Colocado por: DR1982conheço uns quantos casos de situações onde a água faz estragos, embora não seja desta dimensão mas…
O que em fase de construção custa uns trocos depois pode custar uns milhares a remediar.
Colocado por: VarejoteNaturalmente, já andei em obras com nascente dentro do terreno, levou sistema de drenagem com bombagem.
Colocado por: RUIOLINo caso da Dânia Neto, tem de fazer uma intervenção profunda, porventura escavar o interior e o exterior e colocar um sistema de drenagem/ bombagem bem pensado e executado.
Colocado por: RUIOLIMesmo sem aparecer água durante a escavação, mas não baixei o nível de proteção.Precisamente a minha opiniao.
Colocado por: NostradamusOra aqui está uma excelente forma de, literalmente,enterrar dinheiro.Tenho uma opinião semelhante, que a meia cana em betão só complica, contudo garante a pendente certa.
Essa meia cana só garante pendente de escoamento, de resto, quando chover e o terreno ficar completamente saturado, toda a terra à circundar essa cana vai continuar molhada.
Alias, essa base de cimento até pode prejudicar a absorção inferior porque apesar da água descer pela gravidade, uma vez tudo saturado, a humidade tende a deslocar-se para as zonas secas, que neste caso é o tubo.
Colocado por: MarcopomEu já acho que depende das fundações, normalmente as sapatas criam entre elas uma zona de 40cm que fica entre o dreno e a parede, neste caso uma meia cana encaminharia a agua para o dreno e consequentemente afastá-la das fundações... mas claro cada caso é um caso e as fundações nao sao todas executadas da mesma forma...Eu pelo menos falava da meia cana ao “pé” da sapata e parece me que voce fala da meia cana ao pé do muro em cima da sapata, essa tem de existir.
Colocado por: DR1982
Mas isto cada um tem a sua idea, eu queria que o empreiteiro orçamenta-se com betão de limpeza em toda a base do desvão/cave (na zona azul) e i empreiteiro disse que achava burrice porque se deixar em terra a água que o dreno nao apanhar some-se e se for betão fica la sempre. Isto cada cabeça é uma ideia diferente
Colocado por: fabsilpois, também nao me pareceu disparatado de todo.
Não deixa de ter a sua lógica de verdade.
Colocado por: DR1982 e parece me que voce fala da meia cana ao pé do muro em cima da sapata,
Colocado por: MarcopomEntao nao percebi o que quis dizer com “40cms entre o dreno e a parede” o dreno normalmente fica encostado à sapata.
Não, em cima da sapata não é meia cana é pendente...
Eu refiro-me ao nivel do betão de limpeza...
Colocado por: marcocarTem a sapata por exemplo de 1,20*1,20Ah ok, no meu caso é tudo corrido a viga de fundação de 150cms. Facilita isso do dreno entao
E tem a viga de fundaçao que trabalha ao centro da sapata. Deve ser esse espaco que o user está a falar