Colocado por: dmanteigasAnda a ver as obras erradas...Provavelmente é isso, alias nas obras que vão aparecendo aqui pelo forum ate se vê essas boas praticas todas.
Colocado por: dmanteigase seguir o projeto.ate parece que esses detalhes aparecem em todos os Projetos de ferro.
Colocado por: DR1982Provavelmente é isso, alias nas obras que vão aparecendo aqui pelo forum ate se vê essas boas praticas todas.
Colocado por: jpmassenaOutra questão que levantámos foi que na malha da laje maciça, os ferros de baixo não tinham a patilha dobrada para cima.. Também pedimos para executarem isso como estava no projeto e desta acedeu sem reclamar, só disse no fim que sem isso tinha feito a laje em metade do tempo...
Colocado por: DR1982As lajes maciças que é outra situação, a ordem das barras de ferro é conforme calha, a mim ensinaram me que as primeiras barras a meter sao as mais curtas, as longas andam por cima e depois a malha de cima ao contrario, mas ja vi a fazer conforme calha.
Colocado por: dmanteigasVoce esta a falar de obras com alguma dimensão, eu estou a falar de obras do tal Zé da carrinha que é quem faz 99% das moradias pela minha zona e o planeamento do ferro é mais ou menos conforme disse, barra a barra praticamente e se um ferro tiver de levar menos meia duzia de cms para aproveitar barra nao duvide que é o que acontece.
O forum e um micro clima da construcao que se foca essencialmente em pequenas moradias, onde e muito comum os tais 'ze da carrinha' que tanto se fala cuja especializacao e nenhuma.
Numa obra onde cada subempreiteiro trabalha a sua parte que e a sua especializacao dificilmente pelo menos relativamente ao ferro acontecem os problemas que fala.
O DR sabe sequer como e que se faz o planeamento de vigas, pilares, ferros para nervuras, etc?
Acha que anda alguem com o projeto na mao em obra a dizer a malta 'agora vamos cortar e armar uma viga com 4 ferros de 16 e 2 de 12 com estribos de 8 20x30 afastados a 10. Aqui nas medidas diz que a viga deve ter 4.2m, mas cortem a 3.8 para poupar no ferro. Facam o resto das contas enquanto vejo a proxima viga/pilar'? Ou que todo o trabalho de planeamento e feito muito antes e para a equipa apenas se passa medidas e quantidades, de acordo com o projeto, e que seguindo o projeto nao da para existirem vigas que nao encaixam nos pilares?
Colocado por: dmanteigasestou a falar de lajes maciças com duas malhas, onde o que me foi ensinado foi tal como disse, na altura usavam a expressão de fazer a malha “em
Nao esta a confundir lajes macicas com fungiforme?
Colocado por: dmanteigasum custo adicional de 15min de mao de obravoce dobra ferro muito rápido :)
Colocado por: DR1982voce dobra ferro muito rápido :)
Colocado por: DR1982estou a falar de lajes maciças com duas malhas, onde o que me foi ensinado foi tal como disse, na altura usavam a expressão de fazer a malha “em
Livro” mas as primeiras eram sempre as mais curtas.
Colocado por: jpmassenaPelo que entendi, nem era só do tempo de dobrar o ferro, era também porque o peso da dobra para cima fazia o ferro rodar e a patilha ficar para baixo para dentro da viga, isto antes dos arames, na parte do staging...
Colocado por: DR1982Voce esta a falar de obras com alguma dimensão, eu estou a falar de obras do tal Zé da carrinha que é quem faz 99% das moradias pela minha zona e o planeamento do ferro é mais ou menos conforme disse, barra a barra praticamente e se um ferro tiver de levar menos meia duzia de cms para aproveitar barra nao duvide que é o que acontece.
Colocado por: dmanteigasTem nocao que com a maquina, e meter os varoes a medida, carregar no pedal, cortar o ferro, subir o ferro para cima da maquina, carregar no pedal, dobrar, e meter no monte para ser carregado com a grua. Este ultimo passo de 'dobrar' o ferro numa placa de uma moradia se acrescentar mais 15min ao tempo total de o cortar o ferro todo para a placa e o maximo, de 2 homens.falta ai a parte de meter a cavilha de cima ja agora, os seus 15 minutos rendem mais que os meus entao.
Colocado por: dmanteigasNuma lage macica faz-se sempre primeiro a malha inferior, depois mete-se aqueles ferros dobrados onde vai assentar a malha superior, ferros la para cima e arma-se.seria dificil fazer primeiro a malha superior, eu falava da primeira camada de ferros da malha inferior, é sempre no sentido mais curto e a malha superior ao contrário, os ferros mais curtos por cima.
Colocado por: dmanteigasPor exemplo, o que o DR acabou de falar e a maior estupidez que ha e um bom exemplo de ma gestao. No ferro, ninguem anda a ver em obra pilar a pilar, viga a viga, ou sequer nas placas se anda a medir a que comprimento cortar o ferro a medida que se vai fazendo a placa. Todo esse trabalho e feito 'em casa' de forma a optimizar ao maximo a reducao das pontas de ferro.eu tambem sei verificar o ferro todo de uma obra e encaixa lo nas barras de 12m, aproveitar pontas para espaçadores ou cadeiras felizmente, mas o que vejo é navegação à vista.
Colocado por: DR1982falta ai a parte de meter a cavilha de cima ja agora, os seus 15 minutos rendem mais que os meus entao.
Colocado por: DR1982seria dificil fazer primeiro a malha superior, eu falava da primeira camada de ferros da malha inferior, é sempre no sentido mais curto e a malha superior ao contrário, os ferros mais curtos por cima.
Colocado por: dmanteigasembora a minha guerra seja cofragem ja fiz e moldei muito ferro.
O DR ja deu algum ponto alguma vez na vida? Ja cortou ferro? Ja fez estribos?
Nao leve a mal que nao estou a perguntar com ma intencao. Simples curiosidade apenas
Colocado por: DR1982embora a minha guerra seja cofragem ja fiz e moldei muito ferro.eu já cortei muito
Colocado por: SrReu já cortei muitopra passar tubos ? 😆