Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    fiz um contrato promessa compra-venda de um terreno urbano para construção, e daqui a 2 semanas terei de assinar a escritura e pagar o restante valor.
    No entanto, como estou no estrangeiro, e apesar de estar a ser representado em Portugal por um familiar com uma procuração para o efeito, algumas burocracias demoram-me mais tempo a tratar do que se estivesse aí. Para tornar ainda mais complicado, espero do agente imobiliário há já 1 semana uma informação clara do que necessito tratar antes, e levar no dia da escritura.

    Pelo que vi na internet necessito disto, mas não sei se tudo se aplica a um terreno (e neste caso sem empréstimo bancário):
    - Declaração para liquidação do IMT, acompanhada do correspondente comprovativo de cobrança (confesso que ainda não compreendi como pago o IMT. Sei que posso pagar online através do portal das finanças/homebanking, mas é o vendedor/imobiliária que arrancam o processo nas finanças, ou sou eu como comprador?)
    - Certidão do teor da descrição predial e das inscrições em vigor, emitida pela Conservatória do Registo Predial com antecedência não superior a seis meses;
    - caderneta predial actualizada ou certidão do teor da inscrição matricial emitida com antecedência não superior a um ano (a DGCI disponibiliza a possibilidade de obtenção via Internet da caderneta predial de prédios urbanos inscritos nas matrizes prediais, no seu site www.e-financas.gov.pt);
    - no caso de prédio omisso, o duplicado da participação para a inscrição na matriz, que tenha aposto o recibo do Serviço de Finanças, com antecedência não superior a um ano ou outro documento dela emanado, autenticado com o respectivo selo branco;
    - Apólices do seguro do imóvel e de vida (isto aplica-se num terreno sem empréstimo bancário?)
    - Imposto de selo 0,8% (pago no acto da escritura correcto?)

    Hoje vou tentar mais uma ronda de telefonemas ao agente imobiliário a tentar que me responda ao meu email com esta mesma questão.
    Agradeço desde já qualquer ajuda de quem passou pela experiência.

    Obrigado
  2.  # 2

    Você só tem que levar o cheque visado. O vendedor é que trata dos documentos necessários.
    Por regra a liquidação e pagamento de IMT é feito na hora, mas convém verificar se no local onde vão fazer a escritura também é assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amorphium
  3.  # 3

    Você como comprador apenas tem de lavar o seu cartão de identificação, neste caso o do Procurador, a procuração e o dinheiro para pagar o terreno, a escritura e os impostos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amorphium
  4.  # 4

    Muito obrigado a ambos pela ajuda.
 
0.0101 seg. NEW