Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá :)
    Conheci este fórum quando restaurei o meu apartamento, tirei daqui muitas ideias!

    Agora preciso de conselhos de pessoas experientes...

    Bem, aqui na minha terra existe um terreno excelente que pertence a seis irmãos e como eles não se estão a entender querem vende-lo, trata-se de 5000 m2 por 35000€, para terem noção o terreno ao lado tem metade do tamanho e custa 80000€, eu e a minha irmã queremos o terreno para construirmos uma vivenda para cada uma, só que quando a esmola é grande o pobre desconfia!
    Antes de comprar o terreno vou marcar uma reunião na câmara e é aqui que vocês entram! Ajudem-me a saber o que perguntar, não me posso esquecer de nada... será que o terreno tem algum problema para ser tão barato? Nós somos umas "nabas" nestes assuntos... Temos medo de entrar nesta aventura e depois não conseguirmos construir as casas por algum motivo relacionado com o terreno...

    Ah e por acaso alguém sabe o valor para a mudança de nome do terreno?

    Obrigada desde já a todos os que responderem :)
    • tnjp
    • 22 janeiro 2018

     # 2

    Para além do valor do terreno, paga imt 6,5% e os 0,8%.

    Na câmara faz um pedido de condicionantes do terreno.
  2.  # 3

    Colocado por: tnjpNa câmara faz um pedido de condicionantes do terreno.

    Verifique se o PDM não está em revisão nessa zona ou se para o local não existe nenhuma condicionante.
    Por exemplo uma estrada prevista ou outro equipamento que possa vir a desvalorizar o terreno.
  3.  # 4

    Sabem se esse pedido de condicionantes na câmara é caro?
  4.  # 5

    Depende das câmaras.
    Se disser qual a câmara pode ser que haja por aqui alguém da zona que saiba
  5.  # 6

    Na de Sintra acho que ronda os 150€, mas fica com um doc válido por um ano a atestar a viabilidade (se a houver)... Parece-me um preço baixo a pagar.

    Peça aos proprietários uma cópia da caderneta predial e solicite online uma cópia da certidão permanente para confirmar ónus/encargos custa 15€ online
  6.  # 7

    Colocado por: NTORIONsolicite online uma cópia da certidão permanente para confirmar ónus/encargos custa 15€ online

    Se for apenas para consulta, i.e., sem ser autenticada vai à conservatória presencialmente e custa-lhe 2€ cada fotocópia.
  7.  # 8

    Colocado por: zedasilvaDepende das câmaras.
    Se disser qual a câmara pode ser que haja por aqui alguém da zona que saiba


    Claro, CM Leiria
    • tiagot
    • 22 janeiro 2018 editado

     # 9

    Acho que deve começar por marcar uma reunião na câmara com o técnico da zona, que possívelmente terá custos irrelevantes.
    Deverá tentar saber se o terreno servirá para construir,
    Classificação do espaço (urbanizável, baixa/média/alta densidade)
    Se parte ou a totalidade está em área de REN ou RAN ou alguma área de proteção especial,
    Se há condicionantes presentes ou futuras relativamente à implantação de alguma infraestrutura de maior dimensão nas proximidades ou no próprio terreno (rotunda, estrada, acesso a estrada, etc),
    Classificação de estradas envolventes e se há necessidade de alguma ser alargada para dentro do terreno que pretendem (com futura expropriação/cedência)
    Se é possível construir,quais os índices de edificabilidade, implantações permitidas, afastamentos mínimos às extremas exigidos.
    Dado que pretende fazer duas moradias no futuro, verificar se é possível fazer destaque no futuro e se foi feito algum há menos de 10 anos.
    Se o terreno está em algum loteamento ou se há alguma complicação com urbanização ou despesas de urbanização.


    Se não ficar esclarecida na reunião, pode requerer um direito à informação ou até fazer um pedido de informação prévia PIP (com o que pretende lá implantar no futuro) e condicionar a venda à aprovação desse PIP.
  8.  # 10

    acho que começas bem por desconfiar do preço
    6 pessoas e só pedem esse valor?
    Estranho... ou então querem mais metade por fora
  9.  # 11

    Só para actualizar...
    Os 6 irmãos entraram em conflito uns com os outros por causa do valor, tanto me diziam que vendiam como que não! E se é para começar com as dores de cabeça já com o terreno quem não quer agora sou eu...
    Entretanto a minha irmã gostou de uma moradia e já está na fase da aprovação do empréstimo, eu continuo à procura de um terreno que me agrade :)
    Obrigada a todos pelas respostas que de qualquer forma me vão servir no futuro
  10.  # 12

    Caro nanavil,

    Não vá mais longe.

    Temos aqui condensadas, nas FAQ em baixo, o grosso das burocracias presentes na compra de um terreno.

    Esperamos que seja útil!
 
0.0097 seg. NEW