Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

A minha situação é a seguinte. Sou proprietária de um imóvel e, por imposições de uma mudança de vida e de zona de residência, em setembro de 2015 aluguei a minha casa. Na altura, e porque as incertezas do novo trabalho numa outra zona eram muitas acabei por não fazer um contrato de aluguer oficial mas, mesmo assim não deixei de produzir um documento como se de um aluguer registado se tratasse onde descrevia o estado em que deixava a casa e o que deixava la em casa para usufruto do inquilino, com comprovativo de fotografias que tirei, bem como também o descritivo de até que dia deveria ser efetuado o pagamento da respetiva renda. Gostaria também de referir que este documento foi produzido após uma conversa estabelecida entre as partes e em que o acordo foi mutuo não so no aluguer não ser registado com também estivemos de acordo no redigir do documento.
    Ao longo destes mais de dois anos, o inquilino nunca falhou com o pagamento da renda, embora o mesmo fosse sempre feito fora do prazo que havíamos acordado verbalmente e que constava no documento que enviei por email.
    No decorrer do ano de 2017 e se não estou em erro, desde o mês de abril, que fui questionando o inquilino de qual a disponibilidade dele para regularizarmos a situação uma vez que eu ja não tencionava regressar e ele fazia questão de dizer que gostava muito da casa e queria continuar. Os contactos eram feitos maioritariamente por email ou sms uma vez que ele era professor e não tinha muita disponibilidade para atender telefones (embora eu também tentasse as vezes ligar). Fui sempre prestável quando ele solicitava algumas coisa relativamente a casa ou até a vida pessoal dele e nunca coloquei entraves.
    Os meses foram passando e eu fui sempre questionando qual a disponibilidade dele para regularizar a renda e efetuar um contrato. Cheguei inclusive a estabelecer prazos e a solicitar respostas com rapidez porque quero mesmo legalizar tudo mas até ao dia de hoje a única informação que obtive foi "quando tomar uma decisão informarei". Ate ao passado mês de dezembro os pagamentos da renda foram feitos mas, este mês, o pagamento ainda não entrou e ja verifiquei que as contas também não estão a ser pagas e algumas ja estão com mais de 100€ em atraso.
    A minha pergunta é, e uma vez que sempre manifestei interesse em regularizar toda a situação, no sentido de perceber o que posso ou não fazer alem de uma carta registada com aviso de receção que estou neste momento a redigir?
    PS: Eu tentei entra em contacto com ele variadissimas vezes e de variadissimas maneiras, alem de sms, email e telefone, cheguei a informar das minhas deslocações ao prédio para que pudéssemos conversar e regularizar a situação e nunca obtive feedback da parte dele.
    • franco
    • 25 janeiro 2018 editado

# 2

está metida num bico de obra porque se ele a denuncia ás finanças vai ter de pagar os impostos todos desde o inicio do contrato.

se ele teimar em não regularizar a situação a bem só com advogado.

boa sorte.
  2.  # 3

Então a água e a luz estão em seu nome?
    Não tem tempo para atender o telefone, faça-lhe uma espera e diga-lhe ou passam o contrato a escrito ou manda cortar a água e a luz.
    Mas esse arrendatário o melhor que tem a fazer é colocar-lhe uns patins, porque se agora não cumpre, como é que vai cumprir com o contrato.
    Belo exemplo de professor
  3.  # 4

Porque é que ninguem diz logo a porcaria da verdade?

Se nao fizeste um contrato nas finanças, esse individuo está-se a **** para ti
    Em segundo, ele só paga se ele quiser
    Terceiro, acho que já deves ter idade suficiente para perceber que se um pessoa quer pagar as dividas paga... e tu vais lixar-te com essa agua e luz, prepara a carteira
    Quarto, terás que lhe partir o focinho uma noite destas dentro da tua casa de forma a que ele possa ver novamente a luz, mas com umas comprensas pelo meio da cara para os alunos poderem gozar à vontade :)

E pronto... estás metida num belo buraco!
  4.  # 5

Colocado por: master_chiefPorque é que ninguem diz logo a porcaria da verdade?

Se nao fizeste um contrato nas finanças, esse individuo está-se a **** para ti
    Em segundo, ele só paga se ele quiser
    Terceiro, acho que já deves ter idade suficiente para perceber que se um pessoa quer pagar as dividas paga... e tu vais lixar-te com essa agua e luz, prepara a carteira
    Quarto, terás que lhe partir o focinho uma noite destas dentro da tua casa de forma a que ele possa ver novamente a luz, mas com umas comprensas pelo meio da cara para os alunos poderem gozar à vontade :)

E pronto... estás metida num belo buraco!

Paga os impostos e regulariza a situaçao.
    • tnjp
    • 25 janeiro 2018

# 6

Atenção que o contrato só não está registado nas finanças mas é perfeitamente válido. Até um contrato verbal é válido.
    • size
    • 25 janeiro 2018

# 7

Colocado por: tnjpAtenção que o contrato só não está registado nas finanças mas é perfeitamente válido. Até um contrato verbal é válido.

Não é.
    Um contrato verbal é considerado NULO, pelo que o proprietário do imóvel pode mover uma ação para expulsar o utilizador, caso ele não saia de livre vontade.

0.0136 seg. NEW