Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Nesta por exemplo à primeira vista o betão de limpeza em tudo parece o ideal, mas depois pensando bem depois para onde vai a agua que se acumula de possiveis condensados? Nao é melhor ser em terra para que essa agua se infiltre no solo?
      IMG_4011.jpeg
  2.  # 2

Neste caso, o desvão sanitário tem quase 4m de altura e é fortemente ventilado.
    Se há coisa que ali não deve haver é condensados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 3

Ah ok, entao mas se for para uma solução de piso térreo, para depois encher de brita, ja considera o betão de limpeza em toda a area de implantação prejudicial?
  4.  # 4

Colocado por: DR1982percebo que a sua função seja cumprir os projetos, claro…

Quando os projetos tem soluções desadequadas ou são omissos, sempre que possível, tento melhorar a exceução.
    Isso nem sempre é possível pelas mais variadas razões.
    Por vezes só nos resta tentar escolher entre tanta coisa que irá correr mal para minimizar alguns dos estragos
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaNeste caso, o desvão sanitário tem quase 4m de altura e é fortemente ventilado.

Isso e um desvao sanitario ou uma cave?
  6.  # 6

Colocado por: DR1982se for para uma solução de piso térreo, para depois encher de brita, ja considera o betão de limpeza em toda a area de implantação prejudicial?

Depende mas em principio sim, pois irá dificultar a drenagem.
    Não existem soluções padrão, temos que adequar as coisas à realidade que temos e aos objetivos que pretendemos
    Concordam com este comentário: DR1982
  7.  # 7

E ja agora... alguem faz desvao sanitario sem ser sob betao de limpeza impermeabilizado? Parece-me que o que o DR esta a dizer e fazer o desvao em terra?
  8.  # 8

Colocado por: dmanteigasIsso e um desvao sanitario ou uma cave?

É um desvão sanitário resultante de um projeto que não teve em conta a morfologia do terreno.
  9.  # 9

Colocado por: dmanteigasE ja agora... alguem faz desvao sanitario sem ser sob betao de limpeza impermeabilizado?

Se o objetivo for mesmo só funcionar como desvão, o ideal até é ficar em terra.
    No caso concreto do projeto do DR, não considero que seja uma boa opção
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaSe o objetivo for mesmo só funcionar como desvão, o ideal até é ficar em terra.
    tambem me parece que seja mesmo o ideal.
  11.  # 11

Colocado por: zedasilva
    Se o objetivo for mesmo só funcionar como desvão, o ideal até é ficar em terra.
    No caso concreto do projeto do DR, não considero que seja uma boa opção

Ok, pensei que o 'standard' em desvao sanitario era solo compactado, brita ou areia para regularizacao, betao de limpeza, impermeabilizacao e depois comecar a construir a fundacao da casa. Nao existe um risco de nivelamento e durabilidade assentando o desvao em solo compactado sem o betao de limpeza, impermeabilizando apenas as sapatas? Alem de que deve ser mais complicado ter uma drenagem eficiente nao?
  12.  # 12

Colocado por: zedasilvaNo caso concreto do projeto do DR, não considero que seja uma boa opção
    No meu caso tenho previsto com os meus botoes fazer uma “valeta” gigante com 0.5% de inclinação em betao de limpeza em todo o miolo do desvão com escoamento.
    Serve para facilitar os trabalhose caso um dia queira usar aquilo para uma casa de luz vermelha encho de brita e faço massame armado por cima.
    Parece-me a solução ideal, por outro lado ninguem faz e pode ser um desperdício de dinheiro.
  13.  # 13

Colocado por: DR1982por outro lado ninguem faz e pode ser um desperdício de dinheiro.

Este discurso faz-me lembrar aquele pessoal que diz que contratar um coordenador de segurança e fazer a Comunicação Prévia de abertura de estaleiro à ACT é um desperdício de dinheiro.
    Isso até ter a primeira inspeção, levar 500€ ou 600€ de multa e ter que ir à pressa contratar um técnico que só para lhe tratar da papelada inicial leva perto do 2.000€
    Depois a cada mês são mais 500€
  14.  # 14

Colocado por: zedasilva
    Este discurso faz-me lembrar aquele pessoal que diz que contratar um coordenador de segurança e fazer a Comunicação Prévia de abertura de estaleiro à ACT é um desperdício de dinheiro.
    Isso até ter a primeira inspeção, levar 500€ ou 600€ de multa e ter que ir à pressa contratar um técnico que só para lhe tratar da papelada inicial leva perto do 2.000€
    Depois a cada mês são mais 500€
    é diferente porque nomque fala toda a gente sabe que é obrigatório, no que eu falei, eu pelo menos nao tenho a certeza que seja necessário o que torna a decisão de fazer ou nao mais dificil.
  15.  # 15

Esta solução, é adequada?
      20250610_163823.jpg
  16.  # 16

Colocado por: setaevraEsta solução, é adequada?
      20250610_163823.jpg

Não subscrevo.
    Se verificar o XPS aplicado debaixo das paredes não é adequado para receber cargas.
    Em pouco tempo essas paredes vão estar todas fissuradas por força da deformação do xps.
    Parece ser mais uma invenção sem preocupação em perceber como vai funcionar no futuro.
    Foi certamente uma prescrição feita por um arquiteto.
    😁😁😁😁
  17.  # 17

Por aqui fazem assim, sepois é cheio com LM
      IMG_3833.jpeg
  18.  # 18

Leva uma tela asfaltica por baixo que funciona como para vapor, depois leva FoamGlass em duas camadas com inclinação, colado com alcatrão derretido e leva duas camadas de tela por cima a rematar contra o perfil, depois ainda leva uma pintura por cima tipo tinta de borracha junto ao perfil
  19.  # 19

Foamglass faz tudo em um com o Filipe Couto
  20.  # 20

Colocado por: zedasilvaSe verificar o XPS aplicado debaixo das paredes não é adequado para receber cargas.

Pensei que até se colocava XPS por baixo da própria laje, para "guardar" as temperaturas e deixar a casa totalmente "vedada". Neste caso, o XPS não é uma boa solução também devido a cargas? Que outro material devemos utilizar que faça o mesmo efeito (ou parecido)?

Obrigado pela partilha de conhecimento.

1.1523 seg. NEW