Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PickaxeAntes de betonar a laje, faz uns furos na cofragem para os ferros passarem para o exterior.

Também pode ser.
    Mas o que é mais comun?
    Dobrar o ferro (com risco inerente)?
    Essa “técnica”? :)
    Ou caixas de espera?
  2.  # 2

Colocado por: gil.alvesMas o que é mais comun?

O mais comum é aquilo que eu disse

Colocado por: gil.alvesDobrar o ferro (com risco inerente)?

Dobrar o ferro usava-se há muitos anos quando o aço mais corrente era o A360, que era bastante dúctil, agora com o A500 não se pode fazer isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  3.  # 3

Colocado por: PickaxeAntes de betonar a laje, faz uns furos na cofragem para os ferros passarem para o exterior.

O ideal é deixar passar já os ferros a direito para fora.
    Se for só um ou 2 pode furar.
    Agora se for por exemplo ferro todos os 10 /15cm e/ou malha dupla, é melhor cofrar em vários bocados porque para descontar se for furado vai ver se negro
  4.  # 4

Colocado por: marcocarO ideal é deixar passar já os ferros a direito para fora.
    e como seguras a cofragem?...
    Ferros na vertical, claro que é tranquilo, mas para uma laje de deck que só vai ser betonada mais tarde (com múltiplos ferros em espera necessários)?
  5.  # 5

Mete tábuas ou barrotes na horizontal,entre as malhas do ferro,depois uns barrotes ao alto para reforçar.
    Se não tiver nada para apertar isso, faz como fiz na minhas lajes, fura o barrote vertical e a tábua horizontal, passa um ferro de 6, faz uma argola que fica presa no ferro da laje e do lado de fora mete uma castanha de mola.
  6.  # 6

https://ibb.co/FqHqzfNH

Não é perfeita mas dá para ver alguma coisa.
    Isto feito sozinho,com ajuda talvez seja mais fácil outra maneiras, mas na minha obra sozinho correu muito bem o uso das castanhas de mola e o ferro de 6 a prender nas armaduras
    • DR1982
    • 3 fevereiro 2026 editado

# 7

Em França e Suiça sempre usei aos caixas de espera/“stabox”, em Portugal queria fazer algo tipo isto *, ou seja deixava ja o ferro nomsitio dele e uma reservaçao (mancha amarelo) para depois o betao da laje apoiar no muro, não deixou, tem de a laje apoiar totalmente no muro, como na imagem de baixo.
    Ou seja tem de ser betonado ate a cora de baixo da laje e depoi a laje em cima do muro.
      IMG_5154.jpeg
      IMG_5153.jpeg
  7.  # 8

Bom dia, falando um pouco de sistemas anti-sismo , o que aconselham a por por baixo das sapatas de betão? ou o que diz as directrizes nesse sentido? Sei que existem 4 sistemas com espaçadores de borracha que são para pontes agora para vivendas como é que se pode realizar? Obrigado.
  8.  # 9

Colocado por: pancho1Bom dia, falando um pouco de sistemas anti-sismo , o que aconselham a por por baixo das sapatas de betão? ou o que diz as directrizes nesse sentido? Sei que existem 4 sistemas com espaçadores de borracha que são para pontes agora para vivendas como é que se pode realizar? Obrigado.

Tem de discutir a praticabilidade de utilização de meios complementares com o autor do projeto de estrutura da moradia.

Pergunta: Faz sentido isso em edifícios isolados e de pequena altura?
  9.  # 10

Só se tiver a linha comboio encostada ou uma nacional de paralelos á antiga

https://www.construcaomagazine.pt/noticias/isolamento-base-garantir-operacionalidade-infraestruturas-critic/

1.3120 seg. NEW