Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Bruno.Alves
    Não tenho os catrapázios à mão, mas a Wikipédia serve para já:
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial
    esta informação da eikipedia esta ERRADA.
  2.  # 2

    A unica fonte oficial nesta matéria sao as RTIBT
    Concordam com este comentário: larkhe
  3.  # 3

    Quando toca a segurança nao se pode andar com leviandades irresponsaveis.
  4.  # 4

    Não percebo como é que recomendar um disjuntor diferencial de 30mA é leviano, mas...

    Colocado por: jorgealvesA unica fonte oficial nesta matéria sao as RTIBT

    Não discuto. O sarcasmo lá atrás é desnecessário, mas pedia-lhe se podia indicar onde é que as RTIBT estabelecem a utilização de diferenciais acima dos 30mA? É uma pergunta honesta, não há aqui qualquer truque.

    Estive a ler o PDF e encontram-se "n" referências à obrigatoriedade de usar diferenciais abaixo dos 30mA, mas em lado nenhum encontrei referência ao limite. Aliás, a única referência a valores diferentes dos 30mA é a protecção à incêndio nas canalizações, que refere diferenciais abaixo dos 500mA.
    Sabendo os efeitos nefastos da corrente eléctrica acima dos 30mA (até menos) , fico mesmo curioso em saber em que condições se autoriza a utilização de diferenciais superiores nas habitações.
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.Alvesque as RTIBT estabelecem a utilização de diferenciais acima dos 30mA? É uma pergunta honesta, não há aqui qualquer truque.
    nao estabelecem qualquer valor especifico por isso é que é leviano e irresponsavel indicar uma solução complementar para resolver um problema que poe em risco a vida dos utilizadores e ainda porcima argumentar com erros grosseiros ao misturar com medidas contra incendio.
  6.  # 6

    Colocado por: Bruno.Alvesfico mesmo curioso em saber em que condições se autoriza a utilização de diferenciais superiores nas habitações.
    se ler bem as RTIBT descobrira que as protecoes diferenciais minimas estam dependentes dos circuitos e da qualidade do elemento de proteccao contra contra contactos directos vulgo terra da instalaçao.
    • XR2i
    • 24 janeiro 2018 editado

     # 7

    Já agora uma questão que com este tópico me suscitou interesse após ler o tópico.

    O meu disjuntor diferencial é de: 0.3A ou seja, 300mA, em vez dos 30mA que falam.

    Tenho apenas um a proteger a instalação toda e outro quadro na garagem com outro, mas ambos de 300mA.

    Pelo que percebi, devo trocar o da instalação da casa por um de 30mA correcto?

    Cumps
  7.  # 8

    Colocado por: XR2icorrecto?
    nao,

    ID de alta sensibilidade somente sao obrigatorios em circuitos sensiveis como seja o caso de banheiras de hidromassagem mas nunca na entrada de um quadro geral.
    • XR2i
    • 24 janeiro 2018 editado

     # 9

    Ok Jorge.

    Fiquei com algum receio, de se algum dia tivesse algum problema na instalação, de não ir nada abaixo e queimar os fios ou o que quer que fosse, devido a ser de média sensibilidade. Mas como não domino a questão, decidi perguntar.

    Obrigado.
  8.  # 10

    jorgealves, pode concretizar? Pode também parar com as bocas e discutir isto de forma saudável?

    Vai desculpar mas a protecção contra incêndios não é nenhum erro grosseiro. Fugas à terra (por exemplo numa canalização) de algumas centenas de mA podem causar incêndio, daí que as RTIBT definam exactamente o limiar de 500mA para a protecção desses circuitos. Claro que se só tiver um diferencial de 30mA (como a larga maioria tem) não precisa de um de 500mA, daí que isso só se aplique nas ligações de distribuição.
    Num apartamento que nem terra tem, recomendar como sempre fiz os 30mA E a instalação de um eléctrodo de terra não é leviano nem coloca em risco a vida de ninguém. Menos drama, sff...

    Em relação à instalação de diferenciais acima dos 30mA, pode dar um exemplo?
  9.  # 11

    Para ajudar um pouco à discussão deste tema, deixo esta imagem que relaciona a corrente que nos atravessa o corpo com o tempo e os riscos que isso acarreta

    A questão que levanto é que permitir 300mA durante alguns milissegundos acarreta riscos graves para o coração. Há zonas da casa mais propícias ao choque eléctrico (directo ou indirecto) sem dúvida, mas a consequência do choque é igual onde quer que se apanhe...
      slide_37.jpg
  10.  # 12

    a discussão vai animada :)

    já agora expliquem-me uma coisa,porque é que se apanha um choque por exemplo numa maquina de lavar?por defeito da maquina?por causa da água entrar em contacto com os fios da maquina?se esses problemas se verificam o quadro não devia disparar automaticamente independentemente de ter ligação á terra?
  11.  # 13

    A lei é para cumprir e as RTIBT sao claras nesse capitulo, o resto é fogo de artifício.
  12.  # 14

    Ps: como é obvio estou a falar das leis e regulamentos PORTUGUESES
  13.  # 15

    abri o tópico e fiquei a falar sózinho lol
  14.  # 16

    Colocado por: francojá agora expliquem-me uma coisa,porque é que se apanha um choque por exemplo numa maquina de lavar?

    Por defeito no isolamento, seja dos condutores ou do motor. O que isso faz na prática é colocar o potencial da fase na carcaça da máquina. Se lhe tocar, choque ;)
    Como a máquina tem patas de borracha, nunca vai fazer passagem permanente à terra. Assim fica ali o potencial à espera de uma mão ligada a um corpo, ligado a um calçado não isolante e esse a fazer contacto com o chão (terra). Choque :)

    Se tiver uma tomada com terra, a carcaça passa a estar ligada à terra, logo assim que surja esse potencial indesejado na carcaça ele vai ser canalizado pela ligação de terra da tomada , até à terra e isso dispara o diferencial antes de alguém ter tempo de lá pôr a mão ;-)
    Concordam com este comentário: franco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franco
  15.  # 17

    já percebi....devia ter ligado mais ás aulas de eletricidade ou como é que sechamava aquilo
  16.  # 18

    Colocado por: Bruno.AlvesSe tiver uma tomada com terra, a carcaça passa a estar ligada à terra, logo assim que surja esse potencial indesejado na carcaça ele vai ser canalizado pela ligação de terra da tomada , até à terra e isso dispara o diferencial antes de alguém ter tempo de lá pôr a mão ;-)


    Mesmo sem diferencial, o terra sozinho pode evitar o choque, pois a corrente viaja por onde houver menos resistência e o corpo humano está longe de ser um bom condutor
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 19

    O corpo é um excelente condutor. 70% água, somos muito apetecíveis ao electrão 😁
    Mas claro, menos resistência tem um cabo de cobre.

    Nesse cenário alguma coisa tinha de disparar. Se não houvesse diferencial teria de disparar um térmico (no limite o de entrada da EDP) porque senão a corrente seria abismal
  18.  # 20

    A água é um mau condutor, ou na verdade nem é condutor... Os seus compostos sim.



    Colocado por: Bruno.AlvesNesse cenário alguma coisa tinha de disparar. Se não houvesse diferencial teria de disparar um térmico (no limite o de entrada da EDP) porque senão a corrente seria abismal


    Porquê que existiriam diferenciais se o térmico disparasse a quando de uma fuga ao Terra?
    E porque que existem de várias sensibilidades?
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0220 seg. NEW