Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Obrigado pela ideia.
    O desenho é meu, ainda estou na fase das (in)decisões mas vou recorrer a um arquiteto.
  2.  # 22

Colocado por: Brcosta1981A questão da sala ficar um pouco afastada é com a intenção de virar a entrada de luz para sul uma vez que a nascente já tem uma construção.

Se é só por causa disto e vendo a imagem do terreno, que sugere que a entrada será pela parte sul, então parece fazer todo o sentido inverter a casa tal como nas segunda sugestão do JoelM.

Depois, em vez de estar logo à partida a apontar para um valor por m2, que poderá não ser fácil de concretizar, para ter uma determinada área útil, talvez fosse preferível tentar meter tudo o que quer no mínimo de m2 possível, reduzindo áreas de circulação. Na sua primeira sugestão tem pelo menos uns 20 m2 de corredores. Se cortar isso a meio são logo uns 6 mil euros que poupa (isto se conseguir fazer a casa pelo valor/m2 que indicou).

Para reduzir a área de circulação, para além de "virar" a casa, uma das coisas que me parece essencial é desistir de ter todos os quartos alinhados. Compreende-se que queira ter todos os quartos virados a nascente, mas eu não vejo grande problema se um deles ficar virado a poente. Pior seria se tivesse de ficar virado a norte. Com uns quartos para nascente e outro(s) para poente, esse corredor nos quartos facilmente fica a metade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brcosta1981
  3.  # 23

Colocado por: Brcosta1981Impossível!?
    se quiser apenas fazer uma grande garagem não, mas se quiser mesmo construir uma casa acho que vc deve repensar isso melhor e pesquisar mais um pouco o mercado. vá contando com 750/m no mínimo
  4.  # 24

o comentário do JoelM mostra muito bom senso...
    Concordam com este comentário: Brcosta1981

0.0118 seg. NEW