Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

    Colocado por: Paulo_Santos
    Boa noite.


    Dizer isso ou nada é igual ;)
  2.  # 482

    Colocado por: Paulo_SantosBoa noite.
    No projeto para construção da minha moradia consta o seguinte:

    "ENROCAMENTO E MASSAMES O pavimento do piso será executado com um enrocamento de brita 40/60 devidamente compactada não inferior a 15 (quinze) centímetros sobre uma base de tout-venant não inferior a 20 (vinte) centímetros. Depois da respectiva compactação aplicar-se-á uma betonilha de regularização de 250 (duzentos e cinquenta) kg/m3 com uma espessura de 7 (sete) centímetros. As lajes serão executadas em lajes maciças de betão e terão as características exigidas pelo cálculo, nomeadamente quanto à camada de enchimento e armaduras.

    FUNDAÇÕES Serão realizadas por sapatas isoladas de betão armado solidarizadas por vigas de fundação. A profundidade será a suficiente para que se transmitam cargas uniformes ao solo inferiores às tensões admissíveis do terreno. Os caboucos serão preenchidos com betão ciclópico. As sapatas e pilares obedecerão rigorosamente às instruções do Técnico, nomeadamente no que respeita à especificação da classe de aço a empregar e respectivos diâmetros.

    ESTRUTURA DE BETÃO ARMADO Será constituída por um sistema de vigas e pilares executados de acordo com a legislação em vigor e de acordo com o cálculo. A dosagem mínima de cimento será de 300 kg/m3."


    Podem dar a vossa opinião sobre se o previsto vai de encontro às boas práticas que os senhores preconizam?
    Obrigado

    Uma mão cheia de nada... So palha.
  3.  # 483

    Colocado por: zedasilvaQuando aqui se fala em sondagens ao terreno antes de se iniciar os projetos, é para evitar situações destas.
    Sim, isto é o nível freático do terreno
      16.jpg


    Zé qual foi a solução aqui?
  4.  # 484

    Colocado por: sandra1974

    Zé qual foi a solução aqui?

    DF +CS
  5.  # 485

    Colocado por: zedasilva
    DF +CS


    ?
  6.  # 486

    Diretor fiscal e coordenador de segurança
    • Rogu
    • 27 janeiro 2020

     # 487

    Esta Laje de Cal à base de produtos ecológicos e naturais permite a respiração do pavimento, assegura o isolamento térmico. Se o enrocamento for bem feito as humidades também não subiram...

    Ecológica, sem plástico, sem betão e super económica...

    Laje de Cal
      2020 01 26 estudo pormenores laje pavimento2.jpg
  7.  # 488

    Colocado por: sandra1974?

    Esqueça, a resposta não era para este tópico.
    No caso foi adotada realização de drenagem interior, perimetral e poço absorvente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David_Santos
  8.  # 489

    Colocado por: RoguSe o enrocamento for bem feito as humidades também não subiram...

    Rogu
    O enrocamento, por muito bem feito que esteja, não lhe garante a impermeabilização. Se o nível freático for alto a água sobe na mesma.
    Na sua solução tem ali tela pitonada que não está lá a fazer nada.
    Tem tb grave falhas de impermeabilização nas zonas interiores da estrutura
      lixo7.JPG
    • Rogu
    • 27 janeiro 2020 editado

     # 490

    Colocado por: zedasilva
    Rogu
    O enrocamento, por muito bem feito que esteja, não lhe garante a impermeabilização. Se o nível freático for alto a água sobe na mesma.
    Na sua solução tem ali tela pitonada que não está lá a fazer nada.
    Tem tb grave falhas de impermeabilização nas zonas interiores da estrutura
      lixo7.JPG


    Caro Zé Silva,
    Obrigado pelo seu comentário.

    Tem razão, esqueci-me de mencionar que este pormenor é para reabilitação.
    O que estou a investigar é como fazer o pormenor de laje de pavimento no caso de termos paredes existentes em alvenaria de pedra, tijolo ou taipa.

    Nestes casos é muito complicado, e demasiado caro levar as impermeabilizações abaixo das fundações.

    Por outro lado se impermeabilizarmos a laje através de telas e/ou massames de betão, ou lajes de betão vamos impedir que o pavimento "transpire". Isto faz com que todas as humidades e condensações se dirijam para as fundações, e por aí comecem a subir por capilaridade pelas paredes, dando origem a salitres e ao empolamento de rebocos.

    Em relação à laje até agora esta foi a melhor solução que encontrei, pois deixa a laje respirar, usa materiais compatíveis com paredes antigas, é económico e 100% ecológico.

    Em casos de o nível freático ser alto este pormenor pode se melhorado através do aumento da espessura da camada de brita, e colocação de geodrenos* na parte inferior da camada de brita. Podemos ainda colocar um outro sistema de tubos, ligeiramente mais acima que garantam a ventilação natural da camada de brita....
    *tubos de drenagem envoltos em geotextil.

    Em relação ao dreno, ainda estou a investigar. A razão da membrana seria para deixar um espaço entre a parede existente e o dreno.
    Este espaço permitiria também a respiração da parede para o exterior, acima da cota do terreno. A ideia seria colocar pequenos tubos entre a parede e a membrana pitonada que permitiram a respiração da parede 30 a 60 cm acima do terreno, como numa parede ventilada convencional....

    O que acham??

    Não consegui foi ainda encontrar uma solução para o dreno exterior que não use plástico...

    Abaixo o pormenor com a camada de brita melhorada para o caso de terrenos mais húmidos
      2020 01 27 estudo pormenores laje pavimento.jpg
    • Rogu
    • 27 janeiro 2020

     # 491

    Colocado por: zedasilva
    Rogu
    O enrocamento, por muito bem feito que esteja, não lhe garante a impermeabilização. Se o nível freático for alto a água sobe na mesma.
    Na sua solução tem ali tela pitonada que não está lá a fazer nada.
    Tem tb grave falhas de impermeabilização nas zonas interiores da estrutura
      lixo7.JPG


    Caro Zé Carlos,
    Não compreendo porque diz " Na sua solução tem ali tela pitonada que não está lá a fazer nada." ?
    O pormenor convencional de dreno periférico tem sempre de levar uma membrana pitonada, não? Como se faz de outra forma? Só com telas ou membranas?
  9.  # 492

    A membrana pitonada serve para proteger o material de impermeabilização e criar uma zona drenante.
    Ali não vejo nenhum material de impermeabilização, logo a membrana pitonada apenas está a criar uma zona drenante junto às paredes.
    A sua ideia está correta mas é preciso afinar os pormenores.
    Trata-se de uma situação concreta ou é um estudo para situações correntes?
    Por vezes basta uma ou outra condicionante para inviabilizar a solução
  10.  # 493

    Betão reciclado é betão triturado, retirado de estruturas?
    • Rogu
    • 28 janeiro 2020

     # 494

    Colocado por: ****Rogu voçê é de onde , vive m pt ou veio de fora ? Ja agora o geo textil , pode ser de fibras de coco .


    Caro ****,
    Eu sou Português. Realmente estudei arquitectura em Bruxelas e em Barcelona. Mas já voltei a Portugal em 1998 e abri um atelier de arquitectura em Lisboa. Desde há uns anos tenho trabalhado também no Alentejo e no Algarve, mantendo o atelier em Lisboa com uma sócia. Por isso tenho-me interessado cada vez mais por arquitectura ecológica. Por estas bandas fiz vários seminários e workshops neste âmbito. E tenho reparado que todos aqueles que se dedicam à construção ecológica não tem mãos a medir com a quantidade de trabalho e encomendas.
    Devido aos actuais problemas ambientais cada vez são mais as pessoas e querer fazer a transição para soluções mais ecológicas.
    Investigando este tipo de soluções comecei a reparar que se encontram soluções não só mais ecológicas como muito mais económicas.
    • Rogu
    • 28 janeiro 2020 editado

     # 495

    Colocado por: ****Rogu voçê é de onde , vive m pt ou veio de fora ? Ja agora o geo textil , pode ser de fibras de coco .


    Já tinha pensado em fazer o geotextil com fibra de coco. Mas esse material é biodegradável, por isso como tempo vai-se decompor e deixar de assegurar a sua função.
    Aqui acho que a única solução é mesmo usar um geotextil de fibras recicladas. Não é 100% ecológico, mas é reciclado, até agora ainda não encontrei outra alternativa...
    O unico que encontrei até agora foi este, (https://www.materiaux-naturels.fr/produit/802-rouleau-feutre-en-fibres-synthetiques-recyclees)mas vem de França, por isso a pegada de também é grande por isso não compensa. Talvez haja qualquer coisa em Espanha...
    • Rogu
    • 28 janeiro 2020

     # 496

    Colocado por: ****

    Também estudei perto de si, em santander , os espanhóis sempre tiveram um pouco a ideia da ecologia ........e um sistema de ensino mais aberto , em Portugal estamos mais limitados , mas temos melhor legislação .


    Pois os espanhóis também estão bastante à frente em soluções ecológicas... mas por cá também vão aparecendo coisas interessantes
    • Rogu
    • 28 janeiro 2020 editado

     # 497

    Colocado por: zedasilvaA membrana pitonada serve para proteger o material de impermeabilização e criar uma zona drenante.
    Ali não vejo nenhum material de impermeabilização, logo a membrana pitonada apenas está a criar uma zona drenante junto às paredes.
    A sua ideia está correta mas é preciso afinar os pormenores.
    Trata-se de uma situação concreta ou é um estudo para situações correntes?
    Por vezes basta uma ou outra condicionante para inviabilizar a solução


    Pois a membrana acompanhada do geotextil está ali para drenar a água para o geodreno que está imerso na brita, abaixo.
    Por outro lado permite também, se estiver bem selada, a impermeabilização e ventilação de parte da sapata e parede de fundação.
    A parede não está directamente impermeabilizada com telas ou membranas, precisamente para poder respirar.

    Este estudo é para duas situações concretas, de duas casas que estou a reabilitar. Mas a ideia seria chegar também a um pormenor genérico que se pudesse utilizar em outras obras, sendo adaptado claro, a cada caso.

    Por outro lado queriam também partilhar aqui no forum, ideias e soluções para pormenores de construção ecológica...
  11.  # 498

    Colocado por: RoguPor outro lado permite também, se estiver bem selada, a impermeabilização e ventilação de parte da sapata e parede de fundação.

    Em teoria funciona, na prática é quase impossível garantir isso.
    Colocado por: Rogusoluções para pormenores de construção ecológica...

    Não existem construções ecológicas, podemos é no processo produtivo minimizar ao máximo os impactos.
    Isso não se consegue apenas com a prescrição de materiais ou técnicas. A maior pegado é mesmo o processo de construção.
    Por exemplo, se eu tiver uma boa impermeabilização mesmo que com materiais menos ecológicos , estou durante a vida útil da minha construção a reduzir a minha pegada pelo simples fato de não ter que me preocupar em resolver as humidades.
    Se eu tiver uns bons vidros e caixilharia mesmo que sejam de materiais menos ecológicos estou durante a vida útil da minha construção a reduzir as necessidades de aquecimento e arrefecimento.
    A sua ideia é de louvar mas temos que pesar os prós e os contras
    Concordam com este comentário: zinna, Pedro Barradas, Marcopom, two-rok
    • Rogu
    • 28 janeiro 2020

     # 499

    Colocado por: zedasilva
    Em teoria funciona, na prática é quase impossível garantir isso.

    Se as membranas pitonadas estiverem bem sobrepostas, e houver algo que garanta uma boa união estanque entre elas, a agua não passa, não?
    Não sei bem como fazer isso mas existem bandas adesivas para fazer isso, ou com tela não?
    Se a função da membrana pitonada é a drenagem de água, então ela tem de garantir a estanquecidade....

    É que isolar com telas ou membrana uma parede de alvenaria de pedra tijolo burro ou taipa, vai fazer que ela não respire...
    e logo capilarudades, salitres etc...

    Outra hipótese talvez seja usar telas tipo Tyvek, transpiráveis e impermeáveis, talvez por aí...


    Não existem construções ecológicas, podemos é no processo produtivo minimizar ao máximo os impactos.
    Isso não se consegue apenas com a prescrição de materiais ou técnicas. A maior pegado é mesmo o processo de construção.
    Por exemplo, se eu tiver uma boa impermeabilização mesmo que com materiais menos ecológicos , estou durante a vida útil da minha construção a reduzir a minha pegada pelo simples fato de não ter que me preocupar em resolver as humidades.
    Se eu tiver uns bons vidros e caixilharia mesmo que sejam de materiais menos ecológicos estou durante a vida útil da minha construção a reduzir as necessidades de aquecimento e arrefecimento.
    A sua ideia é de louvar mas temos que pesar os prós e os contras
    Concordam com este comentário:****,zinna


    Sim claro, não se pode ser radical, nem dogmático. Há casos em que temos mesmo de usar plásticos ou betão.
    É o caso do geotextil, se queremos um material que filtre os finos da areia ou argila, tem mesmo de ser um material imputrecivél...
    Aí estamos mesmo a usar a especificidade do material.

    No caso das janelas basta uma boa caixilharia em madeira, pintada com uma mistura de óleo de linhaça. (receita: agua 3litros + pigmento natural 1kg + farinha de trigo 260g + sulfato de ferro 100g + oleo de linhaça refinado 0.4 litos = rendimento 15m2)

    Se compararmos o preço destas com uma boa caixilharia de alumínio ou PVC com corte um bom corte térmico a diferença não é assim tão grande...

    Mas é isso, temos é que no processo produtivo minimizar ao máximo os impactos e a pegada.
    Acho que é um desafio interessante, e como o planeta está, deveríamos todos pensar nisso, já. Enfim...

    Acho que devemos também olhar para as construções anteriores à revolução industrial.
    Durante milhares de anos se construiu sem telas, nem plásticos, nem betão... e sobrevivemos...
  12.  # 500

    Colocado por: RoguNo caso das janelas basta uma boa caixilharia em madeira, pintada com uma mistura de óleo de linhaça. (receita: agua 3litros + pigmento natural 1kg + farinha de trigo 260g + sulfato de ferro 100g + oleo de linhaça refinado 0.4 litos = rendimento 15m2)


    Nunca tinha ouvido falar nisto... :)
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.1423 seg. NEW