a prevenir que se tratava de veneno para ratos). :-)
    Eu sei que os gatos não sabem ler (ok... excepto aquele que tocava piano e falava francês), mas esperava que a pessoa que os alimentava se assustasse.

    Como, ao fim de largas semanas desta «guerra», continuavam a colocar os tais restos comida, fiz umas esperas até que um dia, já depois da meia-noite, vi uma senhora já entradota, a esgueirar-se até ao canteiro mesmo em frente à porta do meu prédio e deixar lá os restos de comida.
    Segui-a e verifiquei que ela morava uns 150m mais acima, NUM R/C ... hehehe (gargalhada demoníaca)
    Fui buscar o prato cheio de comida E ATIREI-O CONTRA A PORTA DE CASA DELA. Ficou nojent..., digo, linda, com comida a escorrer por todos os lados.

    Foi A ÚLTIMA VEZ que tornei a ver restos de comida nas proximidades do meu prédio (notem que é entre o Areeiro e as Olaias, em Lisboa), e já lá vão uns anitos.
 
0.0197 seg. NEW