Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: dmanteigasAnda a ver as obras erradas...
    Provavelmente é isso, alias nas obras que vão aparecendo aqui pelo forum ate se vê essas boas praticas todas.
  2. Colocado por: dmanteigase seguir o projeto.
    ate parece que esses detalhes aparecem em todos os Projetos de ferro.
  3. Relativamente aos estribos apertarem a 135°em vez de 90, tive de alertar a malta do ferro que isso estava no projeto e que eles não estavam a fazê-lo.
    A resposta foi que ele estava a fazer como sempre e fez, e que mesmo nas moradias de milhões da Quinta do Lago que ele armou nunca apertava mais que 90 graus...
    Mas insistimos e ele foi dar o aperto final manualmente em todos os estribos que já estavam colocados e fez todos os outros com os 135°.

Outra questão que levantámos foi que na malha da laje maciça, os ferros de baixo não tinham a patilha dobrada para cima.. Também pedimos para executarem isso como estava no projeto e desta acedeu sem reclamar, só disse no fim que sem isso tinha feito a laje em metade do tempo...
  4. Colocado por: DR1982Provavelmente é isso, alias nas obras que vão aparecendo aqui pelo forum ate se vê essas boas praticas todas.

O forum e um micro clima da construcao que se foca essencialmente em pequenas moradias, onde e muito comum os tais 'ze da carrinha' que tanto se fala cuja especializacao e nenhuma.
    Numa obra onde cada subempreiteiro trabalha a sua parte que e a sua especializacao dificilmente pelo menos relativamente ao ferro acontecem os problemas que fala.

O DR sabe sequer como e que se faz o planeamento de vigas, pilares, ferros para nervuras, etc?
    Acha que anda alguem com o projeto na mao em obra a dizer a malta 'agora vamos cortar e armar uma viga com 4 ferros de 16 e 2 de 12 com estribos de 8 20x30 afastados a 10. Aqui nas medidas diz que a viga deve ter 4.2m, mas cortem a 3.8 para poupar no ferro. Facam o resto das contas enquanto vejo a proxima viga/pilar'? Ou que todo o trabalho de planeamento e feito muito antes e para a equipa apenas se passa medidas e quantidades, de acordo com o projeto, e que seguindo o projeto nao da para existirem vigas que nao encaixam nos pilares?
  5. As lajes maciças que é outra situação, a ordem das barras de ferro é conforme calha, a mim ensinaram me que as primeiras barras a meter sao as mais curtas, as longas andam por cima e depois a malha de cima ao contrario, mas ja vi a fazer conforme calha.
  6. Colocado por: jpmassenaOutra questão que levantámos foi que na malha da laje maciça, os ferros de baixo não tinham a patilha dobrada para cima.. Também pedimos para executarem isso como estava no projeto e desta acedeu sem reclamar, só disse no fim que sem isso tinha feito a laje em metade do tempo...

O que e uma perfeitamente mentira porque e basicamente cortar o ferro, levantar e dobrar na maquina. Mesmo numa laje macica de 200/300m2 acrescenta o que, um custo adicional de 15min de mao de obra e mais 6e de custo? :)
  7. Colocado por: DR1982As lajes maciças que é outra situação, a ordem das barras de ferro é conforme calha, a mim ensinaram me que as primeiras barras a meter sao as mais curtas, as longas andam por cima e depois a malha de cima ao contrario, mas ja vi a fazer conforme calha.

Nao esta a confundir lajes macicas com fungiforme?
  8. Colocado por: dmanteigas

O forum e um micro clima da construcao que se foca essencialmente em pequenas moradias, onde e muito comum os tais 'ze da carrinha' que tanto se fala cuja especializacao e nenhuma.
    Numa obra onde cada subempreiteiro trabalha a sua parte que e a sua especializacao dificilmente pelo menos relativamente ao ferro acontecem os problemas que fala.

O DR sabe sequer como e que se faz o planeamento de vigas, pilares, ferros para nervuras, etc?
    Acha que anda alguem com o projeto na mao em obra a dizer a malta 'agora vamos cortar e armar uma viga com 4 ferros de 16 e 2 de 12 com estribos de 8 20x30 afastados a 10. Aqui nas medidas diz que a viga deve ter 4.2m, mas cortem a 3.8 para poupar no ferro. Facam o resto das contas enquanto vejo a proxima viga/pilar'? Ou que todo o trabalho de planeamento e feito muito antes e para a equipa apenas se passa medidas e quantidades, de acordo com o projeto, e que seguindo o projeto nao da para existirem vigas que nao encaixam nos pilares?
    Voce esta a falar de obras com alguma dimensão, eu estou a falar de obras do tal Zé da carrinha que é quem faz 99% das moradias pela minha zona e o planeamento do ferro é mais ou menos conforme disse, barra a barra praticamente e se um ferro tiver de levar menos meia duzia de cms para aproveitar barra nao duvide que é o que acontece.
    Em relação ao diametro de dobra que se falou antes é muito comum ver maquinas das eletricas com o pino de 22mm encravado no meio precisamente por ser sempre o mesmo,
    Ate porque os casquilhos sao de 30 ou 33, como disse antes so mudam o casquilho de fora.
    Ferro de arranque com patilha de 10 ou 15 cms é aos montes tambem.
  9. Colocado por: dmanteigas

Nao esta a confundir lajes macicas com fungiforme?
    estou a falar de lajes maciças com duas malhas, onde o que me foi ensinado foi tal como disse, na altura usavam a expressão de fazer a malha “em
    Livro” mas as primeiras eram sempre as mais curtas.
  10. Colocado por: dmanteigasum custo adicional de 15min de mao de obra
    voce dobra ferro muito rápido :)
  11. Pelo que entendi, nem era só do tempo de dobrar o ferro, era também porque o peso da dobra para cima fazia o ferro rodar e a patilha ficar para baixo para dentro da viga, isto antes dos arames, na parte do staging...
  12. Colocado por: DR1982voce dobra ferro muito rápido :)

Tem nocao que com a maquina, e meter os varoes a medida, carregar no pedal, cortar o ferro, subir o ferro para cima da maquina, carregar no pedal, dobrar, e meter no monte para ser carregado com a grua. Este ultimo passo de 'dobrar' o ferro numa placa de uma moradia se acrescentar mais 15min ao tempo total de o cortar o ferro todo para a placa e o maximo, de 2 homens.

Colocado por: DR1982estou a falar de lajes maciças com duas malhas, onde o que me foi ensinado foi tal como disse, na altura usavam a expressão de fazer a malha “em
    Livro” mas as primeiras eram sempre as mais curtas.

Numa lage macica faz-se sempre primeiro a malha inferior, depois mete-se aqueles ferros dobrados onde vai assentar a malha superior, ferros la para cima e arma-se.

Colocado por: jpmassenaPelo que entendi, nem era só do tempo de dobrar o ferro, era também porque o peso da dobra para cima fazia o ferro rodar e a patilha ficar para baixo para dentro da viga, isto antes dos arames, na parte do staging...

Estava dar treta... mais uma vez e de quem e muito preguicoso e nao quer perder mais 5 minutos. E basicamente meter o ferro, dar 2 ou 3 pontos para que a patilha fique para cima e ir metendo o ferro todo assim e no final arma-se a placa completa. Sim, da um bocadinho mais de trabalho, mas nunca o dobro. Numa placa de uma moradia, ai a rondar os 200 a 300m2, demora-se o que, mais 20 minutos a fazer a malha de baixo com patilha nas pontas? :)
    Atencao nada disto sao numeros atirados para o ar... ja la andei a faze-las e sei precisamente o trabalho e o tempo que demora.

Colocado por: DR1982Voce esta a falar de obras com alguma dimensão, eu estou a falar de obras do tal Zé da carrinha que é quem faz 99% das moradias pela minha zona e o planeamento do ferro é mais ou menos conforme disse, barra a barra praticamente e se um ferro tiver de levar menos meia duzia de cms para aproveitar barra nao duvide que é o que acontece.

Pois, mas o que o DR nao percebe, e que 80% das obras em Portugal nao sao obras do Ze da Carrinha. Portanto temos de ter cuidado com as generalizacoes. As coisas que o DR fala como sendo 'normais' em Portugal so o podem ser para o Ze da Carrinha que nao tem o minimo de brio, condicoes, nem capacidade de gestao.

Por exemplo, o que o DR acabou de falar e a maior estupidez que ha e um bom exemplo de ma gestao. No ferro, ninguem anda a ver em obra pilar a pilar, viga a viga, ou sequer nas placas se anda a medir a que comprimento cortar o ferro a medida que se vai fazendo a placa. Todo esse trabalho e feito 'em casa' de forma a optimizar ao maximo a reducao das pontas de ferro. Cada varao tem 12m, regra geral, logo sem este planeamento muito facilmente se vai ficando com pontas de 40/50/60/70cms ou as vezes ate mais que numa obra grande sao um desperdicio enorme. Alem de que na optimizacao da mao de obra, nao se anda a cortar ferro e a fazer estribos, depois arma-se um pilar, volta-se a cortar... ou melhor, ate pode haver quem trabalhe assim, mas depois e normal que os orcamentos 'nao cheguem'. Regra geral 2 serventes/armadores recebem um papel com a indicacao de todo o ferro a cortar com tipo e medidas e cortam o ferro necessario todo de uma vez. Idem para os estribos. Ninguem faz estribos so para uma viga ou so para um pilar.

Idem para o ferro que se corta para levar para placa. Todo o ferro a cortar e dobrar fica indicado no papel, e quando se acaba a cortar um molho que e todo a mesma medida para determinada parte (macico, corniz, etc) pega-se num arame para nao misturar, papel com a medida, e que esta na placa com o projeto so tem que indicar onde e para meter.

Eu estou a falar no ferro, mas o mesmo e valido para cofragem. So trabalha de projeto na mao a dar indicacoes ao minuto e sem planeamento quem nao sabe trabalhar.

E muito daquilo que fala nao passa na fiscalizacao mais 'amiga', quando mais se apanhar um 'zedasilva'
  13. Colocado por: dmanteigasTem nocao que com a maquina, e meter os varoes a medida, carregar no pedal, cortar o ferro, subir o ferro para cima da maquina, carregar no pedal, dobrar, e meter no monte para ser carregado com a grua. Este ultimo passo de 'dobrar' o ferro numa placa de uma moradia se acrescentar mais 15min ao tempo total de o cortar o ferro todo para a placa e o maximo, de 2 homens.
    falta ai a parte de meter a cavilha de cima ja agora, os seus 15 minutos rendem mais que os meus entao.
  14. Colocado por: dmanteigasNuma lage macica faz-se sempre primeiro a malha inferior, depois mete-se aqueles ferros dobrados onde vai assentar a malha superior, ferros la para cima e arma-se.
    seria dificil fazer primeiro a malha superior, eu falava da primeira camada de ferros da malha inferior, é sempre no sentido mais curto e a malha superior ao contrário, os ferros mais curtos por cima.
  15. Colocado por: dmanteigasPor exemplo, o que o DR acabou de falar e a maior estupidez que ha e um bom exemplo de ma gestao. No ferro, ninguem anda a ver em obra pilar a pilar, viga a viga, ou sequer nas placas se anda a medir a que comprimento cortar o ferro a medida que se vai fazendo a placa. Todo esse trabalho e feito 'em casa' de forma a optimizar ao maximo a reducao das pontas de ferro.
    eu tambem sei verificar o ferro todo de uma obra e encaixa lo nas barras de 12m, aproveitar pontas para espaçadores ou cadeiras felizmente, mas o que vejo é navegação à vista.
  16. Colocado por: DR1982falta ai a parte de meter a cavilha de cima ja agora, os seus 15 minutos rendem mais que os meus entao.

O DR ja deu algum ponto alguma vez na vida? Ja cortou ferro? Ja fez estribos?

Nao leve a mal que nao estou a perguntar com ma intencao. Simples curiosidade apenas
  17. Colocado por: DR1982seria dificil fazer primeiro a malha superior, eu falava da primeira camada de ferros da malha inferior, é sempre no sentido mais curto e a malha superior ao contrário, os ferros mais curtos por cima.

Ja percebi. Honestamente nao lhe sei dizer pois ja ha largos anos que nao trabalho la e certos pormenores so confirmando com o meu pai. Mas faz-me todo o sentido que se faca sempre assim, quanto mais nao seja porque para armar e mais facil assim que o oposto.
  18. Colocado por: dmanteigas

O DR ja deu algum ponto alguma vez na vida? Ja cortou ferro? Ja fez estribos?

Nao leve a mal que nao estou a perguntar com ma intencao. Simples curiosidade apenas
    embora a minha guerra seja cofragem ja fiz e moldei muito ferro.
    • SrR
    • 31 janeiro 2025
    Colocado por: DR1982embora a minha guerra seja cofragem ja fiz e moldei muito ferro.
    eu já cortei muito
  19. Colocado por: SrReu já cortei muito
    pra passar tubos ? 😆

1.0478 seg. NEW