Iniciar sessão ou registar-se
    • DPL
    • 25 janeiro 2018

     # 1

    Bom dia,

    Fiz orçamento para novas janelas em casa para ter uma melhor eficiência energética - com corte térmico.No orçamento está contemplado o seguinte conjunto de janelas:

    Série TS
    Planilux 6+14+Planitherm 4 = 24

    No autocolante dos vidros está o seguinte:

    Ref.C: VD76
    Ref.V:
    4 Neutralux 1.1
    16 mm
    5 MM FLOAT INCOLOR

    Seria possível saber se o contemplado no orçamento corresponde aos vídros agora instalados?

    Obrigado!
  1.  # 2

    Um dos vidros foi alterado de 6 para 5, no restante parecem-me produtos equivalentes. A caixa-de-ar é maior em obra que em orçamento, mas a diferença técnica é pequena e a seu favor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPL
    • DPL
    • 25 janeiro 2018 editado

     # 3

    Obrigado, Skinkx.

    Eu falei com a Saint Gobain, que detém os vidros Planitherm. Foi-me referido que Neutralux é de uma marca concorrente (Vitrochaves) e que, em certa medida, não apresenta a mesma qualidade - a diferença de um Mercedes para um Renault.

    Agora pergunto: será a diferença assim tão grande? Pelo menos a nível de preço deverá ser.

    Em que nível a diferença técnica é pequena e a meu favor?

    Obrigado.

    Colocado por: SkinkxUm dos vidros foi alterado de 6 para 5, no restante parecem-me produtos equivalentes. A caixa-de-ar é maior em obra que em orçamento, mas a diferença técnica é pequena e a seu favor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DPL
  2.  # 4

    Os parâmetros térmicos do neutralux são equivalentes.

    E a Neutralux é da Isolar, julgo eu, uma marca alemã, em que a Vitrochaves é o representante português... a páginas tantas, com piadinhas dessas ainda vamos é a saber que afinal há mesmo um Mercedes e um Renault e, como em tudo, o Mercedes é alemão e o Renault é francês... se calhar os franceses deviam ter mais cuidado com essas piadinhas... :-)

    http://www.isolar.de/isolar-produkte/neutralux

    Nem de propósito, pensei nisso mas fiz mesmo a simulação:

    Planitherm XN e caixa-de-ar de 14 mm
    https://i.imgur.com/gxDNcEU.jpg
    Uw=1.5 W/m2.ºC, g=0.64, TL=81%

    Neutralux 1.1 e caixa-de-ar de 16 mm
    https://i.imgur.com/q58XQZi.jpg
    Uw=1.3 W/m2.ºC, g=0.68, TL=80%

    Ou seja, o vidro Neutralux perde menos calor (Uw inferior) ao mesmo tempo que deixa passar mais radiação, ou seja, é mais eficiente no inverno. Em termos de passagem de luz, a diferença é mínima.

    Não domino alguns outros parâmetros do vidro, mas se há alguma melhoria na performance do Planitherm é em termos acústicos, por ser vidro de 6 em vez de vidro de 5 e com mais massa tem-se mais isolamento acústico.
  3.  # 5

    E este planitherm é o XN, é última geração. Não sei se o que tem instalado ou estava previsto é exactamente este.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPL
    • DPL
    • 25 janeiro 2018 editado

     # 6

    Colocado por: SkinkxE este planitherm é o XN, é última geração. Não sei se o que tem instalado ou estava previsto é exactamente este.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DPL


    Obrigado, uma vez mais, Skinkx, pelas suas observações.

    Anteriormente tinha umas janelas de origem simples de alumínio, sem qualquer eficiência energética e acústica. Para colmatar esta situação, solicitei orçamento para a instalação de janelas com corte térmico, a fim de a casa não estar tão fria e de não se ouvir tanto o ruído do exterior.

    Mudei 5 janelas (dois quartos, uma sala, uma cozinha e uma casa-de-banho). Todas as janelas têm o mesmo tipo de vidro:

    Janela de Abrir
    Janela de Correr 2 folhas termostop ou thermoline ou oscilobatente TS
    Série TS, Planilux 6+14+Planitherm 4 = 24 mm.

    No entanto, o autocolante da Vitrochaves diz outra coisa, como tive a oportunidade de salientar no post inicial, daí surgirem dúvidas sobre a seriedade da empresa contratada. As referências presentes no orçamento e na factura não coincidem com o instalado (autocolante da Vitrochaves).

    Posto isto, terei motivos para desconfiar do trabalho final e daquilo que foi cobrado?

    Obrigado.
  4.  # 7

    Não, é um produto em tudo similar. Para mim, até é superior ao orçamento que foi pago.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPL
  5.  # 8

    o que não invalida você questionar o porquê da colocação de uns vidros que não foram os adjudicados...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPL
  6.  # 9

    O facto de terem passado a caixa de ar de 14 para 16 não acresce nada ao orçamento. Agora, terem instalado um vidro de 4 de uma determinada marca, quando no orçamento estava um vidro de 5 de uma outra marca, sem Dizerem nada, na minha opinião estão a querer vender gato por levre. Será que a caixilharia não permitia instalar um vidro do tipo 6+16+4?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPL
    • DPL
    • 25 janeiro 2018

     # 10

    Obrigado a todos pelas vossas observações.

    Já falei com a empresa e ficaram surpreendidos por ter descoberto a "gerigonça". Pelo que parece já é pratica comum.

    @Skinkx, se o produto é similar e superior ao orçamentado, como referiu, estranho terem feito tudo sem dizer nada.

    Outra pergunta: a caixilharia é em alumínio com corte térmico. É normal estar frio quando toco no alumínio? Não serviria o corte térmico para, de facto, não deixar passar o frio e o calor?

    Obrigado.
  7.  # 11

    É superior em termos térmicos. Em termos de consumo de material, levou vidro de 5 em substituição de vidro de 6... acusticamente perdeu um pouco.

    E alumínio é metal, é sempre frio ao toque. Para não ter isso, ou PVC ou madeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DPL
    • DPL
    • 30 janeiro 2018

     # 12

    Colocado por: sergio_pintasO facto de terem passado a caixa de ar de 14 para 16 não acresce nada ao orçamento. Agora, terem instalado um vidro de 4 de uma determinada marca, quando no orçamento estava um vidro de 5 de uma outra marca, sem Dizerem nada, na minha opinião estão a querer vender gato por levre. Será que a caixilharia não permitia instalar um vidro do tipo 6+16+4?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DPL


    A caixilharia permite instalar este tipo de vidro, caso contrário não teria sido orçamentado de tal forma. Já começo a pensar de que se trata de uma burla desta empresa.
    • DPL
    • 30 janeiro 2018

     # 13

    Colocado por: manelvco que não invalida você questionar o porquê da colocação de uns vidros que não foram os adjudicados...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DPL


    Já questionei e, pelo que parece, vou ter problemas em resolver isto...
    • DPL
    • 30 janeiro 2018

     # 14

    Colocado por: SkinkxNão, é um produto em tudo similar. Para mim, até é superior ao orçamento que foi pago.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DPL


    Como assim? Não indiquei até agora quanto paguei por este serviço.
  8.  # 15

    O que o skinkx quer dizer é que o vidro que foi colocado é na opinião dele mais caro/melhor que o orçamentado...
    Concordam com este comentário: Skinkx
 
0.0187 seg. NEW