Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: paulovalente
    Claro, passar dos 80m² do apartamento onde viviam relativamente bem para os 300m² + garagem.
    Nas aldeias há ainda aqueles casos de construírem os tais 300 ou 400m² de ABC mas depois fazem uma cozinha de lenha lá fora onde acabam por passar a maior parte do tempo e onde se sentem bem.

Mas também qual é o construtor quem tem interesse em que o DO construa uma coisa pequena. Qual é a repartição de finanças que quer menos IMI. Qual é a câmara que quer cobrar menos taxas. E qual é o banco que quer emprestar menos dinheiro. se depois o DO fica à rasca a pagar a dívida é um problema dele.

Entretanto andamos todos a fazer de conta que sabemos o que andamos aqui a fazer...
    Ninguém põe ninguém num pedestal, mas uma coisa é bem provável quase todo o DO ainda na fase de fundações já começa a perceber que o orçamento deveria ter sido mais detalhado e que aquilo das boas práticas de construção é marketing para sonhadores...
  2. a seguir
  3. Mais um detalhe que raramente vejo nas obras da zona, serei só eu que vejo as obras erradas 😅
      AF7618B0-C75C-474A-BC7F-AD9AC8489374.jpeg
  4. Colocado por: DR1982Mais um detalhe que raramente vejo nas obras da zona

Por cá esse pormenor não é muito usual mas existe outro igualmente eficaz, ainda que tecnicamente seja de mais difícil execução.
    Por isso é que eu costumo dizer que os nossos projetistas deveriam ir para obra, ou então não se ofenderem quando um técnico com experiência de obra propõe esta ou aquela alteração.
  5. Colocado por: zedasilva
    Por cá esse pormenor não é muito usual mas existe outro igualmente eficaz, ainda que tecnicamente seja de mais difícil execução.
    Por isso é que eu costumo dizer que os nossos projetistas deveriam ir para obra, ou então não se ofenderem quando um técnico com experiência de obra propõe esta ou aquela alteração.
    este?
      9E811F70-3930-4170-BD12-434C974B8E30.jpeg
  6. O que e isso? Pelos desenhos e como nao percebo frances nao percebo exatamente qual e a 'solucao'
  7. diria que são os empalmes (horizontais) em L e não empalmes a "morrer" no pilar
  8. São esquadros, geralmente com 60diametro do ferro usado,que usamos para ligar as vigas umas as outras.
    Pode fazer em L,que passa duma viga a outra, ou em U, que abraça os ferros do pilar.
  9. Colocado por: marco1diria que são os empalmes (horizontais) em L e não empalmes a "morrer" no pilar
    normalmente o que vejo são exatamente as barras a morrer nos pilares ou no caso de muros em betao as barras horizontais nao cruzam nos cantos
  10. Colocado por: marcocarSão esquadros, geralmente com 60diametro do ferro usado,que usamos para ligar as vigas umas as outras.
    Pode fazer em L,que passa duma viga a outra, ou em U, que abraça os ferros do pilar.
    nos casos de ser muro em betão os U’s nos cantos metemos 4 barras a fazer de “pilar” embora não nasça na fundação
  11. Colocado por: marco1diria que são os empalmes (horizontais) em L e não empalmes a "morrer" no pilar

Ok, ja percebi... e com que objetivo? A tradicional palmilha que se faz na propria viga que encaixa no pilar, sendo depois armada a este nao e mais que suficiente?
  12. Colocado por: DR1982Mais um detalhe que raramente vejo nas obras da zona, serei só eu que vejo as obras erradas 😅
      AF7618B0-C75C-474A-BC7F-AD9AC8489374.jpeg

Faço disso em muitas obras.. malha de muros grandes feitas em estaleiro e os cantos são cozidos em U
  13. Colocado por: RicardoPorto

Faço disso em muitas obras.. malha de muros grandes feitas em estaleiro e os cantos são cozidos em U
    com os tais 4 ferros no meio?
    Em França acaba por se usar bastante porque o ferro dos muros é malhas soldadas…
  14. Eu continuo sem perceber e porque motivo se opta por essa solucao de colocar L ou U para ligar o pilar a viga ao inves de meter a viga a entrar no pilar...
  15. Colocado por: dmanteigasEu continuo sem perceber e porque motivo se opta por essa solucao de colocar L ou U para ligar o pilar a viga ao inves de meter a viga a entrar no pilar...

Facilidade de execução e de montagem.
    Em Portugal isso não é comum porque os nossos projetistas quase todos fazem como o programa manda
    A viga entra no pilar e os ferros tem as dobras de ancoragem.
    Depois em obra como ninguém controla, não se faz nem uma solução nem a outra
  16. Colocado por: zedasilvaFacilidade de execução e de montagem.

Nao consigo concordar sinceramente... onde e que se poupa quando basicamente e dobrar as pontas da viga que entram no pilar e cortar o ferro 20 ou 30cm mais comprido?

Colocado por: zedasilvaA viga entra no pilar e os ferros tem as dobras de ancoragem.

Como sempre fiz e vi o meu pai fazer. Nunca tinha visto uma solucao como a que o DR colocou onde a viga nao entra no pilar e sao usados ferros em U ou L para ligar ao pilar. Ate acho que deve ser mais dificil que simplesmente meter a viga a ligar ao pilar e depois armar. Nao consigo perceber a logica de todo de fazer de outra forma...
  17. Esta é outra das situações de que eu falava, nos por cá colocamos os U’s nos cantos como nesta imagem e juntamos 4 barras depois no meio dos U’s, em Portugal não vejo fazer se isso, mas pode ser da linha zona ou das obras que tenho visto.
      168D3139-E8C6-4740-B302-A2DB87E0BA66.jpeg
  18. Colocado por: DR1982Esta é outra das situações de que eu falava,

Isso que esta a mostrar nao sao vigas a encaixar nos pilares, sao muros macicos.
    E uma das alternativas que pode ter nas pontas utilizar esses U's para ligacao. Para vigas nao me faz sentido nenhum, pois isso significava que a viga nao ia entrar entro do pilar.
  19. Colocado por: dmanteigas

Isso que esta a mostrar nao sao vigas a encaixar nos pilares, sao muros macicos.
    E uma das alternativas que pode ter nas pontas utilizar esses U's para ligacao. Para vigas nao me faz sentido nenhum, pois isso significava que a viga nao ia entrar entro do pilar.
    É uma das alternativas, mas nem esta nem os esquadros vejo fazer, ja vi meterem esquadros mas sem os cruzar e muitas vezes nao leva nada.
    Nas vigas as nem sempre dá para fazer as patilhas porque depois nao entra, a menos que se faça a viga no sítio.
  20. Colocado por: DR1982É uma das alternativas, mas nem esta nem os esquadros vejo fazer, ja vi meterem esquadros mas sem os cruzar e muitas vezes nao leva nada.

Anda a ver as obras erradas... eu ja apanhei fiscais a mandar meter um ferro que faltava porque com a pressa a malta a marcar com o giz deve ter dado 16/17cm em alguns ao inves dos 15 que mandava no projeto.... isto com um muro de 20m vs 3m de altura ja todo armado...

Colocado por: DR1982Nas vigas as nem sempre dá para fazer as patilhas porque depois nao entra, a menos que se faça a viga no sítio.

So nao entra a quem nao as sabe meter. E nao, nao e preciso fazer a viga no sitio. Depende tambem como se faz a patilha, mas e preciso usar a cabeca e seguir o projeto.

0.9191 seg. NEW