Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Estou na indecisão de escolher se uma porta de alumínio de exterior de trás da casa leva um perfil de soleira com 14 mm de altura, como o que segue na imagem abaixo, ou se fica sem ele, ficando uma soleira lisa. Nesta última opção a própria porta leva umas borrachas por baixo para impedir a entrada de ar que fecham sobre um perfil de uns 5 mm de altura.

    No caso não há qualquer perigo de entrada de água por baixo dessa porta.

    É claro que o perfil é uma melhor opção em termos de isolamento. E 14 mm parece ser pouco. Mas pode ser perigoso e dar origem a tropecções muito desagradáveis, principalmente porque é uma passagem muito utilizada cá em casa.

    Quem tem experiência com estes perfis baixos de soleira sabe-me dizer se é coisa segura e inócua a acidentes?
      2015-10-23 09.56.39.jpg
  2.  # 2

    Tenho perfil na minha porta da cozinha tal como o da imagem. Até ver não tenho tido problemas e tenho uma criança em casa que está a dar os primeiros passos e já passou muitas vezes pelo perfil! Se não colocar, caso a porta seja exposta ao vento / chuva, corre o risco de deixar entrar água mesmo com a borracha por baixo da porta.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcmorais
  3.  # 3

    Colocado por: SupporterSe não colocar, caso a porta seja exposta ao vento / chuva, corre o risco de deixar entrar água mesmo com a borracha por baixo da porta.


    No caso não há esse perigo porque essa entrada está muito abrigada. A única eventual preocupação é mesmo o isolamento térmico, nomeadamente e só durante o Inverno. No Verão não bate aí o Sol e está em constante sombra.
  4.  # 4

    Coloque o perfil, fica sempre muito melhor isolado
    Concordam com este comentário: Supporter, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcmorais
  5.  # 5

    Falando por experiência própria.

    Tenho duas portas de aluminio em casa, um tinha esse perfil (igual), a outra a empresa de alumínios esqueceu-se de a levar e só HOJE é que a foi montar.

    Digo-lhe que mesmo com vedantes por baixo, entrava um frio que não se podia, notava-se mesmo a diferença.
    Na outra que tinha o perfil não se sentia nada, vento e frio 0.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcmorais
    • NBA
    • 31 janeiro 2018

     # 6

    Estou super-satisfeito.
    Nem ponta de vento.
    Aconselho.
    https://s17.postimg.org/mp2kabk73/IMG_20171015_113443.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcmorais
  6.  # 7

    Bem, então por unanimidade é aprovado o perfil de soleira!

    Obrigado!
    • espt
    • 31 janeiro 2018

     # 8

    Colocado por: NBAEstou super-satisfeito.
    Nem ponta de vento.
    Aconselho.
    https://s17.postimg.org/mp2kabk73/IMG_20171015_113443.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rcmorais

    Magnética?
    • lmcaet
    • 1 dezembro 2020 editado

     # 9

    Desenterrando este tópico... Estou na mesma situação do user rcmorais.
    Não gosto nada de ver estes perfis por baixo das portas.
    A diferença entre ter e não ter é assim tanta?
    Nota-se assim tanta a diferença em termos térmicos e de conforto no interior da habitação?
    No meu caso são igualmente duas portas de alumínio abrigadas do vento e da chuva.
    Obrigado pela partilha das vossas experiências.
  7.  # 10

    Colocado por: lmcaetDesenterrando este tópico... Estou na mesma situação do user rcmorais.
    Não gosto nada de ver estes perfis por baixo das portas.
    A diferença entre ter e não ter é assim tanta?
    Nota-se assim tanta a diferença em termos térmicos e de conforto no interior da habitação?
    No meu caso são igualmente duas portas de alumínio abrigadas do vento e da chuva.
    Obrigado pela partilha das vossas experiências.


    É a diferença entre entrar vento e bichos e não entrar.

    Todas as portas que fabrico levam isso, até hoje não tive nenhuma queixa de quedas, deixem se de preciosismos e complicações desnecessárias.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
    • lmcaet
    • 2 dezembro 2020 editado

     # 11

    E vale a pena preocupar-me com a pedra em que este perfil irá assentar, e fazer-lhe um corte para criar um corte térmico (preenchido com PU ou XPS)?
    Seria necessário removê-la primeiro (o que obrigaria, penso eu, a retirar a ombreira que também é de pedra), ou este trabalho pode ser feito com a pedra colocada onde está?
    Toda a casa tem pavimento cerâmico, por isso não sei até que ponto esta intervenção nesta pequena pedra da entrada traria benefícios acrescidos...
    É o problema das recuperações de casas já construídas, neste caso a moradia tem 20 anos, que é calcular cuidadosamente os custos (muitas vezes maiores que numa obra nova)/benefícios de cada intervenção...
    Obrigado.
      thumbnail_IMG_20201201_165503.jpg
  8.  # 12

    Colocado por: lmcaetE vale a pena preocupar-me com a pedra em que este perfil irá assentar, e fazer-lhe um corte para criar um corte térmico (preenchido com PU ou XPS)?

    Não. porque o resto da envolvente, concerteza que não tem qq tipo de corte termico.

    Meta a soleira para isso ficar vedado convenientemente, pelo menos de correntes de ar.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  9.  # 13

    Quando diz "o resto da envolvente", está-se a referir a quê concretamente?
    Obrigado.
  10.  # 14

    as paredes... deve ter reboco continuo entre o exterior e o interior. parque que raio necessita de se preocupar com corte térmico numa soleira...
  11.  # 15

    Agora fiquei curioso sobre como se pode ter uma porta de batente sem perfil, mas garantindo isolamento térmico, acústico, etc.
  12.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradasas paredes... deve ter reboco continuo entre o exterior e o interior. parque que raio necessita de se preocupar com corte térmico numa soleira...

    Tenho capoto, obra terminada há poucos meses.
    Em breve terei nova caixilharia (a actual é sem ruptura térmica e com vidro duplo 4x10x4).
    Graças aos "ensinamentos" aqui do FdC escolhi alumínio SoSoares série ST (71mm), vidros 6x16x5 baixos emissivos, e com fita expansível à volta dos aros.
    Já agora, e visto toda a caixilharia ser à face interior da habitação, também não preciso de me preocupar com o corte térmico do peitoril, certo?
      IMG_20201201_105644.jpg
      IMG_20201201_105159.jpg
  13.  # 17

    Colocado por: pguilhermeAgora fiquei curioso sobre como se pode ter uma porta de batente sem perfil, mas garantindo isolamento térmico, acústico, etc.

    muitas dessas portas trazem por baixo um sistema que veda na medida do possivel quer termica quer da passagem de ar/ agua
    Concordam com este comentário: lmcaet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  14.  # 18

    Nalguns perfis, é possivel integrar um Vedante automatico de soleira...
  15.  # 19

    Imcaet

    ora se tem capoto há alguma razão especifica no seu caso para meter a caixilharia á face interior?

    e sim essas janelas mesmo sendo á face interior e com o capoto precisa de algum corte termico nas pedras de peitoril, ou então a pedra termina na face exterior do caixilho e não atravessa para dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  16.  # 20

    Colocado por: marco1Imcaet

    ora se tem capoto há alguma razão especifica no seu caso para meter a caixilharia á face interior?

    e sim essas janelas mesmo sendo á face interior e com o capoto precisa de algum corte termico nas pedras de peitoril, ou então a pedra termina na face exterior do caixilho e não atravessa para dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

    Razão principal: menos alterações, menos custos no final da obra.
    Eu sei, pelo que tenho lido aqui, para ficar perfeito deveriam ficar à face do isolamento.
    Se a pedra do peitoril terminar na face exterior do caixilho, em baixo o aro fica fixo exclusivamente na alvenaria inferior, é isso?
    Obrigado
 
0.0172 seg. NEW