Colocado por: paulovalente
Claro, passar dos 80m² do apartamento onde viviam relativamente bem para os 300m² + garagem.
Nas aldeias há ainda aqueles casos de construírem os tais 300 ou 400m² de ABC mas depois fazem uma cozinha de lenha lá fora onde acabam por passar a maior parte do tempo e onde se sentem bem.
Mas também qual é o construtor quem tem interesse em que o DO construa uma coisa pequena. Qual é a repartição de finanças que quer menos IMI. Qual é a câmara que quer cobrar menos taxas. E qual é o banco que quer emprestar menos dinheiro. se depois o DO fica à rasca a pagar a dívida é um problema dele.
Colocado por: DR1982Mais um detalhe que raramente vejo nas obras da zona
Colocado por: zedasilvaeste?
Por cá esse pormenor não é muito usual mas existe outro igualmente eficaz, ainda que tecnicamente seja de mais difícil execução.
Por isso é que eu costumo dizer que os nossos projetistas deveriam ir para obra, ou então não se ofenderem quando um técnico com experiência de obra propõe esta ou aquela alteração.
Colocado por: marco1diria que são os empalmes (horizontais) em L e não empalmes a "morrer" no pilarnormalmente o que vejo são exatamente as barras a morrer nos pilares ou no caso de muros em betao as barras horizontais nao cruzam nos cantos
Colocado por: marcocarSão esquadros, geralmente com 60diametro do ferro usado,que usamos para ligar as vigas umas as outras.nos casos de ser muro em betão os U’s nos cantos metemos 4 barras a fazer de “pilar” embora não nasça na fundação
Pode fazer em L,que passa duma viga a outra, ou em U, que abraça os ferros do pilar.
Colocado por: marco1diria que são os empalmes (horizontais) em L e não empalmes a "morrer" no pilar
Colocado por: DR1982Mais um detalhe que raramente vejo nas obras da zona, serei só eu que vejo as obras erradas 😅
Colocado por: RicardoPortocom os tais 4 ferros no meio?
Faço disso em muitas obras.. malha de muros grandes feitas em estaleiro e os cantos são cozidos em U
Colocado por: dmanteigasEu continuo sem perceber e porque motivo se opta por essa solucao de colocar L ou U para ligar o pilar a viga ao inves de meter a viga a entrar no pilar...
Colocado por: zedasilvaFacilidade de execução e de montagem.
Colocado por: zedasilvaA viga entra no pilar e os ferros tem as dobras de ancoragem.
Colocado por: DR1982Esta é outra das situações de que eu falava,
Colocado por: dmanteigasÉ uma das alternativas, mas nem esta nem os esquadros vejo fazer, ja vi meterem esquadros mas sem os cruzar e muitas vezes nao leva nada.
Isso que esta a mostrar nao sao vigas a encaixar nos pilares, sao muros macicos.
E uma das alternativas que pode ter nas pontas utilizar esses U's para ligacao. Para vigas nao me faz sentido nenhum, pois isso significava que a viga nao ia entrar entro do pilar.
Colocado por: DR1982É uma das alternativas, mas nem esta nem os esquadros vejo fazer, ja vi meterem esquadros mas sem os cruzar e muitas vezes nao leva nada.
Colocado por: DR1982Nas vigas as nem sempre dá para fazer as patilhas porque depois nao entra, a menos que se faça a viga no sítio.