Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982conheço uns quantos casos de situações onde a água faz estragos, embora não seja desta dimensão mas…
    O que em fase de construção custa uns trocos depois pode custar uns milhares a remediar.


    Naturalmente, já andei em obras com nascente dentro do terreno, levou sistema de drenagem com bombagem.

    Neste caso como já existia nascente, deviam ter colocado sistema de drenagem com bombagem.

    Agora é um berbicacho.
  2. Colocado por: VarejoteNaturalmente, já andei em obras com nascente dentro do terreno, levou sistema de drenagem com bombagem.


    A casa do meu pai esta em cima de um nascente de agua. Quando se comecou a abrir desaterro para a cave, ficaram com uma 'piscina' Construcao finalizada em 2001, nunca teve problemas de humidade. Tem 2 pocos, um na traseiras e um na frente, com tubos que escoam para as aguas pluviais. Tem um sistema de drenagens xpto e impermeabilizacoes, etc mas nao precisa de qq bomba a bombear agua mesmo no inverno, o sistema de drenagens e os pocos sao suficientes. Pra dar um bocado de contexto... em anos de 'seca extrema' um poco com profundidade de 'apenas' 3.5m nunca tem falta de agua.
    O meu pai poderia explicar em mais detalhe exatamente o que ele fez na casa (ele e empreiteiro de ferro), mas tendo em conta que na mesma zona um vizinho que acabou a casa em 2018 e e raro o ano onde nao tenha inundacoes, infiltracoes, etc na cave deduzo que tera sido bem feito. Ele hoje ainda diz que o ideal mesmo era nao ter feito cave, mas depois de planeada tambem ja nao ia voltar atras e ainda esta para aparecer a 1a obra que nao fique exemplarmente feita... nao ia ser a propria casa a 1a :D
  3. Quando comprei o meu terreno, apareceu lá um velhote e disse que passava ali um veio de água, que outros vizinhos tinha tido imensos problemas parecidos com os da Dânia Neto.

    Um dos motivos de ter optado pelo ensoleiramento geral, manta bentonitica, drenagem perimentral, túnel de infiltração, sistema de bombagem, etc. Mesmo sem aparecer água durante a escavação, mas não baixei o nível de proteção.

    Durante a obra, mesmo sem as bombas a funcionar, funcionou perfeitamente, os meus vizinhos da rua de trás não podem dizer o mesmo... um deles estava a acabar a obra e teve de refazer pladur, chão, etc.

    No caso da Dânia Neto, tem de fazer uma intervenção profunda, porventura escavar o interior e o exterior e colocar um sistema de drenagem/ bombagem bem pensado e executado.
  4. Colocado por: RUIOLINo caso da Dânia Neto, tem de fazer uma intervenção profunda, porventura escavar o interior e o exterior e colocar um sistema de drenagem/ bombagem bem pensado e executado.


    A casa está no limite do lote, eventualmente geminada, a água vem também do lado do vizinho, certamente que não vai colocar drenos no terreno/casa do vizinho.
  5. Colocado por: RUIOLIMesmo sem aparecer água durante a escavação, mas não baixei o nível de proteção.
    Precisamente a minha opiniao.
    Nômeu caso tambem nao aparece agua e o furo de água só teve agua a 20m de profundidade, é um terreno inclinado o que faz com que a agua acabe por ir para a parte mais baixa, ainda assim não é por 2 ou 3 mil euros que gaste a mais em telas e drenos que vou arriscar.
  6. É tudo uma questão de perspectiva, eu fiz um furo de 100 metros e água é coisa rara, a 300 metros do rio...😖
  7. A meia cana por baixo do dreno não será mariquice a mais?
      5E5139EF-DB7D-4353-BEC3-D0E9550286ED.jpeg
  8. Ora aqui está uma excelente forma de, literalmente, enterrar dinheiro.

    Essa meia cana só garante pendente de escoamento, de resto, quando chover e o terreno ficar completamente saturado, toda a terra à circundar essa cana vai continuar molhada.

    Alias, essa base de cimento até pode prejudicar a absorção inferior porque apesar da água descer pela gravidade, uma vez tudo saturado, a humidade tende a deslocar-se para as zonas secas, que neste caso é o tubo.
  9. Colocado por: NostradamusOra aqui está uma excelente forma de, literalmente,enterrar dinheiro.

    Essa meia cana só garante pendente de escoamento, de resto, quando chover e o terreno ficar completamente saturado, toda a terra à circundar essa cana vai continuar molhada.

    Alias, essa base de cimento até pode prejudicar a absorção inferior porque apesar da água descer pela gravidade, uma vez tudo saturado, a humidade tende a deslocar-se para as zonas secas, que neste caso é o tubo.
    Tenho uma opinião semelhante, que a meia cana em betão só complica, contudo garante a pendente certa.
    Mas é verdade que uma cama de brita facilita no escoamento por baixo do tubo de dreno.
  10. Eu já acho que depende das fundações, normalmente as sapatas criam entre elas uma zona de 40cm que fica entre o dreno e a parede, neste caso uma meia cana encaminharia a agua para o dreno e consequentemente afastá-la das fundações... mas claro cada caso é um caso e as fundações nao sao todas executadas da mesma forma...
    • DR1982
    • 6 janeiro 2025 editado
    Colocado por: MarcopomEu já acho que depende das fundações, normalmente as sapatas criam entre elas uma zona de 40cm que fica entre o dreno e a parede, neste caso uma meia cana encaminharia a agua para o dreno e consequentemente afastá-la das fundações... mas claro cada caso é um caso e as fundações nao sao todas executadas da mesma forma...
    Eu pelo menos falava da meia cana ao “pé” da sapata e parece me que voce fala da meia cana ao pé do muro em cima da sapata, essa tem de existir.
    Já ao pé da sapata tenho as minhas duvidas.

    Mas isto cada um tem a sua idea, eu queria que o empreiteiro orçamenta-se com betão de limpeza em toda a base do desvão/cave (na zona azul) e i empreiteiro disse que achava burrice porque se deixar em terra a água que o dreno nao apanhar some-se e se for betão fica la sempre. Isto cada cabeça é uma ideia diferente
      2E0C2C5A-BAEA-486C-94F4-5BBBD40B2594.jpeg
  11. Colocado por: DR1982

    Mas isto cada um tem a sua idea, eu queria que o empreiteiro orçamenta-se com betão de limpeza em toda a base do desvão/cave (na zona azul) e i empreiteiro disse que achava burrice porque se deixar em terra a água que o dreno nao apanhar some-se e se for betão fica la sempre. Isto cada cabeça é uma ideia diferente
      2E0C2C5A-BAEA-486C-94F4-5BBBD40B2594.jpeg


    Não deixa de ter a sua lógica de verdade.
    Concordam com este comentário: DR1982
  12. Colocado por: fabsil

    Não deixa de ter a sua lógica de verdade.
    pois, também nao me pareceu disparatado de todo.
  13. Colocado por: DR1982 e parece me que voce fala da meia cana ao pé do muro em cima da sapata,
      2E0C2C5A-BAEA-486C-94F4-5BBBD40B2594.jpeg

    Não, em cima da sapata não é meia cana é pendente...
    Eu refiro-me ao nivel do betão de limpeza...
  14. Colocado por: Marcopom
    Não, em cima da sapata não é meia cana é pendente...
    Eu refiro-me ao nivel do betão de limpeza...
    Entao nao percebi o que quis dizer com “40cms entre o dreno e a parede” o dreno normalmente fica encostado à sapata.
  15. Tem a sapata por exemplo de 1,20*1,20
    E tem a viga de fundaçao que trabalha ao centro da sapata. Deve ser esse espaco que o user está a falar
    Concordam com este comentário: Marcopom
  16. Colocado por: marcocarTem a sapata por exemplo de 1,20*1,20
    E tem a viga de fundaçao que trabalha ao centro da sapata. Deve ser esse espaco que o user está a falar
    Concordam com este comentário:Marcopom
    Ah ok, no meu caso é tudo corrido a viga de fundação de 150cms. Facilita isso do dreno entao


  17. Tipo isto, a menos que exista uma situação anómala creio que assim estaria bem ...
  18. Nós somos mesmo tugas, adoramos complicar o que pode ser simples.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  19. Colocado por: zedasilvaNós somos mesmo tugas, adoramos complicar o que pode ser simples.

    Mas acha que a caneleta é desperdício?
 
0.9903 seg. NEW