Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Vou comprar uma moradia geminada na zona da Covilhã. ( http://www.diarioimobiliario.pt/Habitacao/Parque-Europa-moradias-de-alta-eficiencia-energetica )

Irei ter a opção, como é normal, de escolher tudo no interior da habitação.
    Há uns dias atrás, surgiu a conversa relativamente ao aquecimento e o construtor perguntou o que iríamos colocar, ao que nós respondemos que não sabiamos, que julgavamos até que isso já estaria definido e que teriamos hipoteses de escolha, mas afinal parece que não. Então que o construtor nos falou em lareira, salamandra a pellets, caldeira a pellets, caldeira a gáz, etc...

A minha ideia depois da conversa com o construtor seria caldeira a pellets ( servindo para aquecimento central e para aquecer a agua), mas depois pus-me a pesquisar e deparei me com várias coisas que não faço ideia o que são. ( Bombas de calor, PRH, não faço ideia o que isto seja)

A casa irá ter paineis solares, portanto a ideia será algo que auxilie os paineis. Em termos de instalações de tubagens e desse género de coisas, penso que as opções ainda estão em aberto, visto que a casa ainda está toda em tijolo e o chão ainda sobe, aproximadamente 10 cm.
    Em termos de isolamento as paredes exteriores têm tijolo térmico ( este aqui -> http://www.preceram.pt/termico.php ), e também irá ter isolamento exterior ( já solicitei as caracteristicas especificas da casa, existe um documento com isso que me será enviado e depois colocarei ao dispor) mas, aparentemente, o isolamento será um ponto muito forte da casa.

A ideia seria ter um sistema apenas para o aquecimento e a nossa ideia, neste momento, está virada para a caldeira a pellets e colocá-la na garagem.
    As plantas seguem em anexo para voces darem uma olhadela.

É verdade, existe uma alteração na divisão onde está o termoacumulador e a caldeira, essa divisão desaparece e será parte integrante da cozinha e a caldeira, a ser colocada, será na garagem, tal como o termo acumulador.

Agradeço desde já as vossas respostas,

Cumprimentos,
    Marcos Gonçalves
      planta2.jpg
  2.  # 2

Alguém me consegue ajudar ?
  3.  # 3

Como é feito o aquecimento? Radiadores convencionais?
  4.  # 4

Caldeira a gas natural com piso radiante
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  5.  # 5

Colocado por: marcosgoncalvesAlguém me consegue ajudar ?

A climatização é um mundo em termos de escolhas.
    PRH ou piso radiante hidraulico tem que ver com a passagem de tubagem pelo chao onde circulará água para aquecer o ambiente a partir do piso.
    Bomba de calor tem que ver com a utilização de uma máquina que com a temperatura exterior do ar (se for por aerotermia) transforma isso em energia. Pode ser ligado ao sistema de solar térmico para gerir o uso da bomba de calor e tornar o sistema ainda mais eficiente.
    Quanto à caldeira à pellets presumo que já tenha percebido como funciona pelo que diz.
    No caso de usar este sistema terá que colocar terminais nas divisões que quer aquecer e dai como o Pedro diz pode ser através de radiadores convencionais.
    Conhecendo bem a zona onde está a comprar (sou do Fundão), dir lhe ia que tenha muita atenção ao isolamento primeiro e depois só perspectivar o aquecimento, tendo em conta que essa zona é de grandes amplitudes térmicas e condições extremas...
  6.  # 6

Colocado por: Sergio RodriguesCaldeira a gas natural com piso radiante

Se o piso radiante ainda for uma opção... Por isso perguntei.
    O empreiteiro só parece ter colocado à escolha a fonte de calor...
  7.  # 7

Exacto mas se a opcao for para um sistema so aquecimento e se existir gas natural na zona entre bomba de calor e caldeira a gas a escolha nao é dificil, agora pellets ou lenha tambem podem entrar na equacao
    Concordam com este comentário: andcalvario, jorgealves
  8.  # 8

Dependerá sempre do esforço que as pessoas estão dispostas a fazer para aquecer a casa ou o valor que estão dispostos a pagar pelo conforto...
    • emad
    • 30 janeiro 2018

# 9

Colocado por: Sergio RodriguesExacto mas se a opcao for para um sistema so aquecimento e se existir gas natural na zona entre bomba de calor e caldeira a gas a escolha nao é dificil, agora pellets ou lenha tambem podem entrar na equacao

Começa -se a assistir a sugestões de soluções de aquecimento que até a data eram altamente criticadas por serem altamente gastadoras.
  9.  # 10

A sugestao de gas sempre existiu, agora existe aqui pro meio muitas variaveis, por ex sistemas de aquecimento com combustivel fossil é o futuro? .... Uma pessoa que quer aquecer e arrefecer a casa activamente que opcoes tem? Ha pessoal que nao quer andar a carregar pellets nem lenha e sabem que de tempos a tempos é preciso dar de comer e limpar o rabinho a ambos como tudo na vida sao opcoes
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 11

Colocado por: Pedro Azevedo78Como é feito o aquecimento? Radiadores convencionais?

O sistema ainda não está definido, foi por isso que abri o tópico, para saber as vossas opiniões.

O gás é uma boa opção? Não fica caro mensalmente?

Colocado por: andcalvario
    A climatização é um mundo em termos de escolhas.
    PRH ou piso radiante hidraulico tem que ver com a passagem de tubagem pelo chao onde circulará água para aquecer o ambiente a partir do piso.
    Bomba de calor tem que ver com a utilização de uma máquina que com a temperatura exterior do ar (se for por aerotermia) transforma isso em energia. Pode ser ligado ao sistema de solar térmico para gerir o uso da bomba de calor e tornar o sistema ainda mais eficiente.
    Quanto à caldeira à pellets presumo que já tenha percebido como funciona pelo que diz.
    No caso de usar este sistema terá que colocar terminais nas divisões que quer aquecer e dai como o Pedro diz pode ser através de radiadores convencionais.
    Conhecendo bem a zona onde está a comprar (sou do Fundão), dir lhe ia que tenha muita atenção ao isolamento primeiro e depois só perspectivar o aquecimento, tendo em conta que essa zona é de grandes amplitudes térmicas e condições extremas...

O isolamento vai ser bom, penso que a casa irá ter paredes de cerca de 45/50 cm, já com o isolamento exterior. ´
    O que me aconselha?

Colocado por: Sergio RodriguesExacto mas se a opcao for para um sistema so aquecimento e se existir gas natural na zona entre bomba de calor e caldeira a gas a escolha nao é dificil, agora pellets ou lenha tambem podem entrar na equacao
    Concordam com este comentário:andcalvario

Então qual seria a escolha???
  11.  # 12

Quanto tiver caracteristicas coloque aqui que é mais fácil perceber.
    E caixilharias/aluminio?
    Quanto a escolha depende daquilo que falámos, valor que quer gastar e trabalho que quer ter com o aquecimento...
  12.  # 13

Colocado por: marcosgoncalves

O gás é uma boa opção? Não fica caro mensalmente?

Gás NATURAL!! Se assim for é uma boa opção custo de instalação/consumos
  13.  # 14

Colocado por: marcosgoncalvesEntão qual seria a escolha???
    o que voce quiser, tem que fazer um execicio mental do que pretende e que se adapta melhor a si e á casa!
  14.  # 15

Eu desejo o melhor em termos de relação qualidade/preço, embora eu saiba que isso é sempre dificil de obter, mas por exemplo:

Imaginemos o melhor sistema: 15000€
    O melhor em termos de qualidade/preço: 10000€

Se calhar opto pelo de 10000, porque para "recuperar" 5000€ têm que se passar alguns anos. ( Digo eu, estou apenas a tentar explicar)

Gostaria de ter um sistema que fosse praticamente "automatico", a não ser que isso fosse demasiadamente caro ( mais uma vez, a questão de compensar ou não).
    Segundo me consta, torna-se mais economico e mais comodo manter uma casa sempre a mesma temperatura do que chegar a casa as 17h e querer chegar aos 21 ou 22ºC ( o que se seja) de forma rapida.

A casa terá um bom isolamento, segundo o contrutor e o vendedor terá uma classificação energética de A+++ ( Voces de certeza que sabem melhor que eu o que isso significa)
    A unica coisa que é certa neste momento, são os paineis solares.

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Gás NATURAL!! Se assim for é uma boa opção custo de instalação/consumos

Realmente sou mesmo um leigo na matéria. Gás Natural claro que há essa possibilidade, mas podia me explicar como é que poderia fazer isso de forma rentável? Tinha mesmo a ideia que, quer em termos economicos, quer em termos de capacidade de aquecimento o gás seria muito inferior relativamente aos outros.

Desde já agradeço a partilha de opinioes e os vossos comentários.
    • eu
    • 30 janeiro 2018

# 16

Sergio, que caldeiras (marca/modelo) recomenda para PRH ? Alimentam o piso diretamente ou através de depósito de inércia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  15.  # 17

Colocado por: eu
    Sergio, que caldeiras (marca/modelo) recomenda para PRH ? Alimentam o piso diretamente ou através de depósito de inércia?

O que é isso de deposito de inercia? Como funciona? Quanto custa? É caro?
    • ATTC
    • 31 janeiro 2018 editado

# 18

Colocado por: eu

Pelo que li aqui no fórum, para PRH, quem têm GÁS NATURAL a melhor opção é optar por uma caldeira de condensação, visto que o custo de exploração é muito próximo de uma bomba de calor, e a caldeira de condensação é muito mais acessível/barata....correto?!
    Alguém aqui no fórum com este sistema (PRH + CALDEIRA CONDENSAÇÃO) que possa partilhar a sua experiência?!
    Pelo que tenho lido aqui no fórum, o depósito de inércia serve para estabilizar o circuito de água, para que a caldeira não esteja sempre a trabalhar de forma intermitente.
    No entanto também já aqui li (Sr. Jorge) que o mais eficiente era ligar directo, dependendo da caldeira !
  16.  # 19

Colocado por: ATTCque o mais eficiente era ligar directo, dependendo da caldeira
    correcto
  17.  # 20

Colocado por: jorgealvescorrecto
    depende, se a caldeira no minimo produzir mais do k precisa pode ficar ali no para arranca n pede nada em deposito pequeno para ela equilibrar

0.0219 seg. NEW