Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: P@rAdiS3As paredes do desvao vão ser em betão ou bloco? Sinceramente não percebo tamanha preocupação em uma cave com quase 4 metros de pé direito, está com medo de constipar os pneus do trator? Só a massa de ar nesse espaço todo é uma autêntica ponte térmica.
    3m de pé direito.
    A preocupação não é assim tanta visto que nao levará isolamento por baixo das sapatas, mas no resto não custa nada fazer melhor se valer de alguma coisa, uma tira de XPS demora meio dia a colocar
  2. Colocado por: DR1982Haverá vantagem

Esse isolamento dessa forma, nesse desvão é mandar dinheiro ao lixo.

Trata-se de um espaço não climatizado, não útil. Havendo um pé direito disponivel tão grande, é colar XPS directamente por baixo do piso térreo da habitação, contra as vigotas. Ou então PU projectado.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, powerPT, zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3. Colocado por: NostradamusEsse isolamento dessa forma, nesse desvão é mandar dinheiro ao lixo.

Afinal parece que não sou o único a pensar o mesmo.
    Num projeto que se pretende controlar custos, esbanjar recursos e coisas sem significado parece-me uma má opção.
  4. Eu não sei não, mas talvez o DR esteja a pensar a dar um uso ao desvao que precise de calor, estilo vasos com plantas que fazem as pessoas felizes 🤣.
    Desculpem a brincadeira, mas é só para descontrair
  5. Só para por mais lenha na fogueira.
    O radão é altamente nocivo para a saúde, sendo um gás, a melhor forma de o eliminar dos ambientes é sem duvida dificultar a sua entrada mas essencialmente promover a sua saída.
    Como se faz a saída do radão daquele desvão?
  6. Colocado por: Nostradamus

Esse isolamento dessa forma, nesse desvão é mandar dinheiro ao lixo.

Trata-se de um espaço não climatizado, não útil. Havendo um pé direito disponivel tão grande, é colar XPS directamente por baixo do piso térreo da habitação, contra as vigotas. Ou então PU projectado.
    Concordam com este comentário:RUIOLI,powerPT,zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    então mas se o desvão passar a ser cave jm dia não dá jeito ter isolamento térmico?
  7. Colocado por: zedasilvaSó para por mais lenha na fogueira.
    O radão é altamente nocivo para a saúde, sendo um gás, a melhor forma de o eliminar dos ambientes é sem duvida dificultar a sua entrada mas essencialmente promover a sua saída.
    Como se faz a saída do radão daquele desvão?
    já por isso leva a tela anti-Radão.
  8. Colocado por: DR1982então mas se o desvão passar a ser cave jm dia não dá jeito ter isolamento térmico?

o isolamento térmico retém o calor gerado no interior, se não aquecer o espaço...
  9. Colocado por: RUIOLI

o isolamento térmico retém o calor gerado no interior, se não aquecer o espaço...
    nesse caso acaba por então tambem nao fazer sentido forrar as paredes exteriores com XPS até baixo, basta descer 1m abaixo da laje para minimizar a ponte termica e pronto certo?
  10. Colocado por: DR1982então mas se o desvão passar a ser cave jm dia não dá jeito ter isolamento térmico?

Tem de se garantir é uma boa ventilação para que não se crie uma sopa de cartões, quando esse espaço se tornar em arrumos.

O isolamento propriamente dito não é tão fundamental quanto isso. Ferramentas ou material de jardim não se vai estragar num espaço não climatizado. Estraga-se sim, se tiver % de humidade muito elevadas.

Eu guardo as minhas "joias da coroa" numa garagem e anexos sem qualquer isolamento e nada se estraga. No meu caso apenas deixo um palmo de distância entre as caixas e as paredes, e algumas coisas até estão pousadas em paletes, para garantir uma ventilação a 360°.

Nesse caso é igual. Esse espaço, com essa área toda, tem mesmo de ter umas grelhas laterais de ventilação (não daquelas das janelas, mas uns mamarrachos 40x20 cm a cada 5 metros de parede por exemplo). Meter isolamento nestas condições é só estragar dinheiro num espaço que tem de ser naturalmente roto.
  11. Colocado por: Nostradamusmas uns mamarrachos 40x20 cm a cada 5 metros de parede por exemplo)
    considero mesmo uns mamarrachos esas janelas, como as que se usavam nas escolas antigas, tenho de encontrar alternativas a isso.
  12. E não esquecer outro detalhe. Essas caves/arrumações rapidamente se tornam cavernas para os homens fazerem parte das suas bricolagens. Se o espaço não for pensado a ser ventilado de raiz, depois para onde vão os odores e os fumos?

Coisas como reparar um corta relvas térmico ou uma roçadora? Ao relento na rua com chuva e frio? Ainda ontem estive a fazer uma brasagem para umas coisas na mota e não queria aqueles fumos num espaço interior estanque.

Nestas coisas não se pode pensar demasiado na componente estética. Uns arbustos bem colocados escondem bem essas grelhas.
    • DR1982
    • 28 novembro 2024 editado
    Colocado por: NostradamusUns arbustos bem colocados escondem bem essas grelhas.
    a questão é que isso obrigava a ter o jardim mais baixo que o piso de habitação na zona das tais janelas e não é o que se pretende.
  13. Colocado por: DR1982já por isso leva a tela anti-Radão.

O radão é um GÁS. Não é um liquido que sobe por capilaridade.
    O DR tem que começar a pensar mais pelo senso comum e menos pelas técnicas de marketing que tão bem sabem vender produtos e gadgets com que adornamos as nossas construções.
    Pensar/projetar em função das modas é função dos arquitetos, não dos DO a quem o dinheiros custa a ganhar.
  14. Colocado por: zedasilva
    O radão é um GÁS. Não é um liquido que sobe por capilaridade.
    O DR tem que começar a pensar mais pelo senso comum e menos pelas técnicas de marketing que tão bem sabem vender produtos e gadgets com que adornamos as nossas construções.
    Pensar/projetar em função das modas é função dos arquitetos, não dos DO a quem o dinheiros custa a ganhar.
    deixa se o portão aberto pronto, ja nao ha gas que meta medo 😂
  15. Colocado por: DR1982deixa se o portão aberto pronto

O gás é um bicho muito casmurro.
    Tem a mania de subir e concentra-se junto ao teto.
  16. O radao só faz mal se for respirado, se estiver "preso" por baixo da casa nao faz mal.

Eu particularmente sou de inteirissimo acordo com o Zedasilva, desvão sanitário é um erro construtivo.

Para mim a melhor/económica opção é colocar colocar da seguinte forma
    1° pendente na terra
    2° manta geotextil
    3° tubos de dreno que devem sair por baixo do lintel da casa
    4° 5 a 10cm de brita 1
    5° Manta geotextil
    6° Encher com terra até à altura da placa
    7° Manga plástica
    8° Placa

As mantas geotextil servem para impedir que com o tempo a caixa de brita não fique bloqueada pela terra
  17. Colocado por: DR1982a questão é que isso obrigava a ter o jardim mais baixo que o piso de habitação na zona das tais janelas e não é o que se pretende.

Não obrigada nada.

entr
  18. Colocado por: Na_mouchO radao só faz mal se for respirado, se estiver "preso" por baixo da casa nao faz mal.

Verdade, mas no caso do DR e de muitas outras habitações em zonas de radão, por muito que se isole as base da casa ele é libertado pelo restante terreno envolvente.
    Por isso que a aposta numa eficiente ventilação dos espaços habitados é fundamental.
  19. Colocado por: DR1982a questão é que isso obrigava a ter o jardim mais baixo que o piso de habitação

Colocado por: NostradamusNão obrigada nada.

O DR só vê o problema.
    Ó homem de Deus, você tem que começar a ter outra atitude.
    1º Ter consciência que tenho um problema
    2º Procurar uma solução para o mesmo

Por norma as suas soluções é evitar o problema.
    Os problemas são como as gajas senhoras, só dão chatices, mas isso não é razão para as evitar.
    Temos é que ter soluções para as suportar

1.0433 seg. NEW