Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho no projeto na casa, a cozinha e sala juntas.

    Disse ao arquiteto que me fazia confusão aquilo assim, mas não fez qualquer alteração, disse que era o melhor, e o projecto avançou desta forma...

    Confesso que a casa está já avançada, mas não me agrada a ideia de cozinha e sala juntas, queria uma divisão.

    Qual a vossa opinião?

    Acho que fica tudo sujeito a mais sujidade, do tipo, gorduras, cheiros, ...

    Dei o exemplo ao meu marido, de imagina fritar alguma coisa num espaço assim, tipo uns peixes (carapaus, verdinhos,..) ou mesmo aperitivos, tipo rissois... são coisas que deixam muito cheiro, acho que por mais cuidado que se faça, há sempre gorduras e cheiros que se vao entranhar nos tecidos, cortinas, sofas...
    Se houvesse ali uma divisão de espaços, uma parede, na minha opinião protegia muito mais.

    Para alem que, num espaço assim, tem de ter sempre tudo no lugar, enquanto numa divisão só cozinha era diferente...

    Por exemplo, vai um miudo, pega num iogurte do frigorifico e come, deita o pacote no lixo, mas deixa a colher suja na banca, numa cozinha , penso que ok, a cozinha está arrumada mas há uma colher ali suja... já num ambiente aberto, junto a sala, como é? já imaginaram a cena, ver uma colher ali suja ...

    Secalhar posso estar a exagerar, não sei, ainda não passei pela coisa... mas faz-me muita confusão a arrumação, e a sujidade (gorduras, cheiros) num espaço assim aberto, tudo um.


    Gostava de ter as vossas opiniões, os prós e contras de ter uma cozinha sala tudo junto, tudo uma só divisão.


    Para decidir enquanto há tempo se deixo uma só divisão ou se tentamos arranjar forma de a fechar.
  2.  # 2

    Colocado por: sandritaAcho que fica tudo sujeito a mais sujidade, do tipo, gorduras, cheiros, ...


    Colocado por: sandritaPara alem que, num espaço assim, tem de ter sempre tudo no lugar, enquanto numa divisão só cozinha era diferente...


    Colocado por: sandrita
    Por exemplo, vai um miudo, pega num iogurte do frigorifico e come, deita o pacote no lixo, mas deixa a colher suja na banca, numa cozinha , penso que ok, a cozinha está arrumada mas há uma colher ali suja... já num ambiente aberto, junto a sala, como é? já imaginaram a cena, ver uma colher ali suja ...


    Colocado por: sandritaQual a vossa opinião?

    O que é que isso interessa?
    A casa é para si. Quer passar o resto da vida a pensar que afinal se aquilo fosse fechado ficava muito melhor?

    Colocado por: sandritaDisse ao arquiteto que me fazia confusão aquilo assim, mas não fez qualquer alteração

    Mas afinal a casa era para o arquiteto ou para si?
    Concordam com este comentário: andcalvario, Pedro Barradas, Dos Santos, nunogouveia
  3.  # 3

    A casa é para si... Se não gosta de ver assim ou não o imagina não o faz...
    A casa não é para o arquitecto, é para si.
    Essa foi a premissa que tive quando procurei elaborar o meu projecto. E tive a determinada fase que fazer ver isso também ao meu arquitecto.
    É perceptível que os arquitectos tenham visões conceptualmente diferentes dos leigos, mas ainda assim e caso não crie entraves na construção ou coisas similares, o que deve prevalecer é a opinião de quem será o utilizador e dono da casa.
    Concordam com este comentário: sognim
    • TR&R
    • 22 janeiro 2018

     # 4

    Boa tarde...

    Por aqui temos um projecto de remodelação em fase de orçamento. Vamos ter cozinha e sala juntas por opção.

    Já vivemos em casas com cozinha independente e comum. Sinceramente gostei muito da opção cozinha e sala no mesmo espaço. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens e isso depende do estilo de vida de cada familia.

    Vamos optar por cozinha com ilha pelas seguintes razões:
    - Conseguimos vigiar as crianças sempre que estamos a trabalhar na cozinha,
    - A ilha estimula a socialização da família e das visitas que poderemos receber,
    - Esteticamente fica bonito (opção pessoal e desde que as coisas se mantenham arrumadas),
    - O aproveitamento do espaço é bem melhor.

    A desvantagem que fala acerca dos cheiros, penso que seja resolvida com uma boa exaustão, mas relativamente a isso não sou grande entendida.

    Espero não a ter baralhado mais...
    Concordam com este comentário: Joao Dias, NTORION, mhpinto, luisms
    • TR&R
    • 22 janeiro 2018

     # 5

    E concordo com os comentários anteriores. A casa é vossa não do arquitecto.
    Escolham o que gostarem mais.
    • emad
    • 22 janeiro 2018 editado

     # 6

    Claro que a casa é do DO.
    Mas uma casa com cozinha e sala ligadas dà uma vivência muito grande. E potencia o convívio.
    A minha tem ligação com as duas divisões. E quando tenho a casa cheia a casa funciona de uma forma que se fosse separado perdia esta ligação comunicativa.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, zinna, mhpinto, sognim
  4.  # 7

    Segue o esquema da cozinha sala no projeto
      cozinha sala 0.png
  5.  # 8

    Colocado por: TR&R
    Já vivemos em casas com cozinha independente e comum. Sinceramente gostei muito da opção cozinha e sala no mesmo espaço. Ambas as opções têm vantagens e desvantagens e isso depende do estilo de vida de cada familia.

    Em tudo na vida tudo terá vantagens e desvantagens e as opções que tomamos também são em função das experiências anteriores.
    Não sou contra as cozinhas em open space, claro que exigem opções a nível de exaustão se calhar superiores para garantir que a extracção é bem feita.
    Agora se já está com a ideia de que não gosta, não se deve convencer que fica melhor do que aquilo que gosta e idealiza mais...
    • emad
    • 22 janeiro 2018

     # 9

    Colocado por: sandritaSegue o esquema da cozinha sala no projeto
      cozinha sala.png

    Essa sala está mal aproveitada.
    Pode escolher colocar uma parede em vidro e faz a separação sem perder a ligação.
  6.  # 10

    Pessoalmente não concordo com o local da placa. A ser nessa bancada era preferivel trocar de posição com as cadeiras, já pensou que nesse sitio vai descer um exaustor a li a meio?
    Ideal era por ao lado das cubas ou aproveitar a esquina e colocar na diagonal, fazendo a bancada também o acompanhamento da diagonal e ficando paralela à placa.

    Quanto à cozinha estar aberta, é uma questão de hábito, pense que a área social vai aumentar consideravelmente e não está isolada na cozinha. se de futuro não gostar pode, como sugeriu o Emad colocar 1metro ou 2 de vidro e/ou acompar com 1 ripado.
    Concordam com este comentário: sognim, skypt
  7.  # 11

    Colocado por: sandritaei o exemplo ao meu marido, de imagina fritar alguma coisa num espaço assim, tipo uns peixes (carapaus, verdinhos,..) ou mesmo aperitivos, tipo rissois... são coisas que deixam muito cheiro, acho que por mais cuidado que se faça, há sempre gorduras e cheiros que se vao entranhar nos tecidos, cortinas, sofas...
    Se houvesse ali uma divisão de espaços, uma parede, na minha opinião protegia muito mais.

    Se tem esses hábitos.. realmente não aconselho a ter tudo em openspace....
    Um aocisa é fazer isso 1x por mês ou menos.. outra é semanalmente ou atá dia´riamente.
    Eu tnho a cozinha em open space com a sala.. mas é raro haver fritos ( talvez 1x por trimestre!!!?).... Mas quando há é mais chato.
    Quando falo em fritos, é mesmo fritos em banho de oleo..... eu costumo utilizar muito a frigideira, mas leva somente um pouquito de gordura no fundo.. Tipo um "frito/ grelhado".. ou uns bringidos... Assim é sem stress.

    De qq manera a casa é para si, e sendo de raiz e à medida, deve respeitar os vossos hábitos.
  8.  # 12

    Eu sou da opinião de ter uma cozinha generosa, aliás a cozinha devia ser a maior divisão da casa pois é o local mais social. Mas defendo o tradicional, uma cozinha com um fogão a lenha, um par de sofás de bom tamanho e uma mesa para no mínimo 12 pessoas. Aqui na minha zona que fica no limite do litoral com o interior, o normal nas salas é só receberem visitas pela Páscoa...
  9.  # 13

    Colocado por: sandritaSegue o esquema da cozinha sala no projeto

    Tanto espaço e tão mal aproveitado :(
      forum3.JPG
  10.  # 14

    Para mim o conceito "open space" só funciona se quem lá mora conseguir assumir abertamente que a casa é para ser vivida e não para ser mostrada.
    Quem conseguir assumir isso está-se a borrifar se houver loiça por lavar no lava-loiça ou uma colher suja em cima da bancada.
    Quem não conseguir, vai ficar refém das limpezas, pois, aí está, vai querer ter tudo sempre "num brinco" para o caso de aparecer alguém. Também há quem goste desse tipo de "entrega" à casa, mas para mim a vida tem coisas bem mais interessantes com que ser ocupada.

    Ao mesmo tempo, hoje em dia já é cada vez mais raro alguém aparecer sem um pré-aviso nem que seja de uns 30 minutos. Em 30 mins tem mais que tempo de esconder a loiça suja e passar um pano na bancada, digo eu.

    Quanto aos cheiros, é uma falsa questão com as soluções de exaustão que existem hoje em dia. Já estive numa casa em open space em que fizeram grelhados num grelhador de resistência junto ao fogão e não ficou fumo nenhum. Aí é que tem de se preocupar em investir.

    Em resumo, perder um muito maior intercâmbio entre os membros da família ou com eventuais convidados só por receio de não se conseguir ter a casa sempre impecável ou a cheirar a rosas é, a meu ver, uma péssima opção, mas cada é que sabe de si.

    Se tem mesmo a certeza que isso irá fazer com que se sinta desconfortável dentro de casa, vai mais que a tempo de fechar isso, no todo ou em parte.
    Diga o que é já está feito para ver se a malta lhe consegue fazer umas sugestões sem ter de andar a deitar abaixo trabalho já feito.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, NTORION, mica, Flavita
  11.  # 15

    Quem fez isso é arquitecto?!
    Está tudo muito mal aproveitado.
    E tb concordo que a placa está muito mal posicionada... Ainda para mais para alguém que até queria uma cozinha fechada!
    Uma cozinha aberta tem sempre cheiros. Que ng se iluda. Ou é alguém que faz de conta de cozinha, ou então tem cheiros. Com a placa nessa posição, mais complicada se torna ainda uma boa exaustão...
    • ClioII
    • 22 janeiro 2018 editado

     # 16

    Arranje uma parede de correr. Quando quiser fazer coisas que poem muito cheiro, fecha a parede. No caso geral mantém aberta.

    Exemplo:
    http://www.accordial.co.uk/site/images/uploads/wall-slide-01.jpg
  12.  # 17

    A casa é para si ou para as visitas ?
    A vida é demasiado curta para isso ...
    Escolha o que acha mais confortável para a sua família.
    Concordam com este comentário: Jota5
  13.  # 18

    Eu tenho uma cozinha e sala open space mas com forma de L . A cozinha está desarrumada mas quem.entra na sala não vê. A desarrumaçao é visvel apenas junto da.mesa de jantar. Eu da bancada da cozinha assisto a duas televisões e aos filhos a brincar na sala.
  14.  # 19

    Colocado por: mhpintoSe tem mesmo a certeza que isso irá fazer com que se sinta desconfortável dentro de casa, vai mais que a tempo de fechar isso, no todo ou em parte.
    Diga o que é já está feito para ver se a malta lhe consegue fazer umas sugestões sem ter de andar a deitar abaixo trabalho já feito.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Apenas temos o esqueleto feito - as paredes de fora, e o "buraco" das janelas, está parte não tem divisões...
  15.  # 20

    se as áreas forem generosas e houver uma janela na parte da cozinha talvez seja agradável...

    Eu moro num T1 com kitchenete.Devo dizer que os vapores da cozinha empestam toda a casa.O arejamento não é nada bom.Tenho humidades...
    Aguarelas, peças de arte em madeira ganham bolores.
    Estou com vontade de mudar de casa só para ter uma cozinha e varanda.
 
0.0235 seg. NEW