Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ghost12Será normal esse consumo no arranque? A BC é de uma geração anterior (R410) e instalada em 2024 não me parece que foi a melhor opção.
    com as limitações redferidas definitivamente não foi uma boa escolha,

a HT de 14Kw monofasica no arranque a frio puxa 9,6Kw.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  2.  # 2

Colocado por: jorgealvescom as limitações redferidas definitivamente não foi uma boa escolha,

a HT de 14Kw monofasica no arranque a frio puxa 9,6Kw.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ghost12

Ui!

O apartamento tem uns 150m2 com isolamento fraco, o edifício tem uns 35 anos.
    O mais bizarro é que o instalador sabia dessa limitação, e como o negócio não foi comigo não me quis imiscuir.

No comentário inicial esqueci-me de colocar as fotos.
      4-1.JPG
      4-2_copy_2296x1724.jpg
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvesPelo descrito é a anterior HT.

Sem alterar nada mecanicamente dá para limitar a potencia de funcionamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ghost12

Essa limitação é apenas no arranque ou sempre?

Pelo que sei as novas R290 têm um arranque muito mais suave, fico fulo quando o cliente fica mal servido sem necessidade.
  4.  # 4

Colocado por: ghost12Pelo que sei as novas R290
    essas ainda só no papel, as primeiras vão chegar em Janeiro e só para "consumo da casa".

podia e devia ter sido aplicado uma "normal" de media temperatura a r32 por exemplo a 3M ou a 3R com muito menor potencia absorvida, esta derivado ao duplo compressor só deve ser aplicada em casos de absoluta necessidade e absoluta certeza de não existir outra solução.

Colocado por: ghost12O apartamento tem uns 150m2 com isolamento fraco, o edifício tem uns 35 anos.
    para funcionar convenientemente, não ficar aquém das expectativas e sem estar constantemente a mandar o disjuntor abaixo e se o instalador souber dá para limitar a potencia máxima absorvida sem limitar a potencia fornecida no entanto isto é das afinações mais chatinhas de fazer pois a bomba de calor em descongelamento vai dar chatice.......
  5.  # 5

ps: aqueles sinoblocos não se devem usar nestas maquinas, a base da maquina deve ser toda apoiada numa base plana nivelada e estável e igualmente deve ser criada uma ancoragem superior afim de evitar tombar (não seria a 1ª a quem acontecia isso)

desabafo: tem uma bomba de calor Rolls Royce Phantom e depois tem o pinchavelho de uma ranhosa bomba de calor ao lado, quando era mais barato, fiavél e duravél ter somente um deposito AQS alimentado pelo Rolls
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesessas ainda só no papel, as primeiras vão chegar em Janeiro e só para "consumo da casa".

Mas noutras marcas já existe.

Colocado por: jorgealvespara funcionar convenientemente, não ficar aquém das expectativas e sem estar constantemente a mandar o disjuntor abaixo e se o instalador souber dá para limitar a potencia máxima absorvida sem limitar a potencia fornecida no entanto isto é das afinações mais chatinhas de fazer pois a bomba de calor em descongelamento vai dar chatice.......

Não é da minha obrigação, mas como não gosto de deixar os clientes na mão, já iniciei o processo de certificação da instalação e pedido de aumento de potência para 10,35.
    Por sorte o cliente só vai morar no apartamento a partir da Páscoa, com sorte o processo estará concluído.

Nessa questão de afinar a BC nem me vou meter.
    Obrigado pela ajuda!
  7.  # 7

Colocado por: ghost12Mas noutras marcas já existe.
    nas que tenho visto é exactamente igual ás r32
  8.  # 8

Boa noite.

Na esperança de que o jorgealves veja este tópico, deixo o relato de uma situação com a BC da Daikin da minha casa.

Será normal que a BC consuma mais de 4Kwh por dia mesmo sem ser chamada a produzir AQS? Tipo em standby.
    Desliguei a produção de AQS nas opções e o consumo passou a residual.

De notar que a BC continua em modo de aquecimento embora não tenha sido necessário em nenhum dos dias.
      Screenshot_20250520-185554.png
      Screenshot_20250520-185517.png
  9.  # 9

Colocado por: ghost12Será normal que a BC consuma mais de 4Kwh por dia mesmo sem ser chamada a produzir AQS? Tipo em standby.
    Desliguei a produção de AQS nas opções e o consumo passou a residual.
    diria que as configurações não são as mais eficientes,

a configuração avançada é elemento chave na eficiência energetica e baixo consumo.
  10.  # 10

Colocado por: jorgealvesdiria que as configurações não são as mais eficientes,

a configuração avançada é elemento chave na eficiência energetica e baixo consumo.

Falei com o instalador e ele vai contactar os técnicos da Daikin.

Mas é estranho um consumo constante de 200W ao longo das 24h.
  11.  # 11

Colocado por: ghost12Mas é estranho um consumo constante de 200W ao longo das 24h.
    é o consumo do circulador mais electrónica, pode por configurado doutra maneira dependendo das demais opções da instalação
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvesé o consumo do circulador mais electrónica, pode por configurado doutra maneira dependendo das demais opções da instalação

Por acaso ainda bem que se fala nisso. Tenho AC Daikin com 2 multisplit e 6 UI. O consumo em idle é exactamente de 400wh por dia. Este valor não será exagerado só para a electrónica? Aqui não há bombas circuladoras nem nada disso...
      WhatsApp Image 2025-05-21 at 12.22.53.jpeg
  13.  # 13

Colocado por: taunus

Por acaso ainda bem que se fala nisso. Tenho AC Daikin com 2 multisplit e 6 UI. O consumo em idle é exactamente de 400wh por dia. Este valor não será exagerado só para a electrónica? Aqui não há bombas circuladoras nem nada disso...
      WhatsApp Image 2025-05-21 at 12.22.53.jpeg

No inverno ainda gastam mais, mesmo desligados.

Os meus Mitsubishi Electric MSZ-AY também consumem, mesmo desligados.
  14.  # 14

provavelmente aquela questão de as unidades exteriores manterem os fluidos do compressor a uma temperatura adequada
  15.  # 15

Resumindo 0,4kwh ou seja 0,064€/dia: 1,90€/mês. .....
  16.  # 16

Colocado por: jorgealvesResumindo 0,4kwh ou seja 0,064€/dia: 1,90€/mês. .....

Barracada dos diabos...

É comprar mais um shelly com sensor de temperatura exterior, quando a temperatura exterior fosse mais que 20°C, cortar a energia à máquina, assim não ter esse consumo e poupar 2€ mês. 😏
  17.  # 17

Colocado por: jorgealvesResumindo 0,4kwh ou seja 0,064€/dia: 1,90€/mês. .....

Em resumo é isso. Em detalhe são 400wh que me parecem excessivos se não houver explicação técnica.
  18.  # 18

Colocado por: Varejote

Barracada dos diabos...

É comprar mais um shelly com sensor de temperatura exterior, quando a temperatura exterior fosse mais que 20°C, cortar a energia à máquina, assim não ter esse consumo e poupar 2€ mês. 😏

Portanto a máquina tem de gerir os fluidos de forma a que não desçam dos 20ºC é isso?
  19.  # 19

Colocado por: taunus

Portanto a máquina tem de gerir os fluidos de forma a que não desçam dos 20ºC é isso?

Não sei se é 20°C, mas quando a temperatura baixa, o "aquecimento" trabalha mais tempo.
  20.  # 20

O estranho é consumo em idle para aquecimento de piso radiante de 0,49kWh em 24h e de 4,4kWh para idle de aquecimento e AQS.

0.0223 seg. NEW