Estou no processo de compra de um imóvel no qual desejo instalar ar condicionado para climatização no Verão e no Inverno. O apartamento foi completamente remodelado, mas, como de costume, não prevê a instalação de ar condicionado ou de qq outro tipo de sistema de aquecimento. A isto acresce o facto de a instalação da(s) máquina(s) externas só poder ser feita numa lateral do prédio.
Neste momento, o que está em cima da mesa é a instalação de 4 máquinas para climatização de 3 quartos e sala de jantar, instalando as unidades murais internas acima das portas destas divisões e usando o corredor (é uma casa com arquitectura "risco ao meio") e a lavandaria que o separa da fachada lateral para fazer chegar os tubos até ao exterior. O proprietário da casa está convicto de que é perfeitamente possível fazer passar toda a tubagem através dos tectos falsos já existentes, usando o tecto falso do corredor e da lavandaria como uma grande "calha técnica" de ligação entre as unidades internas e as externas (distância máxima de 10 metros). Eu estou muito céptico em relação a isso, sendo que para mim é imperativo que a instalação possa ser feita da forma mais discreta possível, sem calhas ou aberturas de roços gigantescos numa casa acabada de remodelar. Especialistas do AC, o que o proprietário sugere é possível?
Entretanto fui também pedir orçamentos para dois roupeiros por medida e um dos carpinteiros sugeriu que, para poupar uns cobres e evitar problemas de humidade, eu devia instalar roupeiros sem painel no fundo. Ou seja, o fundo do roupeiro seria a própria parede da divisão. Nunca vi nada do género e, mais uma vez, confesso-me céptico, mas gostaria de ouvir a opinião de especialistas e de pessoas com roupeiros deste género.
Pedro, não posso colocar a planta já, visto que a casa ainda não é oficialmente minha, ainda não se escriturou. Mas imagine uma casa com um corredor ao meio, três divisões à esquerda, duas divisões à direita, um WC numa das pontas do corredor e uma lavandaria na outra ponta. A ideia seria fazer passar a tubagem por este corredor e depois pela lavandaria, porque só naquela fachada é que o condomínio autoriza a colocação das máquinas.
Picareta, alguma vez teve feedback negativo desta solução low cost?
Jorge, estaria disponível para orçamentar este trabalho de AC (4/5 máquinas internas para 1/2 externas Daikin + instalação + parte de pedreiro/estucador/pintor/homem do gesso cartonado, que se quer tão pouca quanto possível)? A obra é no concelho de Almada.
Isso dos roupeiros,para mim funciona ao contrario...alem de ficar mal servido,humidade e cheiro a cimento toda a vida nos roupeiros,fica mais caro fazer so aros e portas que o roupeiro dito normal...mas isto sou eu...
Pedro, grato pelo interesse. Se trabalhar no ramo e estiver interessado em orçamentar, mande-me contacto que eu far-lhe-ei chegar informação mais detalhada. Se não, creio que as descrições acima já permitem ter uma ideia aproximada da disposição das divisões desta casa.