Iniciar sessão ou registar-se
    • franco
    • 23 janeiro 2018 editado

     # 1

    olá a todos

    renovei há alguns meses um apartamento antigo que não tinha ligação à terra.
    O inquilino pediu-me que fizesse a ligação.
    Chamei um eletricista que me disse que pela idade do prédio era complicado e caro fazer a ligação à terra,mas que colocava lá uma peça...(até hoje ainda não vi que peça é essa,porque o apartamento está arrrendado)...que impedia que houvesse algum acidente.

    agora estou em fase de acabamento de outro apartamento e a história repete-se.

    Sabem que "peça " é essa"?
  1.  # 2

    Não há peça nenhuma que substitua a ligação à terra.

    Nenhum dos apartamentos tem ligação à terra? Nem no armário de chegada ao prédio?
  2.  # 3

    Colocado por: Bruno.AlvesNão há peça nenhuma que substitua a ligação à terra.

    Nenhum dos apartamentos tem ligação à terra? Nem no armário de chegada ao prédio?


    não
  3.  # 4

    deve ser um interruptor diferencial...mas será que desliga antes da pessoa ser eletrocutada?
  4.  # 5

    Deve disparar, mede o diferencial entre a fase e o neutro e, se não forem iguais, dispara porque toda a corrente que vai na fase volta no neutro.

    O problema é não ter ligação à terra para descargas por exemplo por problemas de isolamento nos equipamentos. Em vez de descarregar à terra pela terra vai descarregar pelo corpo de quem lá toque...
    Concordam com este comentário: lprolog, lisbon4you2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franco
  5.  # 6

    Colocado por: Bruno.AlvesDeve disparar, mede o diferencial entre a fase e o neutro e, se não forem iguais, dispara porque toda a corrente que vai na fase volta no neutro.
    não dispara.
  6.  # 7

    Porque não? A actuação do diferencial não depende da ligação à terra, mas sim da diferença da corrente entre a fase e o neutro 🤔

    Em relação ao tópico original, deviam (urgentemente!) mandar instalar um eléctrodo de terra, com ligação ao quadro de entrada, e desse para cada fracção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franco
  7.  # 8

    Colocado por: Bruno.AlvesA actuação do diferencial não depende da ligação à terra, mas sim da diferença da corrente entre a fase e o neutro
    errado, ele actua pela corrente de defeito ou seja pela corrente que entra pela fase e não sai pelo neutro.
  8.  # 9

    Foi o que eu disse 😁
  9.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesEm relação ao tópico original, deviam (urgentemente!) mandar instalar um eléctrodo de terra, com ligação ao quadro de entrada, e desse para cada fracção.


    há algum dispositivo que possa minimizar o risco de eletrocussão,sem ser necessario ligação á terra?
    •  
      larkhe
    • 24 janeiro 2018 editado

     # 11

    Colocado por: jorgealvesnão dispara.


    Se for bastante sensivel(10ma, mesmo 30ma ) dispara, mas não evita que a pessoa leve com o choque

    Senão for sensivel só dispara quando ja for tarde demais.

    Mas com ligaçao a terra e o ideal , dispara antes da pessoa levar o choque.
    Concordam com este comentário: lisbon4you2
  10.  # 12

    Colocado por: larkheSe for bastante sensivel(10ma, mesmo 30ma ) dispara
    com 10ma não deve é consiguir arma-lo (mante-lo ligado)
  11.  # 13

    Colocado por: jorgealvescom 10ma não deve é consiguir arma-lo (mante-lo ligado)


    Se vendem os de 10ma e porque deve ser possivel trabalhar com eles.

    Eu tenho um de 30ma sem terra , ainda não tive problemas

    Embora a casa tenha toda a ligaçao de terra efetuada, o prédio não tem, andamos a discutir em condominio a substituição da coluna electrica ..
  12.  # 14

    Colocado por: larkhe

    Se vendem os de 10ma e porque deve ser possivel trabalhar com eles.
    entao o melhor e colocar um de 2ma ou até mais sensivel pois tambem se vendem
  13.  # 15

    Isso é para casos particulares. Protecção de pessoas é 30mA, protecção de incêndio é 300mA ;-)
  14.  # 16

    Colocado por: jorgealvesentao o melhor e colocar um de 2ma ou até mais sensivel pois tambem se vendem


    Como eu disse lá atrás não é de perto a situação ideal mas é melhor que nada

    Não conhecia esses de 2ma.
  15.  # 17

    Colocado por: Bruno.AlvesIsso é para casos particulares. Protecção de pessoas é 30mA, protecção de incêndio é 300mA ;-)
    Que absurdo, qual é a alínea dos regulamento onde esta isso??
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 18

    obrigado pelas respostas

    quer dizer que se montar um dijuntor diferencial com 30 mA a pessoa apanha choque mas ao dijuntor dispara,o que impede que a pessoa lá fique agarrada.

    uma vez que a solução terra não é de momento viável acho que vou optar por esta solução.

    sabem preços destes dijuntores?
  17.  # 19

    Colocado por: francoobrigado pelas respostas

    quer dizer que se montar um dijuntor diferencial com 30 mA a pessoa apanha choque mas ao dijuntor dispara,o que impede que a pessoa lá fique agarrada.

    uma vez que a solução terra não é de momento viável acho que vou optar por esta solução.

    sabem preços destes dijuntores?


    se for disjuntor? uns 250 euros se for interruptor uns 30 euros

    Pode não impedir da pessoa ficar agarrada, mas sempre é mais uma protecção.
  18.  # 20

    Colocado por: larkhese for disjuntor? uns 250 euros se for interruptor uns 30 euros


    qual é a diferença entre um e outro?

    Colocado por: larkhePode não impedir da pessoa ficar agarrada, mas sempre é mais uma protecção.


    não impede?então mas o quadro não dispara?e ao disparar não corta a eletricidade?
 
0.0211 seg. NEW