Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, desta vez chegou a minha vez de vos pedir ajuda.

Estou a renovar a minha moradia e agora na parte das casas de banho estou com duvidas como solucionar a falta de ventilação primária.

Onde existem indicações são 2 casas de banho, em que a mais pequena não existia.

Esta é uma legenda da imagem:
    1 - Prumada Existente da Sanita
    2 - Prumada Existente onde ligava o sifão de pavimento
    3 - Lavatório da nova WC
    4 - Lavatório da Wc existente
    5 - Sanita existente
    6 - Bidé existente
    7 - Sanita da nova WC
    A verde está o traçado do tubo de descarga.

O lavatório da nova WC preciso que seja ligado no tubo da Sanita.

Com o que já li, fiquei com a ideia que devo colocar nos pontos vermelhos válvulas de admissão de ar das maiores e entre o lavatorio e o bidé uma das mais pequenas.

Esta ideia que tenho está correcta?

Desde já obrigado.
      planta.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Anonimo06082021aguarde que o Picareta já o informa...

LOL .... claro que tem que ser o Picareta, porque você não sabe, mas podia perguntar ao sabichão.
  3.  # 3

Coloque apenas uma válvula das pequenas, por baixo do lavatório da casa de banho nova.
  4.  # 4

Colocado por: Picareta
    LOL .... claro que tem que ser o Picareta, porque você não sabe, mas podia perguntar ao sabichão.

Isso com válvulas de admissão de ar não está regulamentar, tem que ser tudo chumbado, denunciado à ASAE e aos serviços municipalizados. Se calhar têm que deitar a casa abaixo e mesmo assim é um perigo para a saúde pública...

--------------------

Já agora, quem é que disse que eram precisas válvulas de admissão de ar? Qual é que é o critério?

É que esse sistema tem ventilação primária, se estão lá os tubos de queda (pontos 1 e 2) tem ventilação primária, pode é não ter ventilação secundária. E a ventilação secundária, fornecida por colunas e ramais de ventilação ou, em alternativa, por válvulas de admissão de ar, pode não ser necessária dentro de certas condicionantes. E esse parece-me um desses casos.

Se ainda assim quiser mesmo instalá-las (nunca fica pior) pode metê-las na zona de louças suspensas (se as houver), pode usar um sifão de lavatório que também serve de VAA ou pode meter uma VAA numa parece, embutida, e depois meter uma simples grelha na parede, a permitir a entrada de ar (grelhas plástica 10/10).

Uma coisa é certa, a colocar VAA, deve metê-la o mais a montante possível do ramal, para ventilar o maior número possível de descargas.
  5.  # 5

A vantagem de ter uma VAA numa parede e depois tapá-la com uma grelha é que a pode levar para onde quiser, tem é a desvanntangem de ter sempre a grelha, mas também a pode colocar em local onde não se veja, na WC ou não.
  6.  # 6

Obrigado desde já.

Secalhar não fui o mais explicito possivel, esta intervenção é numa moradia, em que as prumadas que falo não tem continuação até á cobertura. Tinham uma simples curva no momento em que passa de horizontal a vertical.

Por isso é que pergunto porque neste caso as 2 sanitas vão ligar a uma "forquilha" que liga logo de seguida no tubo da prumada.

Caso não coloque as VAA, não corro o risco de ao fazer descargas retirar a água da outra e vice versa? E mesmo sem elas não fica mais dificil a própria descarga?

Obrigado
  7.  # 7

Colocado por: tikesObrigado desde já.

Secalhar não fui o mais explicito possivel, esta intervenção é numa moradia, em que as prumadas que falo não tem continuação até á cobertura. Tinham uma simples curva no momento em que passa de horizontal a vertical.

Por isso é que pergunto porque neste caso as 2 sanitas vão ligar a uma "forquilha" que liga logo de seguida no tubo da prumada.

Caso não coloque as VAA, não corro o risco de ao fazer descargas retirar a água da outra e vice versa? E mesmo sem elas não fica mais dificil a própria descarga?

Obrigado

Isso é outra coisa, por "prumada" entendi que havia lá um tubo de queda. Nesse caso tem MESMO que ventilar, seja onde for, porque não tem aí ventilação nenhuma, nem primária nem secundária.

O ideal seria ventilar o mais próximo possível da retrete ou no topo dessas "prumadas", é sempre a retrete que provoca problemas, as outras descargas são pacíficas. Em alternativa, no ponto mais a montante dessas rede mete lá a VAA: faz um ramal específico para ela e leva-a para um local onde não se veja, nas costas dum armário, num roupeiro, num tecto falso, etc.

Meta aí a planta limpa que arranja-se 1 ou 2 alternativas.
  8.  # 8

Com a posição final dos aparelhos.
    • Skinkx
    • 26 janeiro 2018 editado

# 9

Na parede, com grelha
    http://www.valsir.it/images/news/20170705/vent-valve-applications.jpg

No lavatório, um sifão ventilado
    https://www.studor.net/images/products/combi-siphon/combi-gallery03-big.jpg
    https://www.studor.net/images/products/combi-siphon/combi-multi-install.jpg

No desvão ou tecto falso
    https://www.studor.net/images/pictures/product-guidance3.jpg

Ou então na estrutura sanitária, onde der mais jeito
    https://ballstatekitfit.files.wordpress.com/2010/12/image051.jpg
  9.  # 10

Estas são as posições finais dos aparelhos.

As sanitas e bidé são suspensos e a estrutura vai ser colocada dentro de uma estrutura saliente da parede, por isso é que coloquei as VAA na anterior imagem nessa zona, pois pensei colocar uma forquilha em que num lado liga a descarga da sanita e no outro lado liga a VAA.

Mas neste caso preciso de colocar uma VAA em cada sanita, ou basta-me uma VAA na mais afastada da prumada?

E no caso do lavatório e do bidé, não é necessário colocar uma VAA das mais pequenas para ventilar essa prumada?

Obrigado
      plantaWc1.png
  10.  # 11

Se a VAA da sanita tiver capacidade suficiente chega para tudo, não precisa de meter uma VAA por aparelho, mas sim uma VAA no ramal principal.

Você liga a sanita directa à prumada e ventila a sanita e depois liga todos os outros aparelhos a 45º. Ventilando a sanita, tudo o resto está ventilado.
  11.  # 12

Colocado por: SkinkxSe a VAA da sanita tiver capacidade suficiente chega para tudo, não precisa de meter uma VAA por aparelho, mas sim uma VAA no ramal principal.

Você liga a sanita directa à prumada e ventila a sanita e depois liga todos os outros aparelhos a 45º. Ventilando a sanita, tudo o resto está ventilado.

Ok, então se ligar todos os aparelhos na mesma prumada, a 45º, mesmo que aconteca o caso de 2 descargas em simultaneo uma VAA de 32l/s no fim, já permite que essa prumada esteja ventilada.

Caso tenha que distribuir os aparelhos pelas 2 prumadas por uma questão de espaço de ligação que não sei se é executável para o cenário do anterior paragrafo, se colocar numa prumada as 2 sanitas e o lavatório da wc mais pequena, e na outra o duche, lavatório e bidé, devo colocar uma VAA de 32l/s na prumada das sanitas e na outra uma de 7,5l/s?

Obrigado
  12.  # 13

Uma válvula de 7.5l/s chega para isso tudo, mesmo com apenas uma prumada.
  13.  # 14

Ao ler as tabelas fiquei com a ideia que a de 7.5l/s era para tubo de 50 e a de 32l/s era para o de 90.

Na sua opinião caso não consiga juntar tudo numa prumada, então devo utilizar 1 VAA de 7.5l/s em cada uma das prumadas para não ter problemas?

Obrigado
  14.  # 15

Colocado por: PicaretaUma válvula de 7.5l/s chega para isso tudo, mesmo com apenas uma prumada.

O caudal de ar do ramal deve ser igual ao caudal de esgoto.

O caudal de ar num tubo de queda (que vai ser o funcionamento dessa "prumada") deve ser 8 vezes o caudal drenado.

Uma bacia de retrete tem uma descarga de 2.0 L/s, salvo erro, que estou a pensar alto, logo essa prumada, se funcionar como tubo de queda, deve ter um caudal mínimo de 16 L/s, só para a retrete.
  15.  # 16

Colocado por: SkinkxO caudal de ar do ramal deve ser igual ao caudal de esgoto.

O caudal de ar num tubo de queda (que vai ser o funcionamento dessa "prumada") deve ser 8 vezes o caudal drenado.

Uma bacia de retrete tem uma descarga de 2.0 L/s, salvo erro, que estou a pensar alto, logo essa prumada, se funcionar como tubo de queda, deve ter um caudal mínimo de 16 L/s, só para a retrete.

Considerei que se tratava de um ramal de descarga, que é o que está nos desenhos, não sei se existem tubos de queda.
  16.  # 17

Colocado por: Anonimo06082021ora mostre lá uma válvula numa das suas instalações,sim porque para além de projectar também constrói para venda....portanto,deve ter para mostrar já que foi tão afirmativo no que disse.

Você bem tenta acertar.....mas mais uma vez enganou-se.
  17.  # 18

Colocado por: Picareta
    Considerei que se tratava de um ramal de descarga, que é o que está nos desenhos, não sei se existem tubos de queda.

Até podem não existir tubos de queda, se aquele "prumada" tiver um metro, a receita que você passou é suficiente.

Se por acaso aquela "prumada" for como muitas que já vi em obra, que são tubos de queda tapados no topo, aquilo é efectivamente um tubo de queda e aí as necessidades de ventilação são superiores. Mesmo relembrando o regulamento português é suficiente para perceber isso, pois ao dimensionar um tubo de queda consideramos uma taxa de ocupação entre 1/5 e 1/7, em ventilação primária. E no fundo, a "taxa de ocupação" é a proporção água/ar dentro do tubo de queda, pelo que é fácil perceber que se aquilo por acaso calhar ser um tubo de queda, então o caudal de ar é muito maior.

A diferença entre ser tubo de queda e ramal tem a ver com a altura máxima dos ramais, que varia quando há ou não há ventilação. Mas mesmo com ventilação só pode ir até 3 metros, mais que isso é tudo tubo de queda.
    Concordam com este comentário: Costa53
  18.  # 19

Desculpem, mas com os últimos comentários fiquei confuso.

Deixo uma imagem que retrata a situação que tenho, porque posso ao dizer prumada estar-vos a indizir em erro.

O que tenho é um tubo que na imagem aparece a laranja e que no interior da casa só tem uma corva que é onde os aparelhos ligam, e dai segue com a disposição das imagens anteriores.

Obrigado
      plantaWc2.jpg
  19.  # 20

Bastam as VAA dentro do banho, não precisa de nenhuma VAA adicional na "prumada". Se a "prumada" fosse mais comprida, teria que ter outros cuidados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tikes

0.0203 seg. NEW