Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Skinkx

20 kW, acho eu.
    nao é a potencia é a versão
  2.  # 2

Colocado por: Anonimo06082021

as caldeiras de condensação ajustam-se automaticamente....não precisam de depósito.
    depende uma caldeira de condensação o funcionamento ideal é um funcioamento continuo sem paragens, hoje em dia a modulação das caldeiras andam á volta de 1/6 ou 1/10 por exemplo ou seja numa caldeira de 24kw com modulação de 1/6 ela no minimo produz 3,5kw se nao os dissipar a caldeira para e depois volta a ligar, o deposito apenas serve para diminuir as paragens e arranques, pois é nessas alturas em que a caldeira consome mais gas e poupar a caldeira
  3.  # 3

Colocado por: Anonimo06082021não precisam,elas para alem do queimador modulante o circuito hidráulico funciona da mesma forma.

e se for um sistema completo com sonda exterior a caldeira pode nem sequer arrancar apesar de ter sido dada uma ordem para o fazer.

a sonda está lá para isso mesmo....anular uma ordem dada em função de um programa pré estabelecido,e claro que faz outras coisas para alem desta ultima.
    essas sondas exteriores servem para modelar a temperatura de impulsao, uma ordem interior deve sempre sobrepor a isso
  4.  # 4

Colocado por: Anonimo06082021outra coisa que aqui nunca se fala são os inibidores dos condensados produzidos por este tipo de caldeiras.
    principalmente as de gasoleo
  5.  # 5

Colocado por: Sergio Rodriguesessas sondas exteriores servem para modelar a temperatura de impulsao, uma ordem interior deve sempre sobrepor a isso
    e dependendo da parametrização inibir o funcionamento independente da ordem interior.

Colocado por: Anonimo06082021não precisam,elas para alem do queimador modulante o circuito hidráulico funciona da mesma forma.
    não é taxativo que assim seja pois todos os sistemas têm modulações mínimas e com um PRH pequeno será sempre maior que 1 ou 2 circuitos em funcionamento, nesse caso tem que ter um elemento adicional de controle seja hidraulico ou electrico.
  6.  # 6

nunca se falou em caldeiras porque o custo do gás natural era muito elevado, se a este custo ainda se tinha que adicionar a taxa de aluguer do contador fazia logo disparar o valor final.
  7.  # 7

Boa tarde,

Então digam-me uma coisa, basicamente a melhor solução para mim será, e aproveitando os painéis solares, colocar piso radiante e auxiliar com outro dispositivo ( seja a pellets, gás, etc) correto?

Agora duas questões:

1- O piso radiante torna-se melhor do que os ditos "radiadores convencionais" aqueles presos na parede ou de outro formato? Aquecem de uma forma mais homogénea?
    2- Com o piso radiante e os painéis solares, a água que está nos tubos é aquecida pelos painéis e tem como backup o outro dispostivo, certo? Então e a questão das águas sanitárias??

Cumprimentos,
    Marcos
    • ATTC
    • 3 fevereiro 2018

# 8

Colocado por: jorgealvesnunca se falou em caldeiras porque o custo do gás natural era muito elevado, se a este custo ainda se tinha que adicionar a taxa de aluguer do contador fazia logo disparar o valor final.

Sr. Jorge Alves, como técnico, se tivesse acesso a Gás Natural e a construir a sua vivenda, e ponderava colocar PRH (só aquecimento), o que escolhia como fonte de calor?! Bomba de calor ou caldeira de condensação?!
    • ATTC
    • 3 fevereiro 2018

# 9

Colocado por: Anonimo06082021aplico caldeiras de condensação desde 1999....

Caro Anonimo06082021, como instalador, se tivesse acesso a Gás Natural e a construir a sua vivenda, e ponderava colocar PRH (só aquecimento), o que escolhia como fonte de calor?! Bomba de calor ou caldeira de condensação?!
  8.  # 10

Colocado por: ATTCBomba de calor ou caldeira de condensação?
    ao actual custo do gás natural é sem duvida caldeira.
  9.  # 11

Bom dia,

Neste momento e após outras conversas com o construtor e o engenheiro tenho mais informações:

1º- O isolamento exterior vai ser sistema ETICS de 10cm (penso que não estou a dizer nenhum barbaridade e que seja assim que se diga) a acrescentar ao tijolo térmico;
    2º- No "telhado" ira ter uma "placa" de XPS de 6 mm para isolamento;
    3º - As caixilharias das janelas serão em PVC (gama média) com vidro duplo de corte térmico;
    4º-- Existe a possibilidade de colocar uma fonte de calor na sala ( Lareira, recuperador, pellets)
    5º - Relativamente à caldeira, neste momento, a nossa dúvida prende-se, Caldeira a GAS ou a PELLETS?
    6º - Em relação aos aquecedores nos quartos, recomendam-me alguma coisa? Ou os melhores são aqueles convencionais?
    7º - A casa também terá pré-instalação de ar condicionado;

Cumprimentos,
    Marcos
  10.  # 12

as sondas servem para isso e não só,serve principalmente para anular uma ordem pré definida....se não tivesse a sonda a caldeira trabalhava sempre.
    para mim a ordem tem que vir sempe do unterior
    • ATTC
    • 3 fevereiro 2018 editado

# 13

Colocado por: jorgealvesao actual custo do gás natural é sem duvida caldeira.

Tendo em conta que o custo de aquisição de uma Caldeira NORMALMENTE é mais barato que uma bomba de calor ...óptimo!
    Neste momento tenho um contrato de gás natural, mas nem tenho noção se os valores são competitivos:
    Termo fixo - 0,13120000 €/dia
    Gás Natural (medido) - 0,05130000 €/Kwh
    ISP - Energia Gás Natural - 0,00245880 €/Kwh.
    Taxa de Ocupação do Subsolo do município - 0,00 €

Este valores são sem Iva.
  11.  # 14

Colocado por: marcosgoncalvesNo "telhado" ira ter uma "placa" de XPS de 6 mm para isolamento;

Ter um etics de 10cm e ter no telhado 6cm parece-me muito curto para o isolamento do telhado.
    Eu punha o dobro.
  12.  # 15

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Ter um etics de 10cm e ter no telhado 6cm parece-me muito curto para o isolamento do telhado.
    Eu punha o dobro.

Obrigado pela sua opinião.
    E relativamente ao resto das minhas duvidas, consegue me ajudar?

Cumprimentos,
    Marcos
  13.  # 16

a ordem é dada pelo interior e anulada pelo exterior.....a caldeira vai trabalhar para quê se houver um aumento considerável de temperatura no exterior??

uma da funções da sonda é esta.
    não a interior mede sempre a temperatura de conforto que eu quero é que tem que se manter, se por alguma razão a sonda exterior não deixar a caldeira trabalhar e eu nessa altura quero aquecer a casa, como é que faço? Ou seja o comando interior tem que ser o principal a função da sonda exterior para mim é de modelar a temperatura do envio consoante a curva de modelação
    Concordam com este comentário: Nss
  14.  # 17

Colocado por: Anonimo06082021e vai aquecer a casa quanto no exterior temos 18 ou 20Cº para quê?

só se não tiver um sistema autónomo.
    porque eu quero, porque quem define a temperatura interior sou eu por ex, hoje em dia as casas vao sendo mais isoladas e menos permeaveis as temperaturas exteriores, o k define o funcionamento ou nao do sistema de aquecimento tem que ser consoante a temperatura interior
  15.  # 18

Colocado por: Anonimo06082021mas isso o sistema já faz.modular,,e isso é outra coisa....anular uma ordem é outra
    anular so anula consoante o pedido a partir de dentro de casa e nao no exterior
  16.  # 19

Colocado por: Anonimo06082021a ordem é dada pelo interior e anulada pelo exterior..
  17.  # 20

Colocado por: Anonimo06082021que raio de confusão....

uma das funções da sonda exterior é anular uma ordem dada do interior!!

está melhor assim?
    isso para mim nao faz sentido, se uma ordem dada pelo comando interior que é o que mede a temperatura de conforto nao pode ser anulada pela temperatura exterior

0.0231 seg. NEW