Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Sou nova aqui no forum (apesar de muitas vezes vir aqui consultar discussões com algum impacto para mim), e vinha pedir alguma ajuda/opiniões relativamente a eletrodomésticos de encastrar.

    A casa que vou comprar está agora na fase de escolha de eletrodomésticos (temos um plafond de 3.000 Euros dado pelo construtor), e tenho andado a ver algumas opções.

    Os eletrodomésticos (todos de encastrar) que necessito de adquirir são os seguintes:
    (*) Forno
    (*) Micro-ondas
    (*) Frigorífico (combinado no frost)
    (*) Máquina de lavar loiça
    (*) placa (vitrocerâmica ou indução)

    Máquinas de lavar e secar roupa vão as da minha casa antigas, como não terão espaço para encastrar não se coloca o problema.

    Inicialmente, a minha ideia era comprar tudo Bosch (bem comprado conseguia ficar no budget). No entanto, deparo-me com um problema - do que tenho ouvido, os eletrodomésticos de encastrar, como regra, são mais caros e, por uma série de razões que ninguém sabe explicar muito bem (suspeito que por menor qualidade do fabrico em determinados casos ou falta de ventilação do sítio do encastre noutras situações), dá-me ideia que avariam com muito maior regularidade.

    Entretanto, vejo que os eletrodomésticos do Ikea têm 5 anos de garantia, como regra. De igual modo, tenho um orçamento para AEG ligeiramente mais barato que os produtos Bosch (mas mais caro que os Ikea).

    Relativamente ao micro-ondas e ao forno, já estão escolhidos, e serão uns modelos de encastre branco da Bosch, que ficam visíveis (mais por questões estéticas até). Relativamente aos restantes eletrodomésticos, a questão estética é zero relevante (até porque, como o nome indica, não se vão ver), mas queria eletrodomésticos fiáveis e que não tivesse de estar a trocar daqui a 5 anos.

    Assim, a dúvida que se coloca é: eletrodomésticos Bosch (gama de preços média - ou seja, não ia nem para os mais caros nem para os modelos mais baratos desta marca) versus eletrodomésticos Ikea (cuja grande vantagem seria a garantia de 5 anos, mas confesso que fiquei meio desgostosa quando ontem os fui ver e os vi por dentro - e eu que até disse que para mim o importante era a fiabilidade, mas parecem-me efetivamente de fraca construção) versus eletrodomésticos AEG (garantia de 2 anos com preço ligeiramente acima dos do Ikea e ligeiramente abaixo dos Bosch).

    Neste momento, não coloco em equação qualquer outra marca (se bem que Miele era bem vinda, mas os preços são simplesmente proibitivos), mas para mim a decisão passa por uma marca alemã das referidas versus Ikea (que já percebi são essencialmente Whirlpool) com garantia 5 anos.

    De referir que atualmente tenho uma máquina de lavar loiça da Bosch (que não vai comigo pois ficou incluída no preço de venda da casa) e um frigorífico combinado Samsung no frost (que vai para a garagem), e olho para os de encastrar do Ikea e efetivamente a qualidade parece estar a milhas de distância...

    Mas pode ser só impressão.

    Qual a vossa opinião?

    **
    EDITADO apenas para referir que, relativamente às funcionalidades dos produtos e outras "mariquices", não preciso que os eletrodomésticos façam tudo e mais um par de botas e tenham 30 mil programas - na prática, já sei o que utilizo e o que dou valor. Por essa razão, uma máquina de lavar loiça simples com 3 programas e um frigorífico com regulação de temperatura e modo "vacation" está ótimo.
  2.  # 2

    Bosch
  3.  # 3

    bosch ou AEG fica bem servida. pode sempre estender a garantia por 5 anos com um acréscimo no valor do seguro.
  4.  # 4

    Colocado por: riscosbosch ou AEG fica bem servida. pode sempre estender a garantia por 5 anos com um acréscimo no valor do seguro.


    Riscos já tive AEG e foi mau demais , o forno ao fim de 4 anos estava todo podre por dentro, o frigorificco foi trocado 3 vezes em garantia e o ultimo ao fim de 2anos e meio tinha uma porta com ferrugem, tb tinha placa a gas e MLR deles sem grandes problemas.
  5.  # 5

    Deve ter tido azar Larkhe, porque AEG é uma marca bastante viável e de boa qualidade, como quase todas as marcas alemãs.

    Antigamente AEG chegou a estar no topo, seguindo-se de siemens (marca intermedia) e zanussi ( gama mais barata)
  6.  # 6

    Eu desde 2010 que compro sempre Indesit, boa relação qualidade/preço
  7.  # 7

    eu por acaso tenho tudo Wirlpool em casa e estou satisfeito..
  8.  # 8

    Colocado por: riscosDeve ter tido azar Larkhe, porque AEG é uma marca bastante viável e de boa qualidade, como quase todas as marcas alemãs.

    Antigamente AEG chegou a estar no topo, seguindo-se de siemens (marca intermedia) e zanussi ( gama mais barata)


    So que a AEG agora não é alemã , pertence ao grupo Electrolux do qual grande parte das fabricas são em Italia:)
  9.  # 9

    Obrigada desde já a todos os que responderam. Efetivamente, se os eletrodomésticos não fossem de encastre, acho que nem pensava duas vezes e ia para Bosch.

    A minha dúvida coloca-se apenas quando pomos aqui a característica "encastre"... qual a vossa opinião sobre este tipo de configuração de eletrodoméstico?
  10.  # 10

    Colocado por: larkheSo que a AEG agora não é alemã , pertence ao grupo Electrolux do qual grande parte das fabricas são em Italia:)


    Não sabia dessa, a Wirlpool tb é Italiana, e meti 5 anos de garantia em todos os eletrodomésticos por isso mesmo, mas até hoje não tive qualquer problema.
  11.  # 11

    Colocado por: suricatasA minha dúvida coloca-se apenas quando pomos aqui a característica "encastre"... qual a vossa opinião sobre este tipo de configuração de eletrodoméstico?


    sem duvida que fica com uma cozinha muito mais elegante...mas não sou especialista em eletrodomésticos.
  12.  # 12

    So que a AEG agora não é alemã , pertence ao grupo Electrolux do qual grande parte das fabricas são em Italia:)


    Não fazia ideia, estava convencida que a AEG se mantinha alemã...
  13.  # 13

    Colocado por: suricatas

    Não fazia ideia, estava convencida que a AEG se mantinha alemã...


    Deixe la se for Bosch ainda lhe calha algo feito em Portugal.

    Os de encastrar normalmente são maquinas mais frageis , e se noa forem respeitados os espaços de respiro podem avariair com mais facilidade, por vezes ao fim de 4 ou 5 anos tambem é dificil de encontrar maquinas de encastrar que caibam no sitio das antigas o que é um problema .

    Fica muito elegante, mas e preciso noçao de alguns problemas futuros
  14.  # 14

    Deixe la se for Bosch ainda lhe calha algo feito em Portugal.


    Sim, da mesma maneira que a Seat já não é espanhola :) Sei que hoje em dia dizer que um artigo é alemão ou americano ou italiano é relativo, na medida em que a maior parte dos grupos tem a produção subcontratada a países com mão-de-obra mais barata. No entanto, há sempre uma marca a proteger, o que naturalmente implica que, ainda que os produtos sejam fabricados em Portugal, há (ou pelo menos devia haver) todo um controlo de qualidade ao nível do processo de fabrico que mitiga essa situação.

    O que me preocupa na AEG é que, neste caso, o Grupo que passou a "tomar conta" da AEG é um grupo cuja qualidade de produtos confesso que não reconheço por aí além (aparentemente, o Grupo Electrolux). Do mesmo modo que, no exemplo da Seat, considero que esta marca ganhou um boost de reconhecimento ao passar a integrar o Grupo VW.

    Em relação ao encastre, é a ideia que tenho - de avariarem com mais facilidade. Ainda que a casa seja nova, acredito que os tais espaços de respiro possam não ser os mais adequados. No entanto, esta é uma decisão pelo coração - já que tenho oportunidade, ter pelo menos uns anos uma cozinha bonitinha (muito gaja eu sei).

    Sabendo à partida isso, posso acreditar que, não obstante, Bosch de encastre será sempre uma melhor opção face a outras marcas de encastre (incluindo marca Ikea com garantia 5 anos - fazer a extensão de garantia nas outras marcas confesso que não me apetecia muito).
  15.  # 15

    Boas,

    Depois de todo o feedback recebido, estamos a pensar ir para os seguintes eletrodomésticos:

    * frigorífico Bosch KIN86AF30F (no frost) - série 6
    * micro-ondas Bosch HMT75M624 - série 6
    * forno Bosch HBA43S320E - Série 6
    * máquina de lavar loiça Bosch SMV51E40EU - Série 4

    A placa será de indução do Ikea.

    O que vos parece? já agora, uma dúvida - existem combinados da Samsung/LG de encastrar? Confesso que não encontro à venda, mas posso não estar a fazer a pesquisa correta.

    Outra dúvida, as diferenças ao nível das séries da Bosch justificam-se em termos de qualidade? tive o cuidado de escolher os eletrodomésticos cujos materiais de construção me pareceram melhores (ou seja aço inoxidável/vidro em vez de plástico), mas por exemplo, face aos série 8 (especialmente no caso do forno e do micro-ondas e, bem assim, da máquina de lavar loiça), há diferenças significativas de qualidade (para além de consumos/aspetos estéticos/mais funcionalidades à medida que vamos avançando na série)?
  16.  # 16

    Eu escolheria um forno com limpeza pirolitica, mas sou eu.
    a diferenca dos fornos e principalmente software e o material em que é feito o forno um serie 6 já é um bom forno.

    Porque a placa ikea?
    Concordam com este comentário: joaosantos
  17.  # 17

    Boa tarde,

    Obrigada pela resposta.

    Os fornos pirolíticos, do pouco que tenho lido aqui no forum, fiquei pouco convencida relativamente às vantagens desta solução face à limpeza tradicional (não se deve usar mais do que uma ou duas vezes por ano sob pena de danificar o equipamento, etc. etc.). Quais são as principais vantagens então neste caso?

    A placa Ikea é de indução e foi escolhida porque tinha um aspeto resistente e, tendo em conta o que sei que preciso, pareceu-me uma boa aposta (especialmente pelo preço - cerca de 260 Euros e o facto de ter os 5 anos de garantia) - indo ao contrário, não notei grandes diferenças de qualidade entre a placa de indução Ikea e outras marcas (ao contrário dos eletrodomésticos), e como, na casa atual, temos uma Candy baratíssima (vitrocerâmica) que tem dado bem para o gasto, achei que não faria sentido investir tanto na placa.

    ** EDITADO ** para referir, relativamente ao Ikea, que há também uma perceção de qualidade no que se refere ao serviço ao cliente.
    • espt
    • 25 janeiro 2018

     # 18

    Faca seguro MR com avarias.
    • RR9
    • 26 janeiro 2018

     # 19

    Boa tarde, comprei os meus electrodomésticos á cerca de um mes, fui a 2 lojas saber opinioes, e as duas lojas me disseram AEG em primeiro lugar, comprei AEG quase tudo
  18.  # 20

    Whirlpool para mim é uma porcaria. Já foi para o lixo a maquina lavar roupa, lavar loiça, forno e exaustor. A única coisa que parece de jeito dessa marca são os frigorificos e as arcas que são as uncias coisas que ainda funcionam dessa marca.

    A de secar roupa ainda funciona mas mal era se não durasse uma vida inteira já que só se usa 2-3x por ano.

    Agora só Bosch ou Siemens, ou Miele para quem tiver os €.

    Já agora, sistema de secagem com zeolite em maquinas lavar loiça é uma grande vantagem ou é so marketing?
    Ando a ver esta máquina: http://www.siemens-home.bsh-group.com/pt/catalogo/maquinas-de-lavar-loica/maquinas-de-lavar-loica-60-cm/maquinas-de-lavar-loica-60-cm-integraveis/SN558S06TE
 
0.0197 seg. NEW